Indústria brasileira defende transição gradual para a economia circular

CNI lidera setor empresarial brasileiro nas negociações internacionais para elaboração de norma técnica que estabelecerá diretrizes para a economia circular, que prevê o melhor uso dos recursos naturais

A indústria brasileira defende uma transição gradual para a economia circular, modelo que associa desenvolvimento econômico ao melhor uso de recursos naturais. Esse foi o ponto central das propostas que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) levou para as discussões na semana passada do comitê da norma de economia circular da Organização Internacional de Normalização (ISO, na sigla em inglês), formado por 70 países. A previsão é que a norma técnica entre em vigor a partir de 2023.

A indústria brasileira quer que práticas como recuperação energética de resíduos e eliminação de desperdícios nos processos produtivos sejam considerados na norma internacional para o processo de transição para a economia circular.


“Temos de considerar os diferentes estágios de maturidade de países nos critérios estabelecidos na norma internacional de economia circular”, afirma o gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo.


 

"Temos de considerar os diferentes estágios de maturidade de países nos critérios da norma internacional" - Davi Bomtempo, gerente-executivo de Meio Ambiente da CNI

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mário William Esper, a participação do Brasil nessas discussões é fundamental para ter os interesses do país contemplados. Entre as questões polêmicas no acordo com países desenvolvidos está o reconhecimento da geração de energia térmica a partir de resíduos como um caminho de transição para a economia circular.

“Alguns países não querem reconhecer essa prática como energia circular, mas quando há transformação dos resíduos em combustível, contribui-se para a destinação mais adequada dos resíduos, em especial o urbano”, explica Esper. “O Brasil precisa desse reconhecimento para fortalecer a imagem da indústria brasileira como sustentável, o que facilita o acesso a mercados lá fora.”

Pesquisa da CNI feita em 2019 mostra que 76,4% das indústrias brasileiras adotam alguma prática de economia circular, mas 70% delas nunca tinha ouvido falar do tema. O levantamento mostrou que a indústria brasileira tem avançado em práticas como a eficiência no processo produtivo, reúso de água, a reciclagem de materiais e a logística reversa.

Infográfico detalha números de pesquisa sobre economia circular

No entanto, há um enorme potencial a ser explorado para que o país seja protagonista no melhor uso de recursos naturais e em inovação no design de produtos para ter maior vida útil e de modelos de negócios que explorem mais novidades como a virtualização e o compartilhamento, e que considerem os produtos como serviços.

Relacionadas

Leia mais

O que é economia circular?
76,4% das indústrias desenvolvem alguma iniciativa de economia circular, mostra pesquisa da CNI
Políticas públicas e financiamento são essenciais  para avanço da economia circular no Brasil

Comentários