Seminário do SESI debate o futuro da educação e das cidades

Especialistas de vários países vão compartilhar experiências e ideias sobre métodos educacionais e a inovação na construção de cidades inteligentes

Como parte da programação do Festival SESI de Robótica, nesta sexta-feira (6), será realizado o Seminário Internacional SESI de Educação. O evento, no Pavilhão da Bienal de São Paulo, vai reunir especialistas do Brasil e do mundo para debater metódos educacionais para os estudantes e trabalhadores do futuro.

A professora Débora Garófalo, finalista do Global Teacher Prize, um dos mais importantes prêmios da área de educação no mundo, estará no painel Cultura Maker, por exemplo. Em 2019, ela foi considerada uma das melhores professoras do mundo, por desenvolver um projeto de robótica a partir de sucatas, em uma escola na periferia de São Paulo.

Além disso, atentos à forma como a robótica deixa os jovens cada vez mais conectados, outros especialistas também vão explicar os ensinamentos do dia a dia nas cidades, como pessoas inovadoras criam cidades inteligentes e como a arte inspira.

O evento é gratuito e aberto ao público. Mas para quem não puder comparecer, o seminário também será transmitido ao vivo no site oficial.

Confira a programação completa, a seguir, e faça a inscrição no site do Seminário Internacional SESI de Educação.

Horário Programação
9h - 9h30 Abertura com o diretor superintendente do SESI, Rafael Lucchesi
9h30 - 11h 

A experiência do fazer 

Moderadora: Renata Cafardo (Estadão);
Participantes: Rafael Lucchesi (SESI) e Iberê Thenório (Manual do Mundo).

Como a cultura do "Faça Você Mesmo" traz novas perspectivas para o futuro do trabalho. 

11h - 12h30

Painel 1: Cultura Maker

Moderadora: Maria Antonia Goulart (MEC);
Participantes: Sérgio Gotti (SESI); Débora Garófalo (finalista do prêmio Global Teacher Prize); Lucas Lima (engenheiro mecânico); e Bernardo Riedel (UFMG);

A cultura maker no dia a dia. Novas perspectivas e promoção da transformação nos ambientes.

13h30 - 15h

Painel 2: A cidade é uma escola

Moderadora: Pilar Lacerda (Fundação SM);
Participantes: Macaé Evaristo (professora e assistente social); Chiqui Gonzalez (ministra de inovação e cultura da Província de Santa Fé); e Natacha Costa (diretora geral da Associação Cidade Escola Aprendiz);

A educação pressupõe integrar a escola à cidade, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais além dos muros das escolas. 

15h - 16h30

Painel 3: Pessoas inovadoras para cidades inteligentes

Moderadora: Maria Antonia Goulart (MEC);
Participantes: Felipe Morgado (SENAI); Roberto Andrés (UFMG); Stella Hiroki (PUC - SP); e Beatriz Goulart (arquiteta e urbanista);

Novos parâmetros para a educação e para as cidades. O gerente executivo de Educação Profissional e Tecnológica e os três arquitetos trazem experiências e provocações sobre o desenho de cidades inteligentes.

16h30 - 17h 

A arte para inspirar pessoas

Victor Wooten - músico, educador e palestrante;

A arte na construção de massa crítica. Victor Wooten, cinco vezes ganhador do prêmio Grammy, relata um aspecto importante: na música e na cultura maker, a prática e o erro são fundamentais para o processo de aprendizagem e desenvolvimento. 

 

São Paulo receberá o maior festival de robótica do Brasil

Após meses de treino, mais de 1.500 competidores vão se reunir no Pavilhão da Bienal de São Paulo nos dias 7 e 8 para a maior competição de robótica do Brasil. 

Organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), o Festival SESI de Robótica classifica as melhores equipes para torneios internacionais. Entre eles, o World Festival, a copa do mundo de robótica que será realizada em abril, em Houston (EUA).

Além disso, os visitantes poderão participar de atividades como o Espaço ACESSE (Arte Contemporânea e Educação em Sinergia no SESI), onde será possível criar projetos autorais ou selecionar dentro de opções como máquina de desenhar, quebra-cabeça infinito, labirinto gude, óculos de realidade virtual, e muito mais. 

O evento é gratuito e aberto ao público durante todos os dias. 

Acompanhe a cobertura completa do Festival SESI de Robótica 

Tudo sobre a temporada 2019/2020 do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League (FLL), do Torneio SESI de Robótica FIRST Tech Challenge (FTC) e do Torneio SESI F1 in Schools você encontra na Agência CNI de Notícias e nos perfis do Torneio no Instagram e Facebook.

Relacionadas

Leia mais

5 coisas que você vai ver no Festival SESI de Robótica
VÍDEO: Vem aí o Festival SESI de Robótica
#PARTIUSP! Confira as equipes classificadas para o Festival SESI de Robótica

Comentários