Próximo presidente da República deve priorizar a redução da cumulatividade de impostos, dizem empresários

A sondagem foi feita com os presidentes das 44 Associações Nacionais Setoriais, que integram o Fórum Nacional da Indústria (FNI)

Reduzir a cumulatividade dos tributos e simplificar o sistema tributário são as medidas mais urgentes que o próximo presidente da República deve priorizar na opinião de 29 presidentes de associações industriais ouvidos em levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A instituição questionou quais projetos os empresários consideram prioritários para elevar a competitividade do país - dentro dos cerca de 40 que a CNI está trabalhando para entregar aos candidatos à Presidência em encontro que promoverá no mês de julho, em Brasília.

A sondagem foi feita com os presidentes das 44 Associações Nacionais Setoriais, que integram o Fórum Nacional da Indústria (FNI), órgão colegiado da CNI que atua na formulação de estratégias sobre matérias de interesse da indústria e da economia brasileira.

Em segundo lugar na lista de prioridades, os presidentes de associações apontaram a necessidade de modernização das relações trabalhistas (veja relação ao fim do texto). A redução do custo tributário do investimento e o desenvolvimento de uma estratégia de reforma do sistema tributário aparecem em terceira e quarta posição. Em quinto lugar apareceu a necessidade de aumentar a qualidade da educação básica voltada para o mundo do trabalho. Também foram apontados como urgentes a necessidade de diversificar e dar mais segurança à matriz energética brasileira; o aumento da previsibilidade e da estabilidade macroeconômica do país por meio da revisão das regras fiscais; e a integração dos eixos logísticos de transporte de cargas.

MAPA ESTRATÉGICO DA INDÚSTRIA - Os projetos são divididos em dez áreas diferentes, consideradas os dez fatores-chave capazes de tornar o Brasil mais competitivo, segundo definição do Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022, documento construído pela CNI em parceria com 500 representantes empresariais para definir as ações necessárias para o Brasil crescer mais e melhor.

O estudo Competitividade 2013 da CNI mostra que, de 15 países com nível de desenvolvimento semelhante, o Brasil só é mais competitivo que a Argentina.

LISTA DE PRIORIDADES, SEGUNDO OS EMPRESÁRIOS:
1ª- Redução da cumulatividade e simplificação do sistema tributário

2ª- Modernização trabalhista
3ª- Custo tributário do investimento
4ª- Estratégia tributária
5ª- Educação para o mundo do trabalho
6ª- Matriz energética
7ª- Melhoria da gestão fiscal
8ª- Eixos logísticos

OS CERCA DE 40 PROJETOS SÃO DE DEZ ÁREAS DIFERENTES (considerados os dez fatores-chave capazes de elevar a competitividade do país):

* Educação
* Ambiente macroeconômico
* Eficiência do Estado
* Segurança jurídica e burocracia
* Desenvolvimento de mercados
* Relações de trabalho
* Financiamento
* Infraestrutura
* Tributação
* Inovação e produtividade

Relacionadas

Leia mais

SENAI abre laboratórios para projetos inovadores a partir do segundo semestre
VÍDEO: O Minuto da Indústria mostra que os brasileiros querem candidatos à Presidência da República honestos

Comentários