O que propriedade intelectual e transferência de tecnologia têm a ver com desenvolvimento?

Inscrições abertas para evento gratuito realizado pela CNI na terça-feira (26) que reúne indústria, academia e governo e antecede a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

A propriedade intelectual é fundamental para incentivar o desenvolvimento da inovação e da pesquisa no país

A propriedade intelectual está diretamente relacionada com o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do Brasil e do mundo. Para discutir e avaliar os desafios e as oportunidades sobre esse tema, em especial sobre transferência de tecnologia, representantes dos setores industrial, público e acadêmico se reunirão, nesta terça-feira (26), das 9h às 17h30, na Confederação Nacional da Indústria (CNI). O encontro será realizado em formato híbrido.

A conferência livre Propriedade intelectual e transferência de tecnologia para inovação e sustentabilidade é um dos diversos eventos municipais e estaduais que tiveram início em 2023 e antecedem a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 5ª CNCTI, prevista para os dias 4, 5 e 6 de junho de 2024 e organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O evento deste mês será composto por quatro paineis, além de uma palestra com a especialista em estratégias de propriedade intelectual e licenciamento tecnológico, Cynthia Cannady, fundadora da Intellectual Property for Sustainable Energy Ventures (IPSEVA, na sigla em inglês). Com experiência de muitos anos na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), a consultora é bacharel pela Universidade de Stanford, doutora pela Harvard Law School e responsável pela concepção do curso Sucesso no Licenciamento Tecnológico (STL) e do workshop sobre Acordos de Colaboração e Desenvolvimento de Tecnologia.

Mulher de terno colorido e cabelo castanho curto sorrindo
Cynthia Cannady é especialista em estratégias de propriedade intelectual e licenciamento tecnológico, com experiência na OMPI

O debate busca identificar potenciais sinergias entre a Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI) e a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI). Durante a conferência, serão debatidos temas como:

  • Incentivos para a geração de PI e transferência de tecnologia pelos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs);
  • O papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITS) ligados à Academia ou ao governo nos processos de gestão da PI e transferência de tecnologia;
  • Capacitação em PI e transferência de tecnologia;
  • Parceiras entre indústria e ICTs;
  • Uso das bases de dados de patentes para mapeamento de tendências tecnológicas;
  •  Fomento ao depósito de patentes e a comercialização de tecnologias no Brasil.

Propriedade intelectual é instrumento da nova política industrial do Brasil 

Considerada fundamental para incentivar o desenvolvimento da inovação e da pesquisa no país, a propriedade intelectual é um dos principais instrumentos da Nova Indústria Brasil (NIB), programa apresentado pelo governo brasileiro para impulsionar o setor.  

Os instrumentos da nova política, definidos a partir de um diálogo entre sociedade, setor produtivo e academias, incluem medidas como reduzir o prazo de exame para decisão sobre pedidos de patentes e desenvolver plataforma digital de controle e rastreabilidade para Indicações Geográficas (IGs).  

Estratégias de propriedade intelectual para o desenvolvimento

A conferência livre será realizada em parceria entre a CNI e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) e a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresas Inovadoras (ANPEI).  

O evento também terá participação de representantes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Ministério da Educação (MEC), além de instituições de ensino e consultorias do setor.

As inscrições são gratuitas:

Para participar presencialmente, clique aqui.
Para participar virtualmente, clique aqui.

Relacionadas

Leia mais

O que é propriedade intelectual? Indústria de A a Z (Ep.#22)
Por mais mulheres na Propriedade Intelectual
Semana da PI: descomplicando os conceitos da propriedade intelectual

Comentários