Nath Finanças, André Carvalhal e Charles Watson confirmados em festival gratuito, no SESI Lab

Festival "O Futuro das Profissões" marca o encerramento da exposição temporária inaugural do SESI Lab, com programação, de 19 a 23 de julho, repleta de palestras, workshops e oficinas

Nathália Rodrigues é criadora de conteúdos sobre finanças

Será que é mesmo possível prever o futuro? As inovações tecnológicas e a imensa quantidade de dados que produzimos nos desafiam a pensar o futuro do trabalho, do emprego e das profissões. Apesar do contexto de incertezas, muitas das profissões do futuro estão sendo criadas por quem se apropria criativamente das tecnologias. Para fomentar discussões sobre esse tema, o SESI Lab promove, de 19 a 23 de julho, o festival “O Futuro das Profissões”, com entrada gratuita. Nomes conhecidos do grande público, como Nath Finanças, André Carvalhal e Charles Watson, integram a lista de palestrantes confirmados.

Veja outros temas: MetrologiaDesmatamentoESG na indústriaEmpreendedorismoCurso técnico, Inteligência artificial

O festival marca o encerramento da exposição temporária inaugural do SESI Lab, a Futuro das Profissões, cuja temática continuará norteando o programa educativo do museu interativo até o final de 2023. A programação do festival ocupará o Túnel, o Experimento Lab e o Espaço Maker. O público-alvo são adolescentes e jovens e o público em geral interessados com as mudanças no mundo do trabalho.

Profissionais com perfis diversos foram escalados para dialogar com o público de Brasília sobre tendências, novas profissões e o futuro do próprio trabalho – como criatividade, inteligência artificial, novas tecnologias, inclusão, habilidades emocionais e novas profissões. “Nos workshops, exploraremos o metaverso e escritas criativas sobre o futuro. Ainda teremos uma mesa redonda para um balanço e aprofundamento da experiência da exposição temporária com a participação de cientistas, curadores e do Nexo Jornal, nosso parceiro de conteúdo”, explica a gerente-executiva de Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), Claudia Ramalho.

André Carvalhal é autor, apresentador, escritor, consultor, palestrante e especialista em design para sustentabilidade

Mesmo gratuita, a participação no festival requer emissão de ingressos na plataforma Sympla ou na bilheteria física do museu. Somente não é exigido ingresso na programação realizada no Túnel, por ser área pública revitalizada, com capacidade para receber até 100 pessoas sentadas e sujeita a lotação. Já para as atividades no Experimento Lab e no Espaço Maker, os ingressos são necessários e limitados, e com participação garantida por ordem de chegada.

Tendências socioeconômicas e tecnológicas moldarão o local de trabalho no futuro

É o que concluiu o Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2023, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial. O documento aborda como os empregos e as habilidades evoluirão nos próximos cinco anos. Mais de 75% das empresas ouvidas indicaram que pretendem adotar big data, computação em nuvem e IA. Os dados também mostram o impacto da digitalização do comércio e do comércio.

Ainda de acordo com o relatório mundial, o crescimento do emprego em grande escala é esperado na educação, agricultura e comércio e comércio digital. Espera-se que os empregos na indústria da Educação cresçam cerca de 10%, levando a 3 milhões de empregos adicionais para Professores de Educação Profissional e Professores Universitários e Superiores.

O pensamento analítico é considerado uma habilidade essencial por mais empresas do que qualquer outra habilidade e constitui, em média, 9% das habilidades essenciais relatadas pelas empresas. O pensamento criativo, outra habilidade cognitiva, ocupa o segundo lugar, à frente de três habilidades de autoeficácia – resiliência, flexibilidade e agilidade; motivação e autoconsciência; e curiosidade e aprendizagem ao longo da vida – em reconhecimento da importância da capacidade dos trabalhadores de se adaptarem a locais de trabalho.

A pesquisa sobre o Futuro dos Empregos reúne a perspectiva de 803 empresas – que empregam coletivamente mais de 11,3 milhões de trabalhadores – em 27 clusters industriais e 45 economias de todas as regiões do mundo.

“Há um pacote de novas soluções tecnológicas e de logística que estão impulsionando a atividade econômica e criando oportunidades de emprego. Tecnologias como internet das coisas, big data, inteligência artificial, manufatura aditiva criam novas necessidades no chão de fábrica, que demandam novas competências dos profissionais”, ressalta o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rafael Lucchesi.

Quer aprender a poupar e investir mesmo ganhando pouco?

Mais conhecida como Nath Finanças, Nathalia Rodrigues já impactou mais de 5 milhões de pessoas, e estará em Brasília na quarta-feira (19), especialmente para participar da abertura do festival “O Futuro das Profissões”, das 11h às 12h30, no SESI Lab.

Sem fórmula mágica, o objetivo da Nath é que brasileiras e brasileiros alcancem a liberdade financeira de forma saudável, usando o dinheiro de forma consciente e aprendendo a poupar e investir mesmo ganhando pouco. Aos 24 anos, a empresária, administradora, escritora e youtuber emprega mais de 12 pessoas e se tornou a única brasileira a ocupar uma posição no ranking das 50 maiores lideranças do mundo da revista americana Fortune.

Como criar futuros possíveis?

Na palestra organizada para o SESI Lab, Charles Watson mostrará que a criatividade não é algo tão natural assim e que é possível aprender a ser mais criativo, traçando uma relação entre altos níveis de motivação e desempenho criativo otimizado. O encontro está marcado para domingo (23), das 10h às 12h30, e é destinado a todos que se interessam pelo processo de inovação e para quem a geração de novas ideias é fundamental.

Charles Watson, escocês radicado no Brasil, é educador e palestrante especializado em Processo Criativo / Solução de Problemas. Formado em Arte e Literatura pela Bath University na Inglaterra, leciona na Escola de Artes Visuais do Parque Lage no Rio de Janeiro desde 1982.

Após Charles dialogar com criadores do mundo todo e desenvolver uma extensa pesquisa sobre o Processo Criativo, encontrou semelhanças na formulação de conceitos inovadores em diferentes áreas como ciência, negócios, literatura, música, filosofia, arte contemporânea e esportes radicais, resultando em experiências únicas muitas vezes desconcertantes. Desde 2004 o curso é recomendado pela University of the Arts London e suas escolas afiliadas como um curso de preparação para bacharelado e mestrado em arte.

Charles Watson é educador e palestrante, especializado no Processo Criativo / Problem Solving

Confira a programação completa do festival “O Futuro das Profissões”, no SESI Lab:

11h às 12h30: Palestra – Finanças com Nath, com Nathália Rodrigues.

Mini Bio

Nascida e criada na periferia de Nova Iguaçu, cidade da Baixada Fluminense, a realidade da Nathália Rodrigues era muito diferente. Sua família, assim como a maioria dos brasileiros, não tinha educação financeira: falar sobre dinheiro não era muito comum. Foi na faculdade de administração e no trabalho como vendedora de cartões de crédito em uma loja de calçados que Nath passou a entender a importância da educação financeira na vida das pessoas. Os conteúdos sobre finanças sempre existiram, mas a orientadora financeira nunca se sentiu representada por eles. Na sua visão, os criadores de conteúdo não entendiam a sua realidade e as de outras pessoas de baixa renda. Então, decidiu usar suas redes sociais para começar a falar de dinheiro de forma divertida e acessível.

  • Local: Túnel - capacidade para 100 lugares, por ordem de chegada.
  • Classificação Indicativa: Livre

14h30 às 16h: Palestra – Inventando o Amanhã: O Papel da Inteligência Artificial na Escrita de Roteiros, com Fernanda Frazão.

Mini Bio

Fernanda Frazão é diretora de filmes, documentarista, roteirista e fotógrafa documental. Com mais de 12 anos de experiência, trabalha em diferentes mídias como plataforma criativa para contar histórias. Na fotografia, seu trabalho "Amazônia Lado B" (2017) recebeu diversos prêmios — entre eles o renomado Lensculture Street Photography — e foi exibido no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, e na mostra Voies Off Rencontres D’Arles 2018, na França. No cinema, é diretora e roteirista de "Chega de Fiu Fiu" (2018), documentário sobre assédio contra mulheres em espaços públicos no Brasil, indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, e "Projeta Quebrada” (2023). Para TV dirigiu a série "#DeixaEla" (2023), para o canal GNT. Também dirigiu a série "Facebook Latam Season" (2021), sobre diversidade, equidade e inclusão nos negócios da América Latina e os conteúdos digitais das séries "Manhãs de Setembro" (2021), do Prime Video, e "Segunda Chamada" (2019), do Globoplay, e do longa-metragem "Marighella" (2019), de Wagner Moura. Apaixonada por contar histórias, ela também dirige projetos institucionais, branded content e publicidade para marcas como Natura, Netflix, Meta, Google, Riachuelo e Johnson&Jhonson.

  • Local: Experimento Lab
  • Vagas: 40 lugares, com distribuição de senha 30 minutos antes do início na recepção do museu
  • Classificação Indicativa: A partir de 12 anos

16h30 às 18h: Palestra: Inovação social e tecnologia cidadã, com Gabi Agustini

Mini Bio

Gabi Agustini é apresentadora do Exponencial, TV Cultura e "Conexão Maker", reality show exibido no Canal Futura sobre empreendedorismo, tecnologias emergentes e impacto social. Fundadora do Olabi, organização dedicada à construção de um futuro diverso e inclusivo, apoiada pelas principais fundações filantrópicas do mundo: Open Society Foundations, Ford Foundation, Google.Org, Porticus, entre outras. Palestrante de inovação e tecnologia, com apresentações feitas em mais de 20 países nos cinco continentes, incluindo grandes eventos corporativos, governamentais e sociais. Principais temas: transformação digital, mindset inovador, tendências de futuro, diversidade, tecnologia e sociedade. Professora de cultura e tecnologia em cursos de pós-graduação da Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e em cursos livres de empresas pelo país. Membro do conselho consultivo das organizações: Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio), Instituto de Tecnologia e Equidade (ITE), Coding Rights, Global Innovation Gathering (GIG), este último baseado em Berlim e com atuação global, e do programa de inovação na educação ACESSE do SESI. Curadora de eventos de inovação, tecnologia e sociedade como: Festival OI Futuro, Colaboramerica, GloboNewsPrisma, RedBull Basement Festival, Festival Internacional CulturaDigital.Br

  • Local: Experimento Lab
  • Vagas: 40 lugares, com distribuição de senha 30 minutos antes do início na recepção do museu
  • Classificação Indicativa: A partir de 12 anos

10h30 às 12h30 e 14h30 às 16h30: Workshop – Conhecendo o Metaverso com Gean 2050

Mini Bio

Artista digital, 22 anos. Estudante de tecnologias imersivas e tridimensionais. Nascido e criado no Morro Santo Amaro, favela localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro. Estudante de Design na PUC-Rio. Desenvolve o projeto SocialCryptoart que faz uso da tecnologia dos NFTs direcionando fundos, apoiando e desenvolvendo projetos para o impacto social na favela. Fundador do movimento 2050, além de ser uma produtora de audiovisual da favela, um movimento e um estilo de vida. Inovando e estudando o futuro da favela através de novas tecnologias, apoiando jovens a descobrirem e utilizarem esse universo criativo ao nosso favor. Através de 3 pilares: Favela, Futuro e Cultura.

  • Local: Espaço Maker
  • Vagas: 20 lugares, com distribuição de senha 30 min antes do início na recepção do museu (cada sessão)
  • Classificação Indicativa: A partir de 12 anos

15h30 às 16h30: Palestra – O futuro chegou, com André Carvalhal

Mini Bio

André Luiz Carvalhal é autor, apresentador, escritor, consultor, palestrante e especialista em design para sustentabilidade, atuante no mercado nacional. Como escritor tem quatro livros publicados, sendo autor dos best sellers que compõe a trilogia na qual aborda o processo de transformação da moda em suas relações com o mundo e consumidores, sendo um deles finalista do 61º Prêmio Jabuti. Atuante no mundo da moda, ganhou reconhecimento profissional como gerente de marketing e conteúdo da Farm, onde atuou durante quase uma década. Foi fundador e diretor criativo da grife de moda sustentável AHLMA, e co-fundador da plataforma colaborativa para pequenas marcas MALHA e do jornal MODO. Como consultor, é responsável por projetos especiais desenvolvidos para empresas como Grendene, Unilever, Coca-Cola e Do Bem. É precursor e criador do termo "Moda com propósito", que tem como conceito a percepção do mercado de moda sobre seus processos produtivos, considerando seu impacto na sociedade e ao meio ambiente, visando uma produção responsável e consciente.

  • Local: Túnel - capacidade para 100 lugares por ordem de chegada
  • Classificação Indicativa: Livre

14h às 18h: Oficina Maker – Escrita Criativa: Objetos de Futuro com Sai Fai

Objetos do futuro é uma oficina de escrita criativa para interessados em ficção científica. Durante o encontro, os participantes serão convidados a fabular futuros possíveis através de narrativas e especulações orientadas pelo coletivo Sai Fai (Alexey Dodsworth, Lu Ain-Zaila, Truduá Dorrico e Cristina Laisaitis)

  • Local: Espaço Maker
  • Vagas: 30, com distribuição de senha 30 min antes do início na recepção do museu
  • Classificação Indicativa: A partir de 12 anos

15h30 às 17h: Mesa Redonda sobre a exposição O Futuro das Profissões e o Futuro do Trabalho

Convidados: Cássio Laranjeiras (Docente da UnB e Entrevistado do Módulo 4 da exposição), André Couto (Curador da exposição) e Nexo Jornal (Parceiro de conteúdo da exposição). Mediação: Maria Ignez Mantovani Franco (Expomus)

  • Local: Experimento Lab
  • Vagas: 40 lugares
  • Classificação Indicativa: Livre

10h30 às 12h30: Palestra – Como criar futuros criativos, com Charles Watson

Mini Bio

Charles Watson é educador e palestrante, especializado no Processo Criativo / Problem Solving. Formado em Arte e Literatura pela Bath Academy / Bath University na Inglaterra, leciona na Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 1982. Suas numerosas conversas e entrevistas filmadas com criadores dentro e fora do Brasil deram início a uma extensa pesquisa sobre o processo criativo que hoje abrange várias disciplinas – ciência, negócios, literatura, música, filosofia e arte – focando nas similaridades encontradas na formulação de conceitos inovadores. Realiza palestras em empresas desde a década de 80, quando foi convidado a expor suas ideias para empresas como Coca-Cola, Shell, Deloitte Touche Tohmatsu e Arthur Andersen entre outras. Além dessas atividades acadêmicas e educacionais, Charles é um entusiasmado construtor de veleiros.

  • Local: Túnel - capacidade para 100 lugares, por ordem de chegada
  • Classificação Indicativa: Livre

14h às 18h: Oficina Maker – Escrita Criativa: Objetos de Futuro com Sai Fai

Objetos do futuro é uma oficina de escrita criativa para interessados em ficção científica. Durante o encontro, os participantes serão convidados a fabular futuros possíveis através de narrativas e especulações orientadas pelo coletivo Sai Fai (Alexey Dodsworth, Lu Ain-Zaila, Truduá Dorrico e Cristina Laisaitis

  • Local: Espaço Maker
  • Vagas: 30, com distribuição de senha 30 min antes do início na recepção do museu
  • Classificação Indicativa: A partir de 12 anos

Mini Bios SAI FAI

Alexey Dodsworth: Pesquisador, escritor e roteirista

Doutor em Filosofia em regime de duplo título pela Universidade de Veneza e pela Universidade de São Paulo. Escritor e roteirista de ficção científica e fantasia, foi duas vezes ganhador do Prêmio Argos por seus romances “O Esplendor” e “Dezoito de Escorpião”. Finalista do Prêmio Nascente USP e do Prêmio LeBlanc de ficção especulativa e fantasia. Foi assessor especial no Ministério da Educação e consultor da UNESCO no Brasil. Atualmente, é membro do conselho do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes da Unifesp e pesquisador associado à Universidade de Veneza e cursa nova pós-graduação em ensino de Astronomia pelo IAG-USP.

Lu Ain-Zaila: Pedagoga e escritora afrofuturista

É pedagoga. Escritora afrofuturista das obras Duologia Brasil 2408 - (In)Verdades e(R)Evolução (2016-2017), Sankofia (2018) e Ìségún (2019). Possui contos publicados em coletâneas, ministra atividades educativas, já coordenou pesquisa cultural e tem se dedicado a pesquisas relacionando literatura negra, ficção especulativa e educação.

Truduá Dorrico: Pesquisadora e curadora de literatura indígena

Truduá Dorrico é indígena Macuxi. Doutora em Teoria da Literatura na PUCRS. Autora da obra “Eu sou macuxi e outras histórias” publicada pela editora Caos e Letras (2019). Primeiro lugar no concurso Tamoios/FNLIJ/UKA de novos escritores indígenas em 2019. Administradora coletiva do perfil @leiamulheresindigenas no Instagram.

Cristina Lasaitis é uma autora brasileira de ficção científica, considerada como pertencente à terceira onda do gênero no Brasil.

Biomédica de ascendência lituana, formada pela Unifesp, começou sua carreira estudando biologia molecular do câncer, mas mudou de área, passando a estudar neurociências. Tornou-se mestra pelo Departamento de Psicobiologia, pesquisando emocionalidade e preconceitos sociais.

>> SERVIÇO

  • Festival “O Futuro das Profissões”
  • Quando: 19 a 23/7 – quarta-feira a domingo
  • Onde: no SESI Lab - Setor Cultural Sul - Brasília, DF.
  • Pontos de referência: Antigo edifício Touring Club, em frente ao Conic Brasília e ao lado da Plataforma Superior da Rodoviária do Plano Piloto.
  • Reserve seu ingresso em www.sesilab.com.br

Relacionadas

Leia mais

Brinca+ SESI Lab: programação especial de férias com entrada gratuita em todo mês de julho
Infográfico: SESI Lab comemora mais de 100 mil visitantes em 5 meses
Vem para o SESI Lab! Museu 100% interativo promove visitas guiadas e oficinas maker

Comentários