O que é propriedade intelectual? Indústria de A a Z (Ep.#22)

Já ouviu falar que um produto é patenteado? No episódio de hoje do Indústria de A a Z, você vai entender tudo sobre a propriedade intelectual e como ela protege os criadores de ideias inovadoras

Tem aquela marca do coração? Já ouviu falar em patente? E não tem dúvidas de que a cachaça é do Brasil? Tudo isso tem a ver com propriedade intelectual. Ela tá no nosso dia a dia, só que direto a gente nem percebe.

A propriedade intelectual serve pra proteger a obra de inventores, empresas e artistas e é essencial para o desenvolvimento tecnológico de um país. Quando uma ideia se torna um produto, um serviço, uma marca, um processo, ela passa a ter um valor e, para a defesa desse valor, existem as modalidades de proteção da propriedade intelectual.

No episódio #22 do Indústria de AaZ você vai entender cada uma delas.

O que você vai encontrar?

  • 00:00 - Abertura
  • 00:25 - Para o que serve a propriedade intelectual?
  • 00:50 - Direito de proteção no Brasil e no exterior
  • 01:10 - Quais são as modalidades da propriedade intelectual?
  • 01:35 - O papel do INPI
  • 02:05 - A exclusividade não é pra sempre!
  • 03:15 - O que é uma marca?
  • 04:00 - Indicação geográfica também protege
  • 05:44 - Desenho industrial
  • 06:12 - Por que a Coca-Cola não é patenteada?
  • 06:50 - A vilã dos pilares de propriedade industrial
  • 07:29 - Encerramento

Quais são as modalidades de propriedade intelectual?

Existem três tipos de propriedade intelectual: a propriedade industrial, a proteção sui generis e direito autoral. A propriedade industrial protege as criações intelectuais da indústria e se divide em patentes, marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, segredo industrial. Já a concorrência desleal é quando essa proteção é violada.

Pra saber mais sobre indicações geográficas, confere o especial da Agência de Notícias da Indústria.

O que a propriedade intelectual tem a ver com o desenvolvimento do país?

A propriedade intelectual é uma forma de garantir que quem gastou tempo e recursos para inovar vai ter um retorno e incentivo para continuar inovando. E a inovação é essencial para o desenvolvimento tecnológico de um país.

Respeitando a propriedade intelectual, as pessoas têm acesso a novos produtos e serviços pra melhorar sua vida. Os pesquisadores, artistas e inventores são recompensados por seus esforços e incentivados para continuar a criar. E as empresas e investidores têm retornos de seus investimentos e um estímulo para continuar apostando na inovação. 

Inventei algo e quero ter exclusividade

No Brasil, quem faz a análise dos pedidos de todas essas coisas é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Mas lembre-se, é necessário fazer também a solicitação no órgão competente de países para o qual o produto, o serviço, o processo ou a marca for.

Quer saber mais? Confere nosso especial sobre propriedade intelectual.

Esse é o Indústria de A a Z

Todo mês, teremos um novo encontro por aqui. Vamos trazer os temas da indústria sempre de um jeito muito fácil de entender. Para acompanhar os próximos programas, é só se inscrever no nosso canal no Youtube.

Se ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre um assunto, é só deixar um comentário lá no Youtube. A sua sugestão pode ser o nosso próximo vídeo!

Relacionadas

Leia mais

Por mais mulheres na Propriedade Intelectual
CNI realiza evento sobre propriedade intelectual, inovação e formação de jovens
Profissionais de Propriedade Intelectual discutem participação feminina na carreira

Comentários