SESI Lab e Neoenergia inauguram percurso sobre eficiência energética, em Brasília

Com transporte incluso e acesso gratuito ao museu, visitas educativas agendadas para escolas da rede pública e organizações sem fins lucrativos começam na segunda quinzena de agosto

SEO: quatro homens de terno e uma mulher de roupa social recebem certificado, atrás tem um painel
“A parceria com a Neoenergia inaugura um importante passo para o SESI Lab", afirma Paulo Mól, diretor de Operações do SESI

SESI Lab e a Neoenergia inauguraram, nesta sexta-feira (28), o “Percurso da Energia”, composto por dez aparatos interativos, além de roteiros educativos com oficinas planejados para todos os níveis de ensino da Educação Básica. A partir da segunda quinzena de agosto, visitas mediadas sobre o uso eficiente da energia elétrica serão destinadas a escolas públicas e organizações sem fins lucrativos. O transporte e o acesso ao museu, para o público-alvo do projeto, serão oferecidos de forma gratuita, mediante a agendamento prévio.    

Veja outros temas: Energia renovável, Metrologia, Desmatamento, Inflação, Startup, Empreendedorismo, Faturamento, Resíduos Sólidos

A nova modalidade de percurso visa beneficiar 14 mil estudantes e é resultado de acordo de cooperação técnica firmado entre as duas instituições para promover, no prazo de 24 meses, atividades educativas relacionadas à temática energética. Os demais visitantes do SESI Lab também poderão utilizar os dez aparatos interativos instalados na galeria de longa duração Fenômenos no Mundo, mas sem o caráter de visita educativa mediada.

A cerimônia de lançamento do novo percurso contou com a presença do diretor de Operações do Serviço Social da Indústria (SESI),Paulo Mól, do diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian, da superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas e do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, entre outros representantes do Executivo local e federal.


“A parceria com a Neoenergia inaugura um importante passo para o SESI Lab: o de incorporarmos em nossas galerias experimentos que trazem a dimensão da ciência aplicada e auxiliam nosso público a compreender a relevância de tecnologias e temas tratados pela indústria na atualidade”, destaca Paulo Mól.


Na mesma ocasião também foi realizada visita prévia no percurso que será cumprido por milhares de alunos e beneficiários de instituições sociais. Dentre os dez aparatos escolhidos, três ganham destaque inédito e foram desenvolvidos pela Neoenergia, sendo eles: Gerador de Van Der Graaf, Bons e Maus Condutores e Bobina de Tesla.

“A capacidade educativa é o que torna essa parceria tão importante. O compromisso da Neoenergia vai além de fornecer energia. Dar a esses estudantes a oportunidade de conhecer tantos experimentos e aprender a economizar energia e usá-la com segurança é fundamental. É uma maneira lúdica de aprender”, explica Ana Christina Mascarenhas.

Confira a galeria completa do evento:

28/07/2023 - Percurso da Energia

Dinâmica do Percurso da Energia

Cada visita terá duração de aproximadamente 1h30, para um público com faixa etária a partir dos três anos de idade. As visitas educativas serão mediadas pela equipe de Educação do museu com roteiros customizados para alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais e finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Serão agendados grupos de, no mínimo, 40 alunos em cada horário disponível. Cada grupo deve ser acompanhado por um adulto responsável para cada 20 estudantes.

Cada escola poderá agendar até quatro turmas por mês, a partir de ordem de inscrição, priorizando, mês a mês, escolas que ainda não tenham participado do Projeto Eficiência Energética - SESI Lab e Neoenergia.

Projeto Vale Luz

O SESI Lab é o mais novo ponto de coleta do projeto Vale Luz, da Neoenergia. O descarte correto de materiais recicláveis, na máquina Retorno Machine, é transformado em abatimento no pagamento da conta de luz. O ponto de coleta está localizado na parte externa do museu, próximo à entrada principal. A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) do grupo privado do setor elétrico, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Veja aqui quais embalagens são aceitas e valores por tipo de material.

Todo o material descartado deve estar higienizado e constar o código de barras legível. É por meio da leitura do código de barras que a máquina contabiliza os pontos. Cada usuário deve estar cadastrado no Programa de Fidelidade Triciclo e pode descartar até 25 embalagens por dia para converter o desconto na conta de energia. Se houver um descarte superior a esse número, o material será recolhido e reciclado, mas não contabilizará a pontuação, batizada por 'Tricoins'.

Relacionadas

Leia mais

Último fim de semana do Brinca+ SESI Lab recebe Udigrudi e Orquestra Poin
Nath Finanças, André Carvalhal  e Charles Watson confirmados em festival gratuito, no SESI Lab
1ª Jornada Ibero-americana Museus e Sustentabilidade é realizada no SESI Lab, em Brasília

Comentários