Ainda tem R$ 8 milhões! Confira nova chamada Smart Factory do SENAI e da Finep

Projetos de PD&I em transformação digital podem ser submetidos até sexta-feira (4). Iniciativa integra o programa Brasil Mais Produtivo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançaram uma segunda chamada da categoria B+P Smart Factory – FINEP 2025, com R$ 8,5 milhões disponíveis para o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas à indústria 4.0. O prazo para submissão dos projetos vai até esta sexta-feira (4). 

As propostas podem incluir desenvolvimento tecnológico, engenharia de produto, fabricação de cabeça de série, produção de lote piloto, avaliações em ambiente operacional e testes funcionais para certificação, homologação e controle de qualidade de novos serviços, produtos ou processos com foco na futura comercialização. 

Além disso, os projetos devem ser testados na prática em ambientes reais, para provar o impacto direto na competitividade das empresas participantes. A expectativa é promover a inserção dessas inovações no mercado, para fortalecer a neoindustrialização e a transformação digital das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). 

A iniciativa integra a Plataforma Inovação para a Indústria, dentro da modalidade de transformação digital do programa Brasil Mais Produtivo (B+P). 

Sobre a Smart Factory 

A categoria Smart Factory seleciona e executa projetos colaborativos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) para digitalização de MPMEs industriais. Veja como participar:

As iniciativas são realizadas em parceria com os Institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia, em colaboração com empresas fornecedoras de tecnologias - como máquinas, equipamentos e sistemas - com o objetivo de desenvolver e testar soluções aplicáveis a MPMEs, proporcionando ganhos concretos de produtividade para a indústria nacional. 

Sobre o Brasil Mais Produtivo 

O Brasil Mais Produtivo é uma iniciativa do Governo Federal voltada ao aumento da produtividade e competitividade das micro, pequenas e médias empresas brasileiras. 

Com coordenação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o programa é executado em parceria com instituições como SENAI, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

A proposta é oferecer soluções práticas, como consultorias especializadas, capacitações e acesso a tecnologias digitais, com foco em melhoria de processos, redução de desperdícios e inovação nas empresas. 

Relacionadas

Leia mais

Jornada de Inovação percorrerá Brasil em busca de tecnologias para transição ecológica e digital
SENAI-MS conquista patente com biocombustível inovador e FIEMA fortalece indústria local
SENAI, Universidade Tsinghua e Envision Energy negociam cooperação em sustentabilidade e formação profissional

Comentários