Alunos do SESI são os campeões de torneio internacional de robótica na Grécia

Equipes de São Paulo e de Minas Gerais saem vitoriosas em amistosos internacionais da FLL

A SESI Heroes, de Jundiaí (SP), conquistam o 1º Lugar do Champion's Award no Open FLL da Grécia

Equipes de escolas SESI coloriram o pódio de verde e amarelo neste final de semana, nos amistoso internacional da First Lego League – Challenge (FLL), na Grécia. A competição ocorreu de forma virtual, entre os dias 24 e 27 de junho, e reuniu 200 equipes de mais de 50 países do mundo.

A equipe SESI Heroes, do SESI Jundiaí (SP), foi a grande campeã do evento, levando o 1º lugar do Champion’s Award. Para a estudante Ana Clara Santos Cavalcante, de 14 anos, participar de um torneio internacional foi uma experiência única.

“É muito desafiador e isso torna a experiência incrível! A gente conseguiu se superar e desenvolver muito habilidades diferentes, por exemplo, o inglês. O inglês da equipe toda melhorou muito e isso é uma coisa que a gente vai levar para o resto da nossa vida. E ter equipes do mundo inteiro foi surreal, porque conseguimos interagir com muitas equipes”, a jovem conta.

De acordo com Ana Clara, os maiores desafios enfrentados pela equipe foram o distanciamento social e a língua inglesa. A equipe não se abalou e descobriu métodos e plataformas para superar a barreira da distância, além de estudar bastante o idioma, fato reconhecido e elogiado pela juíza ao final da apresentação da equipe.

Os jovens foram classificados para o mundial da temporada City Shaper, em 2020

A jovem relata que ser a grande campeã de uma competição internacional é uma realização para a equipe e o grande aprendizado foi a persistência. “Nós iríamos participar do mundial City Shaper, mas foi cancelado por causa da pandemia e isso foi um baque muito grande para a gente, ficamos muito tristes. Mas nem isso fez a gente desistir. Continuamos treinando, se dedicando para a próxima temporada e aí veio essa oportunidade do open da Grécia e deu super certo. E isso significa que tudo é possível, porque esse era o nosso maior sonho”, explica.

Ana Clara ainda destaca o Gracious Professionalism (👏🏻👏🏻🙌🏻 HEY!), um dos valores da FIRST, como grande impactante na experiência da equipe:


“Toda vez que a gente compartilha nosso conhecimento, vamos aprender também. Com essa troca, superamos melhor nossos desafios. Uma frase que expressa muito bem isso e que a gente fala no fim das nossas apresentações é: ‘You can’t save the world alone’ (você não pode salvar o mundo sozinho). Eu acho que, trabalhando juntos, a gente pode tornar o mundo melhor. Isso é uma coisa que aprendi com a FIRST e com a robótica e que vai impactar não só eu, como toda a equipe, para sempre”, Ana Clara Santos Cavalcante conta.


Além do SESI Heroes, mais quatro equipes brasileiras foram premiadas. A Biotech, do SESI Barra Bonita (SP), foi premiada com o 5º lugar geral; as equipes Big Bang, do SESI Birigui (SP), e Robotics School, do SESI Ourinhos (SP), ficaram em 2º e 5º lugar na categoria Engineering Excellence, respectivamente. Por fim, a Turma do Bob, do SESI Governador Valadares (MG), conquistou o 3º lugar da categoria Breakthrough Award.

Turma do Bob, do SESI Governador Valadares (MG), celebrando o 3º lugar do prêmio Breakthrough Award

FIRST LEGO League Open International Greece 2021

Além de reunir 200 equipes de todo o mundo, a Open International Greece 2021 coincidiu com a comemoração dos 200 anos de independência da Grécia e o nascimento dos Jogos Olímpicos.

O torneio desafiou as equipes a planejarem, projetarem e a construírem robôs com peças de Lego que deverão completar missões específicas. Os jovens também desenvolveram e apresentaram um Projeto de Inovação que, nesta temporada, teve como tema “Replay”, sensibilizando jovens e adolescentes a repensarem espaços para exercícios, competições e brincadeiras com foco na realidade atual e de olho no futuro.

A robótica tá ON

Acompanhe as novidades da robótica aqui, na Agência CNI de Notícias, e nos perfis do Festival SESI de Robótica no Instagram e Facebook.

Relacionadas

Leia mais

Confira os campeões do Festival SESI de Robótica 2021
F1 in Schools é na tela do SESI Esportes! Veja como foi a etapa nacional
A nova geração de engenheiras formadas pela robótica

Comentários