SESI Lab promove festival para debater energia e transição energética

Nos dias 4 e 5 de junho, com apoio da Shell, o festival Energia apresenta o tema que guiará atividades do museu neste ano e traz especialistas a Brasília; evento é gratuito

SESI Lab promove festival para debater energia e transição energética

O SESI Lab realiza nos dias 4 e 5 de junho o festival Energia para divulgar o tema escolhido para as atividades em 2025/2026. Neste ano, as ações do museu de arte, ciência e tecnologia terão como tema Energia e Transição Energética e incluem exposições temporárias, ações educativas, formações, publicações e parcerias técnicas.

Além do SESI Lab, o Ministério da Cultura e a Shell apresentam as atividades. O festival é gratuito e aberto ao público.  

Os ingressos estão disponíveis nas bilheterias on-line e física do SESI Lab. Retire seus convites!  

No evento de junho, haverá palestras e debates com especialistas. A abertura fica com a professora da UnB Mercedes Bustamante, ex-presidente da CAPES e pesquisadora reconhecida na área das mudanças climáticas.  

O festival Energia terá 5 painéis:  

  1. Cenários de energia e transição energética;  

  1. Divulgação científica, energia e emergência climática 

  1. Transição energética, descarbonização e mobilidade 

  1. Caminhos para a justiça climática e o desenvolvimento sustentável 

  1. Arte e emergência climática. 

Segundo a superintendente de Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), Cláudia Ramalho, a transição energética é essencial para mitigar os impactos das mudanças climáticas.


“O SESI Lab acredita na divulgação científica para elevar os debates atuais da sociedade. Nossa ideia é inspirar a conscientização e o engajamento público, contribuindo para um futuro energético mais justo e resiliente”, afirma Cláudia Ramalho. 


A gerente de desenvolvimento institucional do museu, Cândida Oliveira, destaca a importância do evento. “O SESI Lab foi pensado como uma vitrine para indústria. Organizado a partir de uma grade de atividades multidisciplinares, o museu compartilha de forma pioneira o trabalho do setor produtivo com a comunidade, reinventando as formas como as pessoas acessam e processam o conhecimento, conectando-as a novos padrões tecnológicos e às necessidades que emergem na sociedade moderna”, explica.

“A Shell acredita que a cultura é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento humano e social. Por meio de nossos patrocínios culturais, buscamos fomentar a educação, a inovação e o pensamento crítico, reafirmando nosso compromisso com o futuro do país. O SESI Lab é um espaço que instiga reflexões relevantes para a sociedade, como a transição energética — um tema central para a Shell e vital para construirmos um amanhã mais sustentável” comenta Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação Externa e Marca da Shell Brasil.

A exposição Energia, Sou Watt?, em cartaz até 7 de setembro no SESI Lab, é parte do tema anual. Também está sendo ministrado um curso gratuito de 30 horas para profissionais da educação sobre energia e sustentabilidade. O Night Lab, evento voltado para o público adulto, terá energia como temática na edição de 5 de junho.

Sobre a Shell Brasil

Há 112 anos no país, a Shell Brasil é uma companhia de energia integrada, com participação nos setores de Petróleo e Gás, Soluções Baseadas na Natureza, Pesquisa & Desenvolvimento e Trading, por meio da comercializadora Shell Energy Brasil. A companhia está presente ainda no segmento de Biocombustíveis por meio da joint-venture Raízen, que no Brasil também gerencia a distribuição de combustíveis da marca Shell.

A Shell Brasil trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

Festival Energia 

Dias 4 e 5 de junho, a partir de 9h30 

SESI Lab – no antigo Touring, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto 

Evento gratuito, mediante retirada de ingressos

 

Confira a programação completa do Festival Energia:

Relacionadas

Leia mais

Exposição interativa no SESI Lab desafia visitantes sobre transição energética
SESI Lab é destaque no Jornal Hoje como o maior museu interativo do Brasil

Comentários