Conheça o Prêmio SESI Lab: um reconhecimento para o melhor projeto de inovação da FLL

Iniciativa busca homenagear equipe que melhor representar a união entre arte, ciência e tecnologia. Além de troféu, estudantes vão ganhar um fim de semana em Brasília

Que os estudantes de robótica são avaliados em muitos quesitos durante as competições você já sabe, né? Design do robô, projeto de inovação, estande, trabalho em equipe... Mas, numa temporada que tem a arte como o grande tema, você não acha que falta um prêmio específico pra reconhecer os esforços artísticos dos competidores? Não mais! Vem aí o Prêmio SESI Lab de Inovação: arte, ciência e tecnologia!

Pensado por educadores que trabalham no SESI Lab - o primeiro museu 100% interativo do Brasil -, a premiação tem o objetivo de reconhecer os melhores projetos de inovação da categoria FIRST LEGO League Challenge (FLL).


"Quando o tema da temporada foi definido, a gente entendeu que havia uma sinergia muito forte com a forma como o SESI Lab funciona. Por isso pensamos que seria super importante ter esse prêmio. É uma forma de ampliar o repertório dos estudantes e uma oportunidade para que eles se conectem com o museu, com foco na formação deles para os desafios profissionais futuros", explica a gerente de Programação Cultural do SESI, Agnes Mileris.


Mas, calma! Só podem concorrer as equipes classificadas em primeiro lugar nas categorias Projeto de Inovação e Champions Award das competições regionais. 

As vencedoras dessas categorias serão contactadas pelo Departamento Nacional do SESI e as interessadas em participar da disputa pelo Prêmio SESI Lab serão avaliadas por um júri, composto por educadores do museu. Eles vão escolher 10 semi-finalistas entre os inscritos, que deverão apresentar os projetos de inovação por vídeo chamada aos jurados. O grande vencedor será anunciado no último dia do Festival SESI de Educação, que vai ocorrer em Brasília entre 28 de fevereiro e 2 de março.

Segundo o coordenador da FLL pelo SESI Nacional Marcos Sousa, a ideia do prêmio surgiu meses antes do lançamento da temporada.


"Desenhamos o processo desse prêmio juntos, praticamente, e os Educadores do SESI Lab estão muito envolvidos com esse projeto. O conceito da temporada é justamente a visão do SESI Lab: dar acesso e conhecimento técnico para os jovens, com mão na massa e de uma forma única", conta.


Vale esclarecer que o Prêmio SESI Lab de Inovação é extraoficial, não tem ligação com a FIRST, portanto, não impacta em nada o resultado da competição FLL. Confira abaixo o edital com todas as regras:

Tá! E qual vai ser o prêmio?

A equipe vencedora vai levar pra casa um troféu exclusivo, desenhado e produzido por profissionais do SESI Lab, além de um final de semana com tudo pago em Brasília. Durante a estadia na capital brasileira, os estudantes contarão com uma programação especial no SESI Lab e terão o projeto de inovação exposto na Galeria Imaginando Futuros do museu. Muito chique!

Entenda a FLL

Na categoria FIRST LEGO League Challenge (FLL) alunos de 9 a 15 anos formam equipes de 2 a 10 integrantes para construir robôs feitos de peças de LEGO, que devem cumprir uma série de atividades e somar o máximo de pontos em 2 minutos e meio. O time ainda é responsável por idealizar e criar um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática da temporada, que, neste ano, é Arte.

Relacionadas

Leia mais

É hora de arte: SESI lança temporada 2023-2024 da robótica
As lideranças que inspiram a nova geração de mulheres na robótica
Tempo, conhecimento e carisma: os voluntários que se doam para a robótica

Comentários