SESI Lab inicia primeiro curso para profissionais da educação de 2024

O tema será "Museus e Educação: Percurso Eficiência Energética" e os encontros serão de 12 de março a 4 de abril, com carga horária total de 20 horas e emissão de certificado

Os encontros da primeira turma, com inscrições já concluídas, ocorrerão nos dias 12, 19 e 26 de março, e 2 e 4 de abril

Você sabia que, além de todas as atividades culturais, artísticas e educativas de um museu, o SESI Lab também oferta cursos gratuitos para educadores?

Começa nesta terça-feira (12) a primeira edição de 2024 das capacitações para profissionais da educação. O tema de estreia dessa temporada é "Museus e Educação: Percurso Eficiência Energética". A formação é realizada pelo SESI Lab em parceria com o Núcleo de Educação Científica do Instituto de Ciências Biológicas (NECBio), da Universidade de Brasília (UnB). A intenção é explicar aos profissionais toda a dinâmica do museu para que eles estejam preparados para participar ativamente das visitas escolares que o espaço oferece a escolas públicas e privadas.

Além de apresentar o Programa Educativo do SESI Lab e de aprofundar o roteiro do Percurso Educativo de Eficiência Energética (entenda abaixo), serão abordados nesta primeira edição temas como: especificidades da educação museal, criação de estratégias de visita a museus e conexões entre museus e o ensino de ciências. O intuito é apresentar as diversas possibilidades de abordagem da temática, já disponíveis no museu, na grade curricular de alunos da educação infantil até o ensino médio.

O curso de formação é destinado a professores da rede pública e privada, educadores de instituições sociais e culturais governamentais e não governamentais, estudantes de graduação e de pós-graduação, e pessoas interessadas em geral. A carga horária total é de 20 horas e ao final é emitido certificado de curso de extensão pela UnB. Para receber o certificado é necessário pelo menos 75% de presença. A capacitação é totalmente gratuita.

Os encontros da primeira turma, com inscrições já concluídas, ocorrerão nos dias 12, 19 e 26 de março, e 2 e 4 de abril, sempre das 14h às 18h. Dúvidas sobre a dinâmica do curso podem ser enviadas para o e-mail [email protected].

Fique atento! As inscrições para a próxima turma serão abertas na primeira quinzena de abril. A temática será "Bioeconomia e Biodiversidade", mesmo tema norteador definido pela Superintendência de Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI) para as ações educativas e culturais do museu em 2024.

Dinâmica do Percurso da Energia

A modalidade foi lançada em julho do ano passado, por meio de parceria firmada entre o museu e a Neoenergia. O intuito é atender 14 mil estudantes, no prazo de 24 meses, com atividades educativas relacionadas à temática energética. Os demais visitantes do SESI Lab também podem usar os dez aparatos interativos instalados na galeria de longa duração Fenômenos no Mundo, mas sem o caráter de visita educativa mediada. Atualmente, mais de 3 mil estudantes já foram contemplados.

Cada visita tem duração de aproximadamente 1h30, para um público com faixa etária a partir dos três anos de idade. As visitas educativas serão mediadas pela equipe de Educação do museu com roteiros customizados para alunos da educação infantil, ensino fundamental - anos iniciais e finais, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O próximo curso do SESI Lab para educadores será sobre bioeconomia e as inscrições vão abrir em abril

Conectar, protagonizar e criar a partir da cultura do aprendizado

Para além das diferenças, museus e centros de ciência têm o objetivo comum de tornar conhecimentos científicos e tecnológicos acessíveis para todos os públicos. O SESI Lab conecta arte, ciência e tecnologia com a vida cotidiana, da concepção do projeto à sua concretude. Desde a inauguração do museu, em novembro de 2022, mais de 74 mil pessoas participaram de mais de 1,5 mil atividades educativas e culturais. Mais de 40 mil estudantes foram atendidos em visitas educativas, sendo mais de 70% matriculados na rede pública de ensino.

Além das formações de 20 horas, o SESI Lab também realiza cafés com profissionais da educação, com edições mensais aos sábados e terças-feiras. O encontro é gratuito mediante a inscrição prévia e tem a seguinte dinâmica: após a recepção com um café da manhã ou da tarde, são apresentadas aos profissionais as potencialidades educativas do SESI Lab, seguida de uma visita educativa pelo espaço.

Relacionadas

Leia mais

SESI Lab abre inscrições para minicursos sobre tecnologias maker
Lugar de mulher é na ciência! SESI Lab traz programação especial e gratuita com a temática
SESI Lab: museu 100% interativo presente no Inspira Brasília

Comentários