76,4% das indústrias desenvolvem alguma iniciativa de economia circular, mostra pesquisa da CNI

Primeira pesquisa sobre o tema com abrangência nacional mostra que 60% das empresas entendem que a prática pode gerar empregos. Resultados serão apresentados em seminário nesta terça-feira (24), em São Paulo

Mais de três quartos das indústrias – 76,4% – adotam alguma prática de economia circular no país, mas a maior parte não sabe que as iniciativas se enquadram nesse conceito. É o que mostra pesquisa inédita da Confederação Nacional da Indústria (CNI), produzida junto à base industrial brasileira, que será apresentada nesta terça-feira (24), no Encontro Economia Circular e a Indústria do Futuro, em São Paulo. A economia circular engloba ações que resultam no aumento da vida útil de produtos e materiais, a partir do uso mais eficiente de recursos naturais.

De acordo com os números, 70% das pessoas responderam não ter ouvido falar sobre economia circular antes da pesquisa, embora a maior parte já desempenhasse práticas relacionadas ao tema em suas empresas. Um dado ressalta a importância estratégica do assunto. Como a pesquisa teve um caráter esclarecedor, ao fim do questionário, 88,2% avaliam a economia circular como importante ou muito importante para a indústria brasileira.

A indústria, por exemplo, já tem avançado em práticas como o reúso de água, a reciclagem de materiais e a logística reversa, que contribuem para o uso mais eficiente de recursos, a redução de custos e a sustentabilidade do meio ambiente e da atividade produtiva, mas ainda há um enorme potencial a ser explorado para que o país seja protagonista no uso eficiente de recursos naturais.

“Esse é o caminho para a inserção do país na economia de baixo carbono. Para isso, é imprescindível a ação articulada entre iniciativa privada, governo, academia e sociedade no sentido de criar novas formas de produzir e consumir”, afirma o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

EMPREGO E COOPERAÇÃO – Segundo a pesquisa, 60% das indústrias entendem que as práticas de economia circular podem contribuir para a geração de empregos na própria empresa e/ou na cadeia produtiva do setor. Para tanto será necessária uma ação coordenada entre governo, empresas e consumidores, conforme os resultados da pesquisa: 73% consideram que a transição para a economia circular deve ser uma responsabilidade compartilhada.

Quando perguntados sobre a primeira palavra que vem a mente ao ouvir falar o termo economia circular, os empresários e representantes das indústrias mencionaram, em sua maioria, as palavras “sustentabilidade” e “reciclagem”.

EFICIÊNCIA E FIDELIZAÇÃO – A pesquisa revela também que a maioria das empresas que adotou práticas de economia circular foi motivada pela busca por maior eficiência operacional, com 47,3% das respostas. Na sequência, aparece como razão a oportunidade de novos negócios, com 22,6%. Aliar eficiência a novos modelos é imprescindível e necessário para a sociedade ser mais sustentável e acabar com o que chamamos de “lixo”, de forma a considerar todo o material utilizado no dia a dia como recurso útil e reutilizável.

“Sustentabilidade” e “reciclagem” são as primeiras palavras que vêm à mente dos entrevistados quando o assunto é economia circular

A redução de custos é outra motivação para empresas que adotam práticas de economia circular, segundo 75,9% dos entrevistados. O percentual é idêntico aos que responderam que suas empresas utilizam a matéria prima ao máximo, sem desperdícios. Outro dado interessante diz respeito à quantidade de empresários – 72,4% – que consideram que a economia circular pode ajudar a fidelizar o cliente.  

“No Brasil, para que lógica circular se realize, será necessário maior investimento em educação e inovação. Em um primeiro momento, as empresas terão de investir, mas em uma etapa seguinte será possível diminuir custos operacionais, por meio de processos mais eficientes e voltados para o reaproveitamento de resíduos e utilização de bens reciclados”, destaca o presidente do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Marcelo Thomé. 

METODOLOGIA – A pesquisa realizada pela CNI usou amostra de 1.261 empresas industriais da área correlacionada ao tema, escolhidas de forma aleatória, considerando a abrangência nacional. O campo foi feito com 170 indústrias. A margem de erro é de 5,5% para mais ou para menos.

Confira a íntegra da pesquisa. 

Relacionadas

Leia mais

Inova Talentos lança nova chamada pública para projetos de inovação
Programa do SENAI vai elevar produtividade do setor automotivo pelo Rota 2030
Estão abertas as inscrições para o Seminário de Propriedade Intelectual, em São Paulo

Comentários