SESI promove torneio off season de FRC

Equipes formadas por estudantes do ensino médio podem se inscrever até a próxima terça-feira, 21 de setembro. Evento será remoto com desafio final e premiação em 7 de dezembro

Arena do FRC no Mundial de Houston em 2019

O Serviço Social da Indústria (SESI) irá promover uma competição off season da FIRST Robotics Competition (FRC), categoria mais complexa entre as competições de robótica da FIRST, em que alunos do ensino médio constroem e programam robôs de até 54 kg e 1,5 metro de altura.

Os juízes e técnicos das equipes podem se inscrever até a próxima terça-feira (21). Essa é a primeira vez que o SESI – operador das modalidades FIRST LEGO League Challenge (FLL) e FIRST Tech Challenge (FTC) no Brasil – realiza um torneio de FRC. A competição será remota, com o envio dos rounds e as avaliações em outubro e novembro.

INSCREVA-SE!

Serão avaliados os Desafios de Habilidades, Prêmios de Máquina, Prêmios Tradicionais e de Atributo de Equipe, além do Innovation Challenge. Haverá ainda uma última etapa, no dia do encerramento e premiação, em 7 de dezembro, com transmissão ao vivo no canal do YouTube Sou Robótica

As melhores equipes do Desafio de Habilidades competirão ao vivo, e também remotamente, em alianças. Confira o calendário e os regulamentos, e não perca os prazos!

Equipes brasileiras premiadas em competições internacionais 

Apesar de ser o primeiro torneio FRC realizado pelo SESI, as equipes brasileiras, da própria rede SESI e de outras escolas públicas e privadas, não são estreantes na modalidade. Em maio, cinco equipes brasileiras foram contempladas na premiação regional da América Latina da temporada 2020/2021.

•    FRC América Latina: brasileiros são premiados em competição de robôs gigantes

Essa temporada, chamada de Infinite Recharge, foi o 29º ano da FRC e contou com a participação de mais de 3,8 mil equipes, com 97 mil estudantes e 29 mil mentores de 34 países. O Brasil teve 16 times inscritos e a expectativa é de crescimento da comunidade FRC nos próximos anos.

Na última temporada, a equipe Nióbio levou as categorias Infinite Recharge at Home Challenge e Dean’s List

Na competição, que combina esporte, ciência e tecnologia, os alunos constroem e programam os robôs, para que eles realizem tarefas, como pegar e colocar o maior número de bolas no círculo. Nas arenas, a agilidade, o design e a quantidade de objetos transportados pelos dispositivos são quesitos avaliados pelos juízes. 

O trabalho das equipes, porém, começa meses antes, com a arrecadação de recursos para a inscrição e o desenvolvimento de uma marca. Os competidores também desenvolvem iniciativas de impacto social, para levar a sua comunidade ciência e tecnologia.

Com o objetivo de disseminar a FRC, o SESI capacitou, neste primeiro semestre, técnicos, juízes e estudantes, que já receberam o kit para a montagem do robô. Agora é se preparar para o novo desafio que vem por aí.

Relacionadas

Leia mais

FRC América Latina: brasileiros são premiados em competição de robôs gigantes
VÍDEO: Veja como foi o Campeonato Mundial de Robótica, nos Estados Unidos
#TBT: veja os momentos inesquecíveis da temporada 2020/2021 da robótica

Comentários