VÍDEO: O que é robótica pra você?

Matemática, ciências, aprendizado, superação. Ouvimos estudantes, professores e empresários. Para quem participa de torneios, a resposta está na ponta da língua: robótica é mudança de vida

O que é robótica para você? Segundo milhares de estudantes brasileiros, robótica é sinônimo de transformação.

"Pra mim é paixão, é comunicação e tecnologia", destaca Maria Sophia Rocha, 15 anos, estudante do 2º ano do SESI/SENAI de São Paulo.

Ana Clara Martello, 14 anos, do 9º ano do SESI Concórdia, em Santa Catarina, conta que passou a gostar de Matemática graças à robótica. "Eu pretendo seguir na área da Engenharia e fazer um curso no MIT (Massachussetts Institute of Technology - nos Estados Unidos)", afirma.

De acordo com especialistas, a robótica dá aos alunos a oportunidade de inserir em suas vidas o que eles aprendem em sala de aula.

"A robótica desenvolve habilidades muito importantes logo no início da juventude, como comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas e trabalhar com prazos. Nós achamos todas essas coisas importantes para que eles sejam bem sucedidos", ressalta Patrick Burns, representante da produtora multinacional de equipamentos industriais John Deere. A empresa é uma grande apoiadora dos torneios de robótica nos Estados Unidos.

“A robótica é um caminho para ensinar estudantes de todas as idades a programar, uma habilidade essencial, quase um novo idioma que os alunos devem aprender. Além disso, aprendem trabalhando como um time e desenvolvem habilidades para qualquer área que escolherem. Esses alunos serão capazes de estar quase uma década à frente daqueles que não participam de programas de robótica”, reforça o diretor do Centro de Recursos de Educadores da Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA), Todd Ensign.

Ele esteve no Brasil durante o Festival SESI de Robótica, em março, no Rio de Janeiro, e se mostrou entusiasmado com os projetos apresentados pelos estudantes brasileiros na disputa.

O Festival SESI de Robótica reuniu 1.200 estudantes em três competições diferentes: o Torneio SESI de Robótica FIRST Lego League, o Torneio SESI de Robótica FIRST Tech Challenge e o Torneio SESI de Robótica F1 nas Escolas. Nesta etapa nacional, diversas equipes conquistaram vagas para torneios internacionais.

A equipe da Agência CNI de Notícias acompanhou a etapa regional do Torneio SESI de Robótica em Belo Horizonte, a disputa nacional no Rio de Janeiro e, ainda, o Campeonato Mundial de Robótica, em Houston, nos Estados Unidos, em abril. Assista ao vídeo e veja o que dizem os envolvidos nesses torneios.

SAIBA MAIS  - Acesse o site do Festival SESI de Robótica.

Relacionadas

Leia mais

Equipes de robótica de SP e RJ vencem prêmios no Torneio de Robótica de Arkansas, nos Estados Unidos
Brasil é finalista em prêmio internacional de inovação em robótica
Brasil conquista prêmios no Campeonato Mundial de Robótica e se consolida como referência internacional

Comentários