Os alunos da equipe Atombot, do SESI de São João del Rei (MG), e da Albatroid, do SESI do Distrito Federal, voltaram premiados do Aberto de Robótica da Austrália (Ásia Pacífico). A competição aconteceu em Sydney, de 4 a 7 de julho, com competidores de vários países.
A equipe Albatroid conquistou dois prêmios: 1º lugar na categoria Estratégia e Inovação e o 2º lugar no Desafio do Robô. Já os mineiros da Atombot ficaram em 1º lugar na Apresentação da Pesquisa.
Para o técnico da Albatroid, André Alcântara, os resultados são uma recompensa para o esforço da equipe que começou os treinamentos em maio do ano passado. "Foi uma temporada incrível com a conquista da etapa regional em Brasília e agora os prêmios na Austrália. Os meninos foram muito ousados no desenvolvimento do robô. Estamos muito felizes", diz.
A estudante brasiliense Ana Carolina Moraes Baia, 13 anos, diz que a temporada foi muito desafiadora por conta do tema Into Orbit (Em órbita). "Tivemos de buscar fontes como a NASA e especialistas na área de medicina espacial. Foi muito além do que a gente imaginanava. Lidar com essas questões do espaço é algo muito abstrato, mas que virou realidade pra equipe. Tivemos uma conquista muito importante na Austrália, sem falar que foi o primeiro ano da equipe em uma disputa internacional. Foi uma temporada de muitas metas cumpridas e expectativas superadas", conta.
REFERÊNCIA MUNDIAL EM ROBÓTICA - Nesta temporada, os brasileiros já conquistaram prêmios no Mundial de Robótica, em Houston (EUA), no torneio de Arkansas (EUA), no Aberto Internacional da Turquia, no Aberto de Robótica do Uruguai e no Aberto de Robótica do Líbano.
REDES SOCIAIS - Acompanhe os resultados das etapas internacionais aqui na Agência CNI de Notícias e nos perfis do Torneio no Instagram e Facebook.