Novidade no ar! Bioeconomia e biodiversidade norteiam atividades do museu SESI Lab em 2024

Tema escolhido estará presente ao longo do ano em programação multidisciplinar orientada por abordagem educativa criativa, inovadora e acessível a diferentes públicos

Enquanto 91% dos brasileiros estão preocupados com as mudanças climáticas nos últimos anos, 61% veem o Brasil como protagonista na transição para economia verde. Esses são alguns resultados da pesquisa Sustentabilidade & Opinião Pública da Confederação Nacional da Indústria (CNI), apresentada durante a COP28, em Dubai. Diante de um cenário tão desafiador, de que maneira um museu que conecta arte, ciência e tecnologia consegue contribuir na discussão de metas globais impostas a uma sociedade com a urgência de se tornar sustentável?

Para o SESI Lab, legado da indústria brasileira posicionado como museu 100% interativo em formato inédito no Brasil, o caminho para transformações transita entre o fomento à educação e a missão de resgatar nas pessoas o encantamento pela ciência como ferramenta catalizadora do conhecimento.

É com esse propósito de contribuir para a construção de novos futuros que o museu apresenta o “Bioeconomia e Biodiversidade”. O tema anual definido pela Superintendência de Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), junto com especialistas, acadêmicos e entidades ligadas à indústria, estará presente em todas as ações educativas e culturais ao longo do ano.

O fomento à ciência e à cultura para diversificação da geração de renda e ampliação de negócios sustentáveis será um dos pilares de abordagem do SESI Lab, como antecipa a superintendente de Cultural do SESI, Cláudia Ramalho. “O pontapé inicial será dado com chave de ouro com exposição autoral sobre a potência da bioeconomia amazônica. E isso será feito com ludicidade e interatividade ao abordarmos assuntos tão atuais como a conservação da biodiversidade e o fortalecimento da autonomia das comunidades originárias e tradicionais para o futuro do planeta”, destaca Cláudia.

mulher correndo em jardim com obras de arte

Sustentabilidade pauta novo calendário anual do SESI Lab

A possibilidade de um futuro pautado pela sustentabilidade baseou a construção do calendário anual da Programação Educativa e Cultural. As diretrizes de uma economia socio-biodiversa também serviram de mote para parcerias estratégicas firmadas pelo SESI Lab com entidades e empresas nacionais e internacionais.

O resultado? O SESI Lab promoverá, na prática, bem no conceito “mão na massa”, desde atividades com foco na cultura maker e aplicação de novas tecnologias digitais até oficinas interativas e literárias que estimulem a construção de pensamento crítico para analisar questões sociopolíticas ligadas ao tema anual. “Um museu, como organismo vivo da sociedade, precisa ser agente ativo na construção de saberes e de intervenções no presente para transformar o futuro”, ressalta Ramalho.

No ciclo inaugural do museu interativo, de novembro de 2022 a dezembro de 2023, o tema norteador foi “O Futuro das Profissões”. A temática impactou mais de 235 mil pessoas e fomentou discussões sobre a relação entre mercado de trabalho e o uso da inteligência artificial, além de revisitar o passado e condições trabalhistas da Revolução Industrial. Entre os destaques, a exposição Trabalhadores, de Sebastião Salgado. A seleção de 150 fotografias emplacou sucesso de bilheteria ao atrair mais de 100 mil visitantes ao SESI Lab.

Para 2024, será seguida a mesma estratégia: uma programação multidisciplinar orientada por abordagem educativa criativa, inovadora e acessível a diferentes públicos. Inclusive, com ações itinerantes em diversas partes do Brasil. Ficou curioso? Preparamos, abaixo, um spoiler!

Vem com tudo, 2024! Conheça as principais atividades culturais e educativas do SESI Lab

Com lançamento em abril, a exposição autoral BiOCAnomia Amazônica marcará o início do ciclo anual de duas exposições temporárias, sendo a segunda com lançamento no segundo semestre do ano. E com novidade para o público do SESI Lab: exposições gráficas organizadas na parte externa do museu. Mas calma, mais detalhes em breve, viu? 

No primeiro ano do SESI Lab, mais de 1.200 profissionais da educação participaram das mais de 20 ações promovidas. Agora, além dos encontros realizados aos sábados de manhã, a novidade é a edição também às terças-feiras no período noturno, em datas e horários divulgados com antecedência. A partir de março, também serão promovidos cursos, com carga horária de 20 horas, com a temática Energia em Movimento, entre outras abordagens.

A partir de 16 de março, será iniciada essa ação promovida pelo Educativo do SESI Lab. Ao longo de 2024, serão oito encontros mensais com discussões para fomentar o pensamento crítico e a compreensão de diferentes perspectivas de mundo. Os títulos escolhidos envolvem temáticas científicas e sociais, que navegam entre ficção científica e antologias literárias até estudos sobre sonhos e discussões sobre descolonização em museus. Link de inscrição já disponível.

Ano passado, foram realizadas 27 edições com 171 participantes que desenvolveram projetos relacionados aos campos da educação e da inovação social, usando máquinas de fabricação digital, marcenaria e eletrônica. A novidade é que o projeto estará disponível para o público em dois dias diferentes ao longo da semana, às sextas ou aos sábados.  O retorno do maker livre será no sábado (2/3), das 10h às 13h. O calendário anual já foi definido e será divulgado semanalmente no Instagram do museu. A regra de participação permanece a mesma:  é necessário preencher o formulário de agendamento disponível no link e aguardar o contato da equipe do SESI Lab.

Único museu brasileiro a possuir laboratório biomaker, o SESI Lab também atuará na oferta de cursos para a comunidade interessada em conhecer mais sobre o universo maker e aplicações de tecnologias digitais, fabricação digital, impressão em 3D, entre outros. As edições dos minicursos seguirão a concepção “mão na massa” e as datas e detalhes de participação serão divulgados em breve!

As visitas acessíveis atendem pessoas com espectro autista, neurodivergentes e a comunidade surda. Tudo com entrada gratuita e sempre no primeiro domingo de cada mês. Mesmo sem cobrança, é necessário garantir ingresso antecipado no site da Sympla ou na bilheteria física do museu. A cada edição são disponibilizados 200 convites para as visitas das 8h às 10h. Já as visitas guiadas para a comunidade surda têm capacidade de 20 pessoas, por sessão, mas sem a necessidade de emitir voucher específico para a atividade.

O projeto piloto foi iniciado em novembro do ano passado com 24 departamentos regionais do SESI, em ação em Brasília e entrega de kits interativos. Em 2024, a iniciativa potencializará a relação com as unidades regionais para fortalecer a parceria didática entre museu e escola. Destinado a estudantes do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, o “SESI Lab nas escolas” apoiará, na primeira fase, a exploração do conceito de transformação de energia, com a temática “Energia em movimento".

A visitas em 2024 serão iniciadas já em março e com uma novidade: o museu conta agora com a opção de visitas noturnas para atender o público da educação de jovens e adultos (EJA), de faculdades e universidades.  O período de agendamento foi iniciado em 6 de fevereiro por meio de formulário de interesse que ficará disponível ao longo do ano. Em 2023, mais de 40 mil estudantes foram atendidos, sendo cerca de 70% da rede pública de ensino.

Para repetir o sucesso da primeira edição, que reuniu mais de 40 mil pessoas em 2023, a programação especial de férias ocorrerá no mês de julho. Novamente serão organizadas atividades interativas com foco no público infanto-juvenil, que incluem atividades de teatro, contação de histórias, filmes e oficinas. Já marca na agenda!

Oito edições temáticas serão promovidas ao longo do ano. Em formato inédito no país, o Night Lab é voltado exclusivamente ao público acima de 18 anos, realizado uma vez ao mês. Nas edições, uma nova forma de abordar arte, ciência e tecnologia com performances, shows e oficinas temáticas.

Profissionais com perfis diversos serão escalados para dialogar com o público de Brasília sobre a temática que norteará o programa educativo do museu interativo até o final de 2024. A programação do festival ocupará o Túnel, o Experimento Lab e o Espaço Maker. Confira como foi a primeira edição que teve como tema “O Futuro das Profissões”.

A versão pocket do museu pegará a estrada para divulgar o mundo fantástico da interatividade e das oficinas maker. Em 2024, por enquanto, tem parada prevista no Festival SESI de Educação, na Feira da Indústria do Pará e na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília.  A primeira parada do projeto foi em Joinville, em Santa Catarina, durante o Torneio SESI de Robótica, em novembro, e atraiu mais de 4,6 mil pessoas de todas as idades.

Primeira exposição autoral do SESI Lab terá itinerâncias realizadas na Casa Firjan (RJ) e no Museu da Indústria (CE).  Com ela, o SESI Lab recebeu prêmio internacional do Festival de Produções Audiovisuais e Inovadoras de Mídia Museológica, organizado pelo Conselho Internacional de Museus (Icom). Com uma proposta não cronológica, interconectando passado, presente e futuro, a exposição abordou aspectos da história recente para compreender o contexto e os problemas atuais do mundo do trabalho.

Especialistas e comunidade museal de diversas partes do país estarão reunidas novamente em Brasília, no segundo semestre do ano, para discutir metodologias e práticas de investigação museológicas nas áreas de educação museal e cultura digital nos museus. Na primeira edição, foram lançadas a plataforma Acervo Digital do SESI Lab e duas publicações sobre o acervo museológico e educativo.

Sobre o SESI Lab

O SESI Lab é um museu interativo instalado em Brasília, de iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Inspirado no Exploratorium, um dos principais centros interativos do mundo localizado na Califórnia (EUA), ele está alicerçado na atuação em conexão com cultura, educação e ciência. Inaugurado em novembro de 2022, o espaço já recebeu mais de 300 mil visitantes desde a sua abertura.

O SESI Lab está no coração da capital do país, em um edifício icônico de Oscar Niemeyer, com quase 7,5 mil metros quadrados. O museu devolve à sociedade uma obra tombada como um bem cultural, inteiramente restaurada. A localização está diretamente relacionada com o propósito de ser um hub de difusão democrática de conhecimento para todas as regiões do país.

Conheça mais sobre o SESI Lab no Instagram e no site do museu.

Relacionadas

Leia mais

SESI Lab inicia agendamento para visitas educativas de 2024
Sucesso de público, exposição de Sebastião Salgado é prorrogada até 3 de março no SESI Lab
Conheça o Prêmio SESI Lab: um reconhecimento para o melhor projeto de inovação da FLL

Comentários