FRC: saiba mais sobre a modalidade conhecida como a olimpíada de robôs

Equipes com mais de 10 estudantes do ensino médio desenvolvem e competem com robôs de até 55 kg e 1,5 metro de altura. Modalidade mistura esporte, ciência e tecnologia

Como nas outras modalidades de competição da FIRST, os valores respeito e cooperação entre os competidores são valorizados

Uma arena com missões a cumprir, como acertar a bola no alvo, mover objetos, agarrar em barras e até mesmo escalar. Lembra uma gincana, mas, nesse caso, a brincadeira é séria, envolve meses de trabalho, muita programação e engenharia. E quem cumpre as missões não são pessoas, pelo menos não diretamente. São robôs semiautônomos de porte industrial, com até 55 kg e 1,5 metro de altura, construídos e comandados por estudantes.

A FIRST Robotics Competition (FRC) é conhecida como a olimpíada da robótica. A competição internacional da organização sem fins lucrativos FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) combina a adrenalina dos esportes com o rigor da ciência e da tecnologia. Alunos do ensino médio formam equipes compostas por, pelo menos 10 estudantes, que, com apoio de técnicos e mentores, constroem um robô para enfrentar o desafio da temporada na arena.

Para o desenvolvimento do robô, o time trabalha com um kit básico e tem liberdade para usar a criatividade, desde que utilize o mesmo sistema de controle e respeite as regras que limitam tamanho, peso, quantidade máxima de motores, atuadores e alguns materiais. Os competidores precisam ainda levantar fundos, desenvolver uma marca e realizar alguma iniciativa com a comunidade relacionada à ciência e à tecnologia.

Há competições regionais em vários países e os campeões se classificam para o mundial, nos Estados Unidos. O Brasil já tem equipes de tradição e com ótimos resultados nos torneios internacionais, e, neste ano, pela primeira vez, o Serviço Social da Indústria (SESI) realiza uma disputa off season. Os estudantes gravaram os rounds e haverá um Desafio de Habilidades (focado no desempenho do robô) remoto e a premiação ao vivo no dia 7 de dezembro.

Como as outras modalidades da FIRST, FIRST LEGO League Challenge (FLL) e FIRST Tech Challenge (FTC), os valores Gracious Professionalism e Coopertition, que tratam de respeito e cooperação entre as equipes, são bastante valorizados. E cada temporada tem um tema. Devido à pandemia, a competição 2020, denominada Infinite Recharge foi repetida em 2021.

Outra peculiaridade da FRC é que as partidas na arena ocorrem no formato de alianças, divididas em dois momentos, a classificatória e a eliminatória ou playoffs. Na etapa classificatória, as alianças são formadas de forma aleatória, sempre com três equipes contra outras três - os seis robôs cumprem as missões na arena juntos.

Nas etapas eliminatórias, que são as quartas de final, semifinal e finais, as melhores equipes ranqueadas escolhem outras duas equipes para serem aliadas. Além do prêmio principal da competição, há diversos outros, como Design Industrial, Excelência em Engenharia, Empreendedorismo e o Chairman's Award, para reconhecer um time modelo que melhor incorpora os valores da FIRST.

Relacionadas

Leia mais

FRC América Latina: brasileiros são premiados em competição de robôs gigantes
SESI celebra 10 anos de torneios de robótica no Brasil
Escolas públicas, ONGs e equipes de garagem marcam presença em torneios de robótica

Comentários