SENAI abre laboratórios para projetos inovadores a partir do segundo semestre

SENAI vai oferecer a estrutura da instituição para a prototipagem de produtos

Na fase inicial, os laboratórios poderão ser usados por até dois meses, sem custo

Empreendedores com boas ideias poderão se candidatar para desenvolver projetos inovadores em laboratórios do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) a partir do segundo semestre deste ano. O programa Laboratório Aberto – SENAI vai oferecer a estrutura da instituição para a prototipagem de produtos – etapa fundamental em processos de inovação, que dá forma à ideia desenhada na prancheta. Esta é mais uma ação do conjunto de iniciativas do SENAI e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para estimular a cultura da inovação no setor industrial. 

Na fase piloto, serão selecionados 20 projetos, por meio de edital, orçados em até R$ 50 mil cada um. Os empreendedores poderão usar os laboratórios por até dois meses, sem custo. Ao fim desse período experimental, o Laboratório Aberto será mais um serviço oferecido pelo SENAI aos interessados em inovar, mediante pagamento de diárias ou horas de uso, como um aluguel. No primeiro momento, a rede contará com dez laboratórios localizados no Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. A seleção foi feita pelo SENAI com apoio de equipe do Centro de Performance Industrial (IPC) do Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT). 

Atualmente, no Brasil, o empreendedor que quer investir em inovação precisa contar com a boa vontade de laboratórios de universidades, centros de pesquisa e ensino, ou adquirir equipamentos necessários e contratar os profissionais – um processo mais caro e burocrático, que implica em endividamento e diminui as chances de sucesso. “O projeto do Laboratório Aberto vai permitir os selecionados usar a estrutura dessa rede, com apoio dos nossos profissionais, com liberdade para criar e experimentar até que o produto e o modelo de negócio estejam maduros para enfrentar o mercado”, explica Jefferson Gomes, gerente executivo da Unidade de Tecnologia Industrial do SENAI. 

LEIA TAMBÉM

Inovação é principal fator de competitividade para a indústria brasileira

Relacionadas

Leia mais

SENAI lança plataforma e cursos gratuitos de indústria 4.0 para empresas
Metade dos 26 projetos selecionados pelo Edital SENAI SESI de Inovação foi apresentada por startups
SESI e SENAI inauguram nova escola-fábrica no interior de Rondônia na próxima terça (6)

Comentários