Abertura da Olimpíada do Conhecimento reafirma poder transformador da educação

Depoimentos de estudantes do SENAI e do SESI na cerimônia de abertura da Olimpíada do Conhecimento mostram como a educação e uma profissão transformam a vida das pessoas

"Vocês mostrarão que todas as escolas do SENAI estão preparadas para formar jovens profissionais muito competentes” - Robson Braga de Andrade

Depoimentos de estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Social da Indústria (SESI) sobre como a educação e uma profissão transformam a vida das pessoas marcaram a cerimônia de abertura da Olimpíada do Conhecimento . “Nunca desista dos seus sonhos”, recomendou o empresário paranaense Sérgio Fagundes às 6 mil pessoas que lotaram o Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, na tarde desta quarta-feira (9).

Segundo ele, todos os sonhos são possíveis para quem estuda e tem uma profissão. Dono da Insight Energy, especializada em reparação e fabricação de componentes para geradores de energia elétrica em Londrina, no Paraná, Fagundes foi catador de lixo na infância para ajudar na manutenção da família. Aos 14 anos, entrou num curso de educação profissional de eletricidade no SENAI em Londrina. “Foi ali que a minha vida começou a mudar”, contou ele. Em 2006, Fagundes formou-se em Engenharia Elétrica e, hoje, sua empresa fatura cerca de R$ 6 milhões ao ano.

Marcelo Tas e Sérgio Fagundes

Depois da participação de Fagundes, outros depoimentos, apresentados em vídeo, deixaram claro o valor da educação. O embaixador da Olímpiada do Conhecimento, Marcelo Tas, que foi o mestre de cerimônias, também destacou sua ligação com a educação e, entre outras recordações de infância, mostrou a foto do avó inaugurando a primeira escola de Ituverava, no interior de São Paulo.

SAUDAÇÕES AOS COMPETIDORES - O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade , desejou sorte a todos os 1.200 competidores desta edição da Olimpíada do Conhecimento. “Na competição vocês mostrarão o seus talentos e defenderão os seus estados. Mostrarão, sobretudo, que todas as escolas do SENAI estão preparadas para formar jovens profissionais muito competentes”, disse Andrade.

Ao saudar os competidores, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, disse que a Olimpíada do Conhecimento é o retrato do Brasil que todos querem. “Que todos os jovens brasileiros tenham o sucesso que vocês têm”, afirmou. Para o diretor-geral do SENAI e diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, todos os competidores são campeões. “Vocês são a semente de inspiração para o futuro do Brasil”, destacou.

A cerimônia terminou com o juramento olímpico feito pelo competidor Wanderson Teixeira de Oliveira, que representa o Distrito Federal, no desafio da Casa Popular Inteligente, e pela avaliadora Juliana Favero, do SENAI de Santa Catarina.

O diretor-geral do SENAI declara aberta a Olimpíada do Conhecimento 2016

PROVAS E VISITAÇÃO – A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. Neste ano, o torneio reúne 1.200 competidores de todo o país. As provas começarão nesta quinta-feira (10) na área externa do Ginásio Nilson Nelson, em Brasília. A visitação é gratuita e está aberta ao público das 9h às 17h. Acesse o site oficial da OC2016 para todas as informações sobre o evento.

Leia também

Relacionadas

Leia mais

Olimpíada do Conhecimento promove palestras gratuitas e apresenta tecnologias do futuro
7 motivos para visitar a Olimpíada do Conhecimento 2016
Olimpíada do Conhecimento 2016 reúne os melhores alunos da educação profissional do país

Comentários