Vinhos finos da região de Farroupilha terão indicação geográfica

Solicitação de reconhecimento do vinho produzido na região da Serra Gaúcha foi protocolado há cerca de um ano pela Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados

Os vinhos finos de uva Moscatel produzidos no município gaúcho de Farroupilha passam a ter registro de Indicação Geográfica (IG), publicado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

Em nota distribuída na tarde desta sexta-feira, (17/7), o Ministério da Agricultura informa que o pedido de reconhecimento do vinho produzido na região da Serra Gaúcha foi protocolado há cerca de um ano pela Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin).

"Para poder colocar no mercado vinhos com a IG Farroupilha, além de estar na área delimitada os produtores deverão atender aos criteriosos processos de produção e de elaboração dos vinhos, segundo o estabelecido no Regulamento de Uso desenvolvido especialmente para os vinhos da IG Farroupilha", diz a nota.

O registro de Indicação Geográfica é atribuído a produtos ou serviços que são característicos de um determinado local de origem. São produtos que apresentam uma qualidade única devido a recursos naturais como solo, vegetação, clima e recursos humanos, como o conhecimento para produzi-lo.

O Brasil passa agora a ter cinco Indicações Geográficas de Vinhos Finos: Vale dos Vinhedos (2002), Pinto Bandeira (2010), Altos Montes (2012), Monte Belo (2013) e Farroupilha (2015).

Relacionadas

Leia mais

Produtores de cacau do ES conseguem indicação geográfica com ajuda do Sebrae
Pantanal conquista selo de Indicação Geográfica pela produção de mel
Acordo entre Brasil e Japão vai acelerar exame de patentes

Comentários