A vida nas cidades é o tema da nova temporada do Torneio de Robótica FIRST LEGO League

O lançamento mundial do tema City Shaper aconteceu nesta quinta-feira (1º). Estudantes de 9 a 16 anos serão desafiados a pensar em cidades inteligentes e sustentáveis. As inscrições para os torneios regionais começam em setembro

Do espaço de volta para a terra: o Desafio do Robô agora envolve acessibilidade, engenharia e arquitetura

Pare! Pense! Pesquise! Já imaginou como vai ser a sua casa, seu prédio ou seu bairro no futuro? Ou como gostaria que fosse? Moderno, sustentável e tudo mais que possa tornar a vida  bem melhor. 

E na sua cidade? O que você mudaria? O que você redesenharia? As cidades enfrentam grandes problemas como, por exemplo, transporte, acessibilidade e até desastres naturais. Como podemos criar um futuro melhor para todos? Buscar soluções inovadoras para essas questões é o desafio da nova temporada do Torneio de Robótica FIRST LEGO League, que começou nesta quinta-feira (1º) com o lançamento mundial do tema City Shaper (construindo cidades inteligentes e sustentáveis). No Brasil, o Serviço Social da Indústria (SESI) é o organizador oficial da competição.

A partir de agora, estudantes de escolas públicas e particulares iniciam uma corrida por conhecimento, em busca de soluções para o tema. Ao final, todos vão ganhar porque os projetos serão compartilhados nos torneios de robótica e quem sabe, muitos deles poderão sair do papel. Veja todos os detalhes, regras, documentos e orientações para a próxima temporada no canal do Torneio de Robótica

Para a estudante Ana Carolina Baea, 16 anos, do SESI do Distrito Federal, depois da temporada passada, com o tema espaço, o céu não é mais o limite. "O espaço era algo tão distante, mas agora é mais próximo do nosso cotidiano. Com esse tema de cidades, arquitetura e urbanismo, eu acredito que vamos desenvolver soluções que podem ser implementadas na nossa comunidade", diz. 

Mesclar modernidade, conforto e a convivência das pessoas nas cidades. É o que pensa sobre o novo desafio, o estudante Felipe Valverde, 15 anos, do SESI de Goiás. "Já tem equipes trabalhando nesse tema. E a minha dica para todas as equipes é dar o máximo que o resultado vem", afirma. 

VALENDO! – Desafio lançado, agora é hora de montar as equipes. As inscrições para os torneios regionais começam em outubro. Os times devem se inscrever na página do Torneio SESI de Robótica. As equipes podem ter de 2 a 10 estudantes, além de dois técnicos (um sendo suplente). 

A competição é voltada para estudantes de 9 a 16 anos, de escolas públicas ou particulares. Grupos de amigos também podem montar seus times, são as chamadas equipes de "garagem". Primeiro as equipes se inscrevem para a fase regional. Os melhores times desta etapa, garantem vaga na disputa nacional.

Para o diretor de Operações do Serviço Social da Indústria (SESI), Paulo Mól, a nova temporada chega ainda mais desafiadora. "A temporada sobre o espaço rendeu muitas conquistas internacionais para os brasileiros. O desafio, agora, é manter esse alto nível nas próximas competições. Tudo começa em sala de aula, mas claro, a robótica leva esses meninos para ambientes de pesquisa e inovação. É assim que nossos estudantes vão se preparando para o futuro", diz.

AS TAREFAS - Em cada torneio, os estudantes são avaliados em quatro categorias. Uma delas é o Desafio do Robô, quando os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas missões. Para isso, o robô pode capturar, transportar, ativar ou entregar objetos na mesa de competição. 

Ao todo são 14 missões. Na mesa de competição, os robôs vão atuar, por exemplo, com guindastes, elevador de obras, drone de inspeção e construções em aço. Tudo de forma lúdica, simulando situações reais. As equipes têm direito a três rounds, de 2 minutos e 30 segundos cada, para execução das tarefas.

Os robôs, projetados e construídos pelos próprios alunos, também são avaliados na categoria Design do Robô. Os times podem utilizar sensores de movimento, cor, controladores e motores. Os juízes levam tudo isso em consideração, além da estratégia e programação. 

Outra avaliação importante é o Projeto de Inovação (anteriormente chamado de Projeto de Pesquisa). É quando os estudantes apresentam uma solução inovadora sobre o desafio da temporada. O projeto é apresentado para os outros competidores e o público visitante nos torneios de robótica, e será avaliado pelos juízes. Por fim, na categoria Core Values, os estudantes precisam mostrar que sabem trabalhar em equipe, com inclusão, diversão e inovação. 

As melhores equipes dos torneios regionais garantem vaga para o Festival SESI de Robótica, que neste ano aconteceu no Pier Mauá, no Rio de Janeiro

O QUE É O TORNEIO  - O Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League faz parte de um programa internacional de exploração científica, que promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida. A cada ano o torneio estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e traz desafios do mundo real para os alunos.

Criado em 1998 pela FIRST - uma organização não governamental dos Estados Unidos - em parceria com o Grupo LEGO, a competição propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia LEGO Mindstorm. No Brasil, desde 2013, o SESI é o operador oficial do torneio (etapas regionais e nacional). 

REFERÊNCIA MUNDIAL EM ROBÓTICA - Na temporada passada, os brasileiros conquistaram 33 prêmios no Mundial de Robótica, em Houston (EUA), no torneio de Arkansas (EUA), no Aberto Internacional da Turquia, no Aberto de Robótica do Uruguai, Aberto de Robótica do Líbano, no Aberto de Robótica da Austrália (Ásia Pacífico) e no Aberto de Robótica de West Virgínia (Estados Unidos). Desde 2013, o Brasil já soma 66 prêmios internacionais.

REDES SOCIAIS - Acompanhe tudo sobre a temporada 2019/2020 do Torneio de Robótica FIRST LEGO League aqui na Agência CNI de Notícias e nos perfis do Torneio no Instagram e Facebook

Relacionadas

Leia mais

Após Festival SESI de Robótica, jovens conquistam 33 prêmios em torneios internacionais
VÍDEO: O que é robótica pra você?
Alunos de robótica do SESI recebem certificado da Agência Espacial Brasileira

Comentários