SENAI reúne empresários, governo e especialistas para discutir modelo de educação profissional

Evento reunirá cerca de 200 pessoas para discutir o melhor modelo de educação profissional, a fim de estimular o desenvolvimento econômico e social do Brasil

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) reunirão, na próxima sexta-feira (11), cerca de 200 pessoas, entre especialistas estrangeiros, industriais e formadores de políticas públicas do Ministério da Educação e do Congresso Nacional para discutir o melhor modelo de educação profissional para estimular o desenvolvimento econômico e social do Brasil. O evento Diálogos: Os Caminhos para a Educação do Futuro será realizado no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, durante a Olimpíada do Conhecimento 2016 .

No período da manhã, as discussões serão divididas em três painéis em formato talkshow:

  • A Educação Profissional como Estratégia para o Aumento da Produtividade e o Crescimento do País;
  • O Futuro do Trabalho: o Desenvolvimento de Competências para a Indústria 4.0;
  • A Aprendizagem Profissional no Mundo e os Desafios Enfrentados no Brasil.

O resultado servirá de insumo para a revisão do Mapa Estratégico da Indústria , documento com as prioridades da indústria para o atual governo e para as eleições presidenciais em 2018. À tarde, os participantes vão visitar a Olimpíada do Conhecimento, a maior competição de educação profissional das Américas.
 

PAINEL I - O primeiro painel, às 9h, vai tratar sobre como mudanças na economia interferem no sistema educacional. Também fará parte das discussões os investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento feito pelos países desenvolvidos, que exigem mão-de-obra extremamente qualificada, e a crescente demanda por profissionais qualificados nos países em desenvolvimento. Durante essa primeira parte, serão apresentadas estatísticas que mostram que quanto maior a escolaridade maior o salário

Participantes:

  • Fernando Vargas, especialista em Formação Profissional da Cinterfor, da Organização Internacional do Trabalho;
  • Simon Schwartzman, presidente do Instituto de Estudos do Trabalho
  • Moderação: Antônio Gois, jornalista de O Globo.

 

PAINEL II - No segundo painel, às 10h20, especialistas internacionais vão abordar as competências exigidas pela Indústria 4.0. Será uma aula sobre o futuro do trabalho. A indústria 4.0 permite a automação e a integração de todas as etapas de produção e exige trabalhadores críticos, flexíveis, qualificados e, principalmente, abertos a novos aprendizados. Para o SENAI, com a indústria 4.0, será preciso repensar os sistemas educacionais, integrar conhecimentos, estimular a colaboração entre o público e o privado e, principalmente, provocar uma maior integração entre as indústrias.

Claudio Moura Castro, especialista em Educação, vai participar de painel sobre modelo de ensino técnico no Brasil

Participantes:

  • Holgar Kohl, do Instituto Fraunhofer;
  • Thomas Roemer, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT);
  • Rodrigo Custodio, do Roland Berger.

 

PAINEL III - O terceiro painel, às 11h30, vai debater as reformas necessárias para aproximar o programa de aprendizagem do Brasil às necessidades das empresas a partir das experiências internacionais. A Alemanha é um dos exemplos a serem acompanhados de perto. Apesar da crise na Europa, o país mantém o desemprego em níveis baixos, cerca de 6%. Isso acontece, em parte, devido ao sistema "dual" de ensino, um modelo de ensino profissional em que os alunos praticam o que aprenderam em centros de treinamentos dentro das fábricas, e saem prontos para o mercado de trabalho. No Brasil, a Lei de Aprendizagem foi criada com o objetivo de permitir que os jovens possam combinar o trabalho e o estudo. No entanto, há melhorias a serem feitas.

Participantes:

  • Adriana Roman Muniz, a gerente sênior de Recursos Humanos da BASF América do Sul;
  • Claudio Moura Castro, especialista em Educação.


OC2016 – A nona edição da Olimpíada do Conhecimento reunirá 1.200 estudantes em uma estrutura montada ao lado do ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Além da competição principal, que contempla sete desafios multidisciplinares, haverá outras provas: desafios individuais, Avaliação Prática do Estudante, Inova SENAI e o Festival SESI de Robótica FLL.

Realizada de dois em dois anos pelo SENAI e pelo SESI, o evento reune jovens que fizeram ou estão concluindo cursos técnicos ou de aprendizagem profissional do SENAI ou dos Institutos Federais, estudantes do SESI e de escolas públicas.

Com provas que exigem habilidade técnica e conhecimento sobre o mercado de trabalho, a competição tem novos desafios que envolvem muita criatividade. Durante os quatro dias de torneio, os estudantes serão provocados a apresentar soluções e produtos para empresas e para a comunidade, além de participar de provas individuais que exigem precisão e raciocínio rápido.

SAIBA MAIS
Olimpíada do Conhecimento 2016
Quando: de 10 a 13 de novembro
Onde: Ginásio Nilson Nelson (estacionamento e parte interna) – Brasília / DF
Horário de visitação: 9h às 17h (todos os dias)
Acesse o site oficial
ENTRADA GRATUITA

Relacionadas

Leia mais

Abertura da Olimpíada do Conhecimento reafirma poder transformador da educação
SENAI é referência internacional em desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho
Saiba quais serão as 10 ocupações técnicas mais procuradas até 2020

Comentários