Lugar de mulher é na ciência! SESI Lab traz programação especial e gratuita com a temática

Sábados e domingos o funcionamento do museu é das 10h às 19h, com entrada permitida até 1 hora antes do fechamento

mulheres seguram mão biônica

As mulheres são 43,7% dos pesquisadores brasileiros, de acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É a partir da pesquisa científica que nascem soluções que mudam a vida das pessoas, e é por isso que é tão importante as mulheres estarem nos ambientes de inovação. Para fomentar o interesse de meninas e mulheres pela ciência, o SESI Lab promove, no sábado (9) e no domingo (10), fim de semana temático com entrada e atrações totalmente gratuitas.

A programação cultural do museu interativo contará com oficinas, palestra, mostra de projetos e apresentação musical. E o melhor: todas as atividades serão conduzidas por mulheres! Entre os projetos e coletivos que estarão presentes no SESI Lab, estão Mais Meninas na Fiocruz Brasília, Meninas velozes, PyLadies DF, FIRST LEGO League Girls, Meninas.comp, Wogel Aerospace e Programa Mulheres e Meninas na Ciência da Universidade de Brasília (UnB).

Mesmo com o período de gratuidade no SESI Lab por conta do movimento Inspira Brasília, é necessário emitir bilhete na Sympla ou na bilheteria física do museu. Sábados e domingos o funcionamento é das 10h às 19h, com entrada permitida até 1 hora antes do fechamento.

Trajetórias de exemplo para estimular mais participação feminina

A média feminina de permanência na graduação em cursos superiores nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, na sigla em inglês) é de 77,5%, frente a 73% da média masculina, segundo o estudo Evolução das Mulheres no Ensino Superior, realizado pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI). No sábado, a partir das 14h30, duas gerações de cientistas se encontrarão no SESI Lab para inspirar e contagiar futuras cientistas.

mulher de cabelos cacheados, pele oliva, usa vestido jeans e esta sentada em poltrona vermelha. Na foto, ela tem um sorriso fechado.
Karen Reis, estudante de Biotecnologia na Universidade de Brasília é fundadora e cientista responsável pelo projeto Neoleite no Steam Power for Girls,

Um exemplo de destaque de Brasília é Karen Reis, estudante de Biotecnologia na Universidade de Brasília. Sua jornada acadêmica teve início no Instituto Federal de Brasília, Campus Gama. Atualmente, ela é CEO, fundadora e cientista responsável pelo projeto Neoleite no Steam Power for Girls, onde ganhou uma competição de inovação empreendedora da Embaixada dos estados Unidos no Brasil. Além disso, Karen realiza formação educacional para jovens na Wogel Enterprise Aerospace. E é voluntaria como embaixadora jovem no Instituto Glória e mentora no Power for Girls e Fellowship na Embaixada Americana, contribuindo como multiplicadora Politize e Embaixadora Maker.

Outra convidada de destaque da programação é a baiana, psicóloga, mãe, pesquisadora e gestora Fabiana Damásio. Ela é diretora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Brasília e secretária executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) desde 2017. Formada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com mestrado em Psicologia pela mesma Universidade e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Coordena o Núcleo de Populações em Situações de Vulnerabilidade e Saúde Mental na Atenção Básica (Nupop) da Fiocruz Brasília.

Mulher de cabelos curtos cacheados, usa óculos, e tem pele oliva, está posando em frente a um painel azul e usa uma blusa branca e um colar colorido. Na foto, ela sorri com os braços abaixados.
Fabiana Damásio é diretora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Brasília

Confira os destaques da programação do fim de semana temático:

Café para profissionais da Educação – Especial Mulheres nas Ciências

No Experimento Lab, das 10h às 12h30, no encontro serão apresentadas as potencialidades educativas do SESI Lab, seguida de uma visita educativa pelo espaço. Nessa edição especial, com inscrições já encerradas, serão abordadas a contribuição das mulheres na ciência, as barreiras impostas a elas e como o museu contribui para diminuir a desigualdade entre gêneros.

Experimentação de ferramentas, com Educativo SESI Lab

A oficina será no Espaço Maker, das 11h às 12h30, e destinada prioritariamente a participantes meninas e mulheres. Com capacidade para 40 vagas, e entregas de fichas 30 minutos antes. O objetivo é destacar o uso de ferramentas de utilidade doméstica e profissional, visando sobretudo o empoderamento de meninas e mulheres nos processos construtivos e de manutenção.

Bate-papo: Lugar de menina é na ciência

Das 14h30 às 15h30, o Experimento Lab será cenário para um momento de inspiração para conhecer as trajetórias pessoais e profissionais de duas cientistas brasileiras: Karen Reis, estudante de biotecnologia na Universidade de Brasília (UnB) e astronauta na Wogel Aerospace, e Fabiana Damásio, diretora da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) Brasília. É necessário retirar fichas 30 minutos antes do início. A capacidade é para 40 pessoas.

Mostra de projetos Meninas e Mulheres nas Ciências

Para estimular a inserção de jovens mulheres em carreiras científicas e tecnológicas, o hall de entrada no SESI Lab será transformado numa sala de exposição de projetos desenvolvidos pelos projetos Mais Meninas na Fiocruz Brasília, Meninas velozes, PyLadies DF, FIRST LEGO League Girls, Meninas.comp, Wogel Aerospace e Programa Mulheres e Meninas na Ciência da Universidade de Brasília (UnB). A apresentação será das 15h30 às 17h, sem a necessidade de retirada de fichas.

Filme Tarsilinha, 2021

Às 16h, o Túnel do SESI Lab vai exibir a animação Tarsilinha, que conta a vida de uma menina de oito anos de idade que se vê obrigada a enfrentar medos e embarcar sozinha uma aventura para recuperar as memórias da sua mãe. A cada encontro e obstáculo que supera, Tarsilinha entende melhor quem ela é: uma amiga fiel, protetora e destemida.

Quinteto de Mulheres tocam Chorinho

O primeiro dia de programação especial será encerrado, a partir das 18h, com apresentação de chorinho com grupo de Brasília composto exclusivamente por instrumentistas e cantoras mulheres. O show será no hall de entrada.

Jogo Quem sou eu, com Educativo do SESI Lab

Baseado no jogo Cara a Cara, nessa versão, as duplas de participantes devem descobrir as identidades de pensadoras e cientistas brasileiras relevantes para as áreas de arte, ciência e tecnologia. A sessão será das 11h às 12h, na Galeria Fenômenos do Mundo em frente à obra Humanae. Sem necessidade de retirada de fichas.

Oficina Experimentação de ferramentas, com Educativo SESI Lab

A oficina será no Espaço Maker, das 14h às 15h30, e destinada prioritariamente a participantes meninas e mulheres. Com capacidade para 40 vagas, e entregas de fichas 30 minutos antes. O objetivo é destacar o uso de ferramentas de utilidade doméstica e profissional, visando sobretudo o empoderamento de meninas e mulheres nos processos construtivos e de manutenção.

16h às 18h: Filme Estrelas além do tempo, 2016

Às 16h, o Túnel do SESI Lab vai exibir a animação a trama que conta a trajetória de uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

SESI LAB: arte, cultura, ciência e tecnologia

  • Onde fica: Setor Cultural Sul - Brasília, DF
  • Pontos de referência: Antigo edifício Touring Club, em frente ao Conic Brasília e ao lado da Plataforma Superior da Rodoviária do Plano Piloto.
  • Horário de atendimento: terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
  • Reserve seu ingresso em www.sesilab.com.br

Relacionadas

Leia mais

Está de volta! Festival SESI de Educação recebe a 2ª edição do SESI Lab Itinerante
SESI Lab: um museu acessível para romper as barreiras da diversidade
Primeiro Night Lab de 2024 traz bregafunk potiguar de Luísa e os Alquimistas em noite onírica

Comentários