Indústria brasileira discute oportunidades e os desafios do design sustentável

Debate promovido pela CNI, em parceria com a Embraer e o ITA, reunirá especialistas internacionais e empresários nos dias 9 e 10 de abril, em São Paulo (SP)

Desenvolver produtos, sistemas e serviços que reduzam o uso de recursos naturais e tenham menor impacto ambiental é o objetivo do Design for Environment, iniciativa que surgiu nos Estados Unidos no início dos anos 90. Desde então, o conceito virou tendência mundial na arquitetura, na engenharia e no design.

Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), aplicar o design sustentável no desenvolvimento de produtos é importante para aumentar a competitividade da indústria, porque reduz o uso de matérias-primas, materiais tóxicos e a emissão de gases do efeito estufa.  Por isso, em parceria com a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer SA) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a CNI realizará o workshop Design for Environment: oportunidades e desafios para a indústria brasileira.

O encontro, marcado para os dias 9 e 10 de abril próximos, no escritório da CNI, em São Paulo (SP), discutirá a implementação e a gestão do design para o meio ambiente nas empresas brasileiras. Na programação do evento, já alinhada à política nacional de resíduos sólidos e mudanças climáticas, está prevista a apresentação de melhores práticas nacionais e internacionais de design sustentável. Desde a escolha de matérias-primas verdes até a criação de embalagens mais compactas e recicláveis, passando por alternativas de redução no consumo de energia e parceria com fornecedores.

Para o workshop foram convidados especialistas internacionais no tema, como o professor Fritz Klocke, diretor do Instituto Frauenhofer para Tecnologia de Produção (Alemanha); Timothy Charles McAloone, professor associado de Desenvolvimento de Produto na Universidade Técnica da Dinamarca; Jung-Hoon Chun, diretor do Laboratório de Manufatura e Produtividade do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) (EUA); e Eike Stumpf, chefe do Instituto de Sistemas Aeroespaciais da Universidade de Aachen (Alemanha).

INSCRIÇÕES – As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas aqui no Portal da Indústria: inscreva-se agora!

PROGRAMAÇÃO – Na página de eventos do Portal da Indústria você encontra a programação completa.


SERVIÇO:
Workshop Design for Environment  – Oportunidades e Desafios para a Indústria Brasileira
Data e horários: 9 e 10 de abril, das 8h às 18h15
Local: Auditório da CNI, rua Surubim, n° 504 – Brooklin – São Paulo (SP)

Relacionadas

Leia mais

Prêmio valorizará práticas de destaque no cumprimento de metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Incentivo a biocombustíveis pode ajudar o Brasil na redução de emissões de gases de efeito estufa
Fórum de Biodiversidade debate oportunidades do uso sustentável de recursos naturais

Comentários