SENAI do Paraná inaugura nesta sexta (18) Instituto que vai atuar com projetos de automação e inteligência artificial

Instituto SENAI de Tecnologia da Informação e Comunicação, em Londrina, ganha oito laboratórios. O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, participa da cerimônia de inauguração

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, participa, nesta sexta-feira (18), em Londrina, no Paraná, das atividades da Semana da Indústria 2018 da região Norte do estado. Promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), a programação será marcada pela inauguração das novas instalações do Instituto SENAI de Tecnologia da Informação e Comunicação. 

Com a unidade, o Sistema FIEP amplia a estrutura do SENAI no município. Resultado de um investimento de R$ 8 milhões, o novo Instituto SENAI de Tecnologia da Informação e Comunicação terá mais de 2.800 metros quadrados para atendimento a demandas nas áreas de tecnologia da informação e automação industrial para todos os setores da indústria.

O instituto ganha oito novos laboratórios, que vão permitir atuação em consultorias e assessorias em diversas áreas, como gestão e governança de TI, projetos de automação e sistemas inteligentes para a Indústria 4.0, inteligência artificial, mineração de dados e eficiência energética, entre outras. Também vai atuar em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para novos produtos e serviços. E na certificação de pessoas por meio de seus cursos técnicos, de qualificação, aperfeiçoamento e, o mais recente, que teve início em fevereiro, curso superior de Engenharia de Software.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - Na mesma solenidade, será lançado  o HUB de Inteligência Artificial. Atuando junto com o Instituto SENAI de Tecnologia da Informação e Comunicação, ele terá como missão promover a adoção das tecnologias de inteligência artificial pelo setor industrial paranaense e brasileiro. A intenção é que seja um ente para prospectar, aglutinar, distribuir e gerenciar, em uma rede de parceiros nacionais e internacionais, as demandas de inteligência artificial da indústria. O HUB também terá uma aceleradora para o desenvolvimento de novos empreendimentos relacionados às tecnologias de inteligência artificial.

Além de Londrina, a programação da Semana da Indústria 2018 já passou pelos municípios de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, dia 7; Francisco Beltrão, no Sudoeste, dia 9; Marechal Cândido Rondon, no Oeste, dia 10; e Umuarama, no Noroeste, dia 11. As atividades serão encerradas no dia 21, em Curitiba.

Relacionadas

Leia mais

Instituto de Inovação do SENAI CETIQT terá novo endereço
Instituto SENAI de Inovação no sul de Minas apoiará o desenvolvimento do setor elétrico
SENAI do DF capacita catadores de materiais recicláveis

Comentários