SESI recebe mais prêmios em torneio mundial de robótica

Alunos do SESI competiram pela categoria FIRST Tech Challenge (FTC) e conquistaram o grande prêmio do torneio amistoso da Austrália

Só dá Brasil!!! Equipes brasileiras saíram como as grandes campeãs de mais um torneio internacional de robótica. Competidores da categoria FIRST Tech Challenge (FTC) participaram, ao longo do último fim de semana (9 a 11 de julho), do amistoso Asia Pacific Open Championships 2021, sediado virtualmente pela Austrália. A disputa contou com a participação de 24 equipes de 11 países, como Rússia, China, Alemanha e Canadá.

As equipes Geartech Cananã, da escola SESI Canaã (GO), e FTCAMB, do SESI Industrial Abelardo Lopes (AL), foram as representantes do Brasil no amistoso e os estudantes do Serviço Social da Indústrias (SESI) conquistaram os principais troféus da competição.

Da escola SESI Canaã, em Goiás, a Geartech Canaã foi contemplada com o Prêmio Inspiração (Inspire Award), prêmio principal da competição. Isso significa que a equipe ficou em 1º Lugar do evento internacional. Para João Victor Fonseca Querino, de 17 anos, chegar às últimas etapas do mundial durante a pandemia foi uma grande surpresa para uma equipe que tem apenas três anos de competição.

“Estávamos muito confiantes com o mundial porque sabíamos do nosso potencial. A gente queria trazer pelo menos um prêmio para o Brasil e conseguimos chegar até as finais do robô. Isso é uma conquista muito grande para uma equipe do Brasil, que ainda é muito nova na competição, e chegar na final como uma das melhores equipes do mundo é algo surreal!”, relata João Victor, responsável pela identidade visual e marketing da equipe.

Com apenas 3 anos de experiência, a equipe já é tricampeã brasileira e campeã mundial do Asia Pacific Open Championships 2021

A Geartech também foi finalista da Aliança de Robôs e garantiu o primeiro lugar do prêmio Melhor Robô. Eles ainda conquistaram o terceiro lugar do Prêmio Pensamento Criativo (Think Award), que reconhece a jornada da equipe nos processos de engenharia, design do robô e ações realizadas, através de registros no Caderno de Engenharia produzido pela equipe.

Nesta categoria, os estudantes projetar, construir, programar e pilotar um robô de até 19kg, que deve cumprir atividades na arena, como arremesso de arcos. Além disso, os jovens têm que executar atividades de empresas reais, como estratégia de marketing, plano de responsabilidade social, vendas e engajamento com a comunidade.


“O reconhecimento que tivemos no Open da Austrália foi o maior ápice da história da Geartech Canaã. Nenhuma equipe dessa categoria tinha chegado a esse ponto da competição e a gente conquistar o 1º lugar com apenas três anos de história mostra para todo o mundo que o Brasil está aqui e a gente sabe de robótica”, João Victor Fonseca Querino comemora.


O jovem aproveita para destacar o papel dos técnicos da equipe, os professores Junior e Laís, cujo apoio foi essencial para o sucesso da Geartech. João ainda ressalta os colegas de time: “Sem essa união que temos um com outro, nada seria possível. É por isso que um dos nossos maiores lemas é ‘Inspirar e alcançar pessoas’.”

Conexão com os valores da FIRST

Com o pensamento empreendedor, jovens do FTCAMB conquistam Prêmio Conexão no Festival SESI de Robótica e no Mundial da Austrália, em 2021

A equipe FTCAMB, da escola SESI Industrial Abelardo Lopes, em Alagoas, também foi premiada. Eles conquistaram o 1º Lugar do Prêmio Conexão (Connect Award), honra concedida à equipe mais conectada com a comunidade STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemáticas).

O time que recebe esse prêmio é reconhecido por ajudar a comunidade a compreender os valores da FIRST, a competição FIRST Tech Challenge e a própria equipe, que explorou e utilizou durante o torneio as oportunidades disponíveis no mundo da engenharia, ciência e tecnologia.

A líder de Conexão da equipe Ana Júlia Monteiro de Carvalho, de 17 anos, explica que o prêmio é fruto da jornada traçada pela FTCAMB. Os estudantes competem na FTC desde a sua fundação no Brasil e enfrentaram a problemática de não ter recursos ou mentores suficientes para desenvolver o robô.


“Decidimos focar nas soft skills do campeonato: a parte de conexão e motivação. Isso simboliza a maturidade nossa equipe, a nossa capacidade de entrar em contato com empresas, organizações e profissionais de alto nível. Sempre tive o sonho de ser empreendedora e a habilidade de networking é muito importante para mim”, a líder de Conexão conta.


Empresas como Google, Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) e Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) são algumas com que a FTCAMB entrou em contato. De acordo com Ana Júlia, “nós nunca teríamos a capacidade de contatar se não fosse por conta da competição”.

“Nós esperamos que no ano que vem isso seja ainda maior. Que possamos nos centrar como empresa e entrar em contato com organizações do mundo inteiro para que possam se conectar com nossa equipe e compartilhar o que é a FIRST e os valores de nossa equipe, a SESI FTCAMB – 16049”, a jovem finaliza.

Para a próxima temporada, a FTCAMB deseja se posicionar como empresa e interagir com multinacionais para expandir a influência da FIRST

Festival SESI de Robótica

Após serem premiados durante Festival SESI de Robótica, organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), a Geartech Canaã e a FTCAMB tiveram a oportunidade de participar do mundial Asia Pacific Open Championships 2021 na Austrália.

Foi no Festival SESI que a Geartech Canaã garantiu o tricampeonato consecutivo, com o Prêmio Inspiração, e a vaga para o mundial. A equipe precisou realizar diversas reuniões para organizar os treinamentos em meio a pandemia do Covid-19 e bolar as ações para alcançar os objetivos pré-definidos.


“O nosso maior objetivo nessa temporada era conseguir o tricampeonato brasileiro. Era uma coisa muito importante para entrar história da equipe. A gente pode falar que conseguimos alcançar mais do que o esperado para essa temporada”, João Victor Fonseca Querino se orgulha.


A robótica tá ON

Acompanhe as novidades da robótica aqui, na Agência CNI de Notícias, e nos perfis do Festival SESI de Robótica no Instagram e Facebook.

Relacionadas

Leia mais

Escolas públicas, ONGs e equipes de garagem marcam presença em torneios de robótica
Equipes do SESI ganham maior prêmio de inovação da robótica
Alunos do SESI são os campeões de torneio internacional de robótica na Grécia

Comentários