SESI lança nova temporada de competições de robótica

Estudantes deverão pensar em formas de aprimorar os processos de transporte e logística de mercadorias na edição 2021/2022 do FLL e FTC

Diretor de Operações do SESI, Paulo Mól, fala da importância dos torneios na formação dos jovens

“Quando falamos de transporte, falamos de um tema extremamente importante para o setor produtivo. Como transportar mais rápido e com menor custo? Eu fico cada vez mais impactado com os projetos e as soluções dos estudantes.”

Essas foram as palavras do Diretor de Operações do Serviço Social da Indústria (SESI), Paulo Mól, durante o lançamento nacional da temporada 2021/2022 das competições FIRST LEGO League Challenge (FLL) e FIRST Tech Challenge (FTC), nesta quarta-feira (29), pelo canal Sou Robótica, no YouTube.

Também fez parte do evento a diretora de Estratégia, ESG, Inovação e Transformação do Negócio da ArcelorMittal, Paula Harraca. Ela foi convidada pelo SESI para ser a embaixadora desta nova temporada da robótica e palestrou sobre o futuro do transporte e da logística.

“Acredito que a educação pautada na ciência seja o principal caminho para a transformação do Brasil. Para ampliar o campo de conhecimento, essa ciência inclui artes, design, teatro, cultura, entre outros. É essa a riqueza de conhecimentos que precisamos estimular”, defendeu Harraca.

A diretora da ArcelorMittal Paula Maria Harraca é embaixadora da nova temporada

Para os competidores da modalidade FLL, o tema da temporada 2021/2022 se chama Cargo Connect. Já no FTC, o tema é Freight Frenzy. Lançada mundialmente pela FIRST, a temporada explora o futuro do transporte e logística de pacotes e mercadorias.

O tema ganhou grande relevância com a pandemia do coronavírus; e, para a indústria, é essencial, já que a produção e a comercialização dependem dos processos logísticos. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos publicada em janeiro, 47% dos brasileiros passaram a fazer mais compras on-line durante a pandemia.

Além disso, as empresas estão investindo em novas tecnologias para atender à grande demanda. Inteligência artificial, realidade virtual, algoritmos inteligentes e 5G são algumas das soluções usadas para tornar a operação logística mais eficiente, ágil e rentável. Projeção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) mostra que profissionais de logística estão entre as carreiras que ganharam fôlego com a pandemia e deverão criar mais oportunidades de emprego.

A temporada 2021/2022 das competições FLL e FTC trará a percepção jovem ao tema. Desde o envio de pacotes em áreas rurais e urbanas até a entrega de ajuda em desastres por meio de trânsito aéreo de alta tecnologia, as equipes formadas por estudantes de escolas públicas, privadas e da rede SESI apresentarão formas de inovar o setor e tornar os processos mais rápidos, eficientes e inteligentes, de forma que empresas e consumidores sejam beneficiados.

  • Reveja o evento de lançamento da nova temporada da robótica:

Torneios da FIRST preparam jovens para o futuro com metodologia STEAM

As competições de robótica FLL e FTC foram criadas e são realizadas, mundialmente, pela organização sem fins lucrativos For Inspiration and Recognition of Science and Tecnology (FIRST). O intuito da organização é preparar jovens para o futuro por meio de competições e desafios socioeducativos que promovem a metodologia STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), além de estimular a autoconfiança, comunicação e liderança.

A modalidade FLL é destinada a jovens de 9 a 16 anos, de escolas públicas, privadas e da rede SESI. Os competidores integram equipes de duas a dez pessoas, supervisionadas por dois adultos, e constroem e programam robôs LEGO, que devem cumprir uma série de missões em um tapete oficial da FIRST. A equipe ainda é responsável por idealizar e criar um projeto de inovação com base no tema da temporada.

Jovens competindo na Torneio de Robótica FLL na edição City Shaper, em 2020

Na FTC, adolescentes de 14 a 18 anos podem participar das competições. Nesta modalidade, os competidores projetam, constroem e programam um robô de até 19kg, que é pilotado em uma arena para cumprir atividades diversas. Os jovens também devem executar atividades comuns para empresas reais, como estratégia de marketing, plano de responsabilidade social, vendas e engajamento com a comunidade local.

Ajustes no robô de até 19kg da categoria FTC

Disputando os torneios de robótica, os alunos se aproximam dos desafios do mercado de trabalho e desenvolvem competências nas áreas STEAM. Além disso, a base dessas competições são valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável.

No Brasil, o SESI é o operador oficial das competições FIRST. A nova temporada da FLL marcará uma década de realização dos torneios no país.

Temporada 100% on-line e reconhecimento internacional

A última temporada dos torneios FLL foi a RePLAY! – Esportes e brincadeiras para movimentar o corpo, que buscou reinventar e incentivar a prática de esportes e atividades físicas para evitar o sedentarismo e estimular a saúde.

Devido à pandemia da Covid-19, o SESI precisou reinventar a forma de realização dos torneios e lançou a primeira competição 100% remota, utilizando plataforma oficial desenvolvida pela FIRST, a Remote Event Hub (FIRST REH).

O primeiro Festival SESI de Robótica online contou com mais de 800 jovens de todo o Brasil distribuídos em 138 equipes, que enviaram mais de 173 horas de vídeos para que os 125 juízes voluntários pudessem avaliar.

As equipes ganhadoras também foram premiadas em torneios internacionais, tais como: o amistoso da FLL Open International Greece 2021, o prêmio de inovação Global Innovation Awards (GIA) e, por fim, o amistoso FTC Asia Pacific Open Championships 2021.

A Robótica tá ON!

Acompanhe as novidades da robótica aqui, na Agência de Notícias da Indústria, e nos perfis do Festival SESI de Robótica no Instagram e Facebook.

Relacionadas

Leia mais

A logística do futuro
SESI celebra 10 anos de torneios de robótica no Brasil
SESI promove torneio off season de FRC

Comentários