A força da farinha

O pequeno município de Uarini está em busca do reconhecimento da Indicação de Procedência da farinha que leva seu nome e conquistou o Norte brasileiro

Uarini está na boca do povo. E em tudo quanto é mercado de Manaus, de Tefé. Se bobear, está em todos os lugares na imensidão do Amazonas. É obrigatória. Se faltar, tem briga. É democrática. Vai na receita de chef e no prato popular. Acompanha carne, frango, peixe. Vai bem com açaí. De tão boa, faz as vezes de moeda. Troca-se Uarini por filé de pescado. Uarini é como chamam uma farinha. Mas antes de tudo, Uarini é um lugar, é a casa de 13 mil pessoas, é o berço de uma tradição. Cravada no meio da floresta amazônica, Uarini quer se emancipar pela indicação geográfica. 

O jeito mais fácil - e viável - de chegar lá é de barco, partindo de Tefé, principal cidade da região central do estado. A viagem leva duas horas navegando pelo indômito leito do Rio Amazonas, em lancha rápida. Então, como um local tão isolado produz algo tão famoso? 
 

EMBOLADA - O manejo da mandioca é tão antigo entre diferentes povos da Amazônia que ninguém sabe precisar quando descobriram o jeito de fazer o tubérculo virar uma farinha em forma de ovinhas. Como toda tradição, o conhecimento foi repassado de geração em geração. Em Uarini, a técnica chegou à perfeição.

Dentro da reserva Mamirauá, a maior área de preservação ambiental do Brasil, cerca de 2 mil agricultores vivem do cultivo da mandioca. O processo de transformação em farinha é todo artesanal. Depois de colhida, a mandioca fica imersa em água de dois a três dias até amolecer, fermentar e descascar. Por isso, ela é um tipo de farinha d’água. 

A secagem da massa é feita em palhas trançadas ou prensas e, então, peneirada. A diferença entre a farinha de Uarini e as demais começa com o que acontece depois. Na casa de farinha, a massa vai para um boleador, que gira lentamente para formar grãos arredondados. Eles seguem para a torra num tacho de ferro e passam pela peneira pela última vez. Naturalmente amarela, crocante, saborosa e granulada, a Farinha de Uarini não tem par no mundo. 

Sabor não tem fronteira nem conhece distância. Os quase 600 quilômetros que separam o município de Uarini e Manaus, capital do estado, em nada impediram que a iguaria se convertesse em um ativo popular da rica cozinha local.  

Esse é o lado bom. O lado ruim da fama é que a farinha é copiada sem pudor. Uarini não quer correr o risco de se tornar um sinônimo de farinha. Uarini quer ser conhecida por ter criado algo único, maior que um derivado de mandioca. Uarini quer que a sua farinha, singular como é, conte a sua história.

A conversa sobre indicação geográfica chegou à região por intermédio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A ideia era que o reconhecimento de Indicação de Procedência, além de proteger o território e garantir a autenticidade da farinha ao consumidor, seria um elemento de união produtiva e aumento da qualidade de vida dos agricultores que vivem da farinha. 

UNIDOS DE UARINI - União é uma palavra chave para Uarini. Mesmo após os primeiros movimentos associativos na região, iniciados em 2007, a competição entre os produtores da farinha derrubava o preço do produto ao ponto de inviabilizar a remuneração adequada para os agricultores. "Antigamente, cada hora a farinha tinha um preço. Produzia num dia e no outro a farinha já estava ainda mais barata. Hoje, não, é um preço tabelado, a gente tem essa garantia", recorda o agricultor Maximiliano Amaral. 

Marca coletiva Ribeirinha trouxe empoderamento para produtores e desenvolvimento para a região, diz Raimundo Moreira, da Amurmam

A figura de atravessadores, compradores intermediários entre os produtores e pontos de venda final, contribuia para a crise dos preços. O quilo da farinha chegou a bater em R$ 0,30. A ideia de abrir uma central da farinha para ampliar a renda dos produtores veio da Associação de Moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá Antônio Martins (Amurmam). 

"Quisemos tirar a farinha da mão dos atravessadores para que os próprios produtores tivessem controle e poder sobre os negócios", explica Raimundo Rodrigues Moreira, diretor-geral da Amurmam. Assim nascia a marca coletiva Ribeirinha, que revende a farinha produzida por 68 associados.

Com o apoio da FAS e recursos do Fundo Amazônia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o primeiro passo foi construir um galpão de trabalho. Os próprios produtores ergueram o prédio, usado para centralizar o recebimento da farinha dos associados e o processo de embalagem - única etapa de produção que conta com o auxílio de máquina industrial. A marca foi lançada oficialmente no mercado em julho de 2018. A reorganização da produção elevou não apenas a qualidade da farinha: o preço foi para R$ 5 o quilo. Só para atender Manaus, são embarcadas 5 toneladas por mês. 

Marcos Tinoco acredita que valorização da farinha de Uarini garantirá sustento das famílias de maneira digna

PROCEDÊNCIA É VALOR - A questão da Indicação de Procedência é uma esperança de maior reconhecimento da região. O pedido foi depositado pela Amurmam junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 2017, onde está sob análise. 

"A IG vai reconhecer o que a gente faz. Antes a gente não era reconhecido mas também não valorizava o que a gente mesmo faz. Vai nos ajudar a receber um preço digno, que dê para sustentar a nossa família", acredita Marcos Tinoco da Silva, um dos associados.

A marca foi lançada oficialmente no mercado em julho de 2018

Se preparar para receber a Indicação de Procedência elevou o nível de exigências para os produtores. As casas de farinha precisam ser padronizadas e seguir normas de controle sanitário. O uso de agrotóxicos na produção da mandioca é expressamente proibido. A associação pretende fazer o controle de qualidade trimestralmente, enviando amostras para análise laboratorial em Santa Catarina.

O BEM ESTÁ FEITO - As mudanças encontram resistência em alguns agricultores, mas são defendidas como meios de proteção à qualidade e, especialmente, à sustentabilidade do cultivo, uma vez que Uarini fica no meio de uma reserva ambiental e ostenta, com orgulho, índices de desmatamento praticamente nulos.

"A produção diminuiu para garantir a qualidade. Quem fazia 5kg por dia está fazendo 2kg. Não adianta ter quantidade. Produzir menos, com mais qualidade, aumenta o nosso poder econômico. Com isso, tem menos impacto ambiental, menos derrubada e os agricultores conseguem tirar o sustento do ano inteiro com apenas uma quadra de roça", reitera Raimundo Moreira. A meta é usar o reconhecimento da IG para conquistar o Brasil e, quem sabe, sair para o mundo via exportação.

Independentemente se Uarini obtiver a Indicação de Procedência ou não, os ganhos já estão postos no dia a dia da comunidade. É como o otimismo de Sebastião Vieira de Souza: “bom é você gostar do que faz. Há 25 anos, faço farinha e acho que vai tudo melhorar."

Relacionadas

Leia mais

Vinhos finos da região de Farroupilha terão indicação geográfica
Produtores de cacau do ES conseguem indicação geográfica com ajuda do Sebrae
Cachaça baiana é reconhecida com Indicação Geográfica

Comentários