Saiba quais serão as 10 ocupações técnicas mais procuradas até 2020

Mapa do Trabalho Industrial 2017-2020 indica que a indústria terá de qualificar 13 milhões de trabalhadores, nos próximos quatro anos, em ocupações do setor

Até 2020, a busca por técnico em Eletrônica será grande em diversos segmentos

A indústria terá de qualificar 13 milhões de trabalhadores, nos próximos quatro anos, em ocupações do setor. A conclusão é do estudo Mapa do Trabalho Industrial 2017-2020, produzido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Desse total, segundo a pesquisa, 1,8 milhão de profissionais de ocupação técnica serão requisitados para trabalhar na indústria no período. Quer saber quais serão os mais demandados? Confira na lista abaixo:

1. Programador de produção: 156.569 vagas
O programador de produção será a ocupação técnica mais requisitada pela indústria brasileira até 2020. Este profissional é responsável pela gestão da produção nas indústrias, preservando os requisitos de qualidade e consumo de acordo com procedimentos técnicos e normas de saúde, segurança e preservação ambiental.

2. Técnico em Eletrônica: 125.636 vagas
O técnico em Eletrônica pode trabalhar em diversos segmentos da indústria, como em manufatura. Além disso, ele também tem espaço em montadoras, centros de desenvolvimento e pesquisa, e empresas de energia. Este profissional é responsável por desenvolver, integrar e fazer manutenção de circuitos e sistemas eletrônicos.

Leia todas as notícias da Olimpíada do Conhecimento 2016. Clique aqui

3. Técnico em Eletrotécnica: 85.485 vagas
O técnico em Eletrotécnica tem formação para trabalhar nas mais diversas áreas da indústria: materiais elétricos, mecatrônica, informática e telecomunicações e utilidades domésticas. As empresas de Eletroeletrônica estão entre as que mais investem em pesquisa e desenvolvimento. A popularização de celulares, tablets e televisores de alta definição influenciam na maior procura desse profissional. Conheça mais sobre a profissão .

4. Técnico em Segurança do Trabalho: 76.646 vagas
O Técnico em Segurança do Trabalho é responsável por desenvolver estratégias para prevenir acidentes e doenças ocupacionais e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. Por isso, este profissional é necessário em qualquer indústria que investe em gestão de riscos, sistemas de segurança e meio ambiente da empresa.

5. Técnico em Informática: 74.437 vagas
Se você já não consegue mais viver sem computador ou celular, imagine as indústrias. O técnico em Informática é capaz de programar e testar softwares, que podem melhorar a produção das empresas, por exemplo, diminuindo o consumo de energia, recursos e matérias primas.

6. Técnico em Telecomunicações: 49.323 vagas
A expansão do acesso à Internet e da utilização de celulares faz surgir empresas dedicadas ao planejamento, instalação e manutenção de sistemas de telefonia móvel e de comunicação, por exemplo. O técnico em Telecomunicações implanta e opera equipamentos de redes e sistemas de telecomunicações, mantendo-os em funcionamento e faz a manutenção de equipamentos. Conheça mais sobre a profissão.


7. Colorista: 30.516 vagas
O colorista é responsável por desenvolver cores em laboratório. Eles implementam receitas de cores para produção de artigos têxteis, do vestuário, couros e papéis, além de controlar a qualidade dos processos de estamparia, impressão e tingimento.

8. Técnico em Manutenção de Máquinas Industriais: 19.228 vagas
Este técnico é responsável por executar os processos de mecânica de manutenção de máquinas industriais. Além disso, o profissional pode trabalhar em empresas do ramo de fabricação de máquinas e equipamentos; de produtos têxteis; de máquinas, aparelhos e materiais elétricos e muitos outros.

9. Técnico em Alimentos: 18.804 vagas
Este profissional trabalha com a produção, conservação e qualidade de alimentos. Eles também supervisionam os processos produtivos e de distribuição e verificam condições de ambiente, de equipamentos e de produtos. Além disso, também podem participar de pesquisa para melhoria, adequação e desenvolvimento de novos produtos para as empresas.

10. Técnico em Mecânica: 17.446 vagas
O técnico em Mecânica exerce atividades relacionadas à construção, montagem, manutenção e reparos de equipamentos que funcionam mecanicamente. Este profissional também pode inspecionar e analisar insumos e produtos, supervisionar o controle de equipamentos, planejar ações de manutenção e fazer estudos de melhoria de desempenho de máquinas e equipamentos ou de racionalização de processos.

OS CURSOS - Só em novembro, o SENAI abriu mais de 32 mil vagas para cursos em todo o Brasil. Há vagas em cursos de formação inicial, qualificação profissional, técnico, superior e muito mais. Confira o levantamento de vagas do SENAI, descubra quais as opções de seu estado e escolha a melhor para a sua carreira profissional.

OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO - Se você quer conhecer mais de perto as opções técnicas que a indústria oferece, participe da Olimpíada do Conhecimento 2016, em Brasília. A maior competição de educação profissional das Américas será realizada de 10 a 13 de novembro, numa estrutura montada ao redor do Ginásio Nilson Nelson. A entrada é gratuita! Saiba tudo sobre a disputa no site oficial da OC2016 .

Relacionadas

Leia mais

SENAI abre mais de 32 mil vagas para cursos pagos e gratuitos em novembro
Indústria precisa qualificar 13 milhões de trabalhadores até 2020
Olimpíada do Conhecimento 2016 reúne os melhores alunos da educação profissional do país

Comentários