Institutos SENAI de Inovação lançam novo site

Plataforma apresenta cada um dos 21 institutos já operacionais, suas áreas de atuação e soluções ágeis e inovadoras oferecidas sob medida às necessidades da indústria

O novo site explica as áreas de atuação de cada unidade e os serviços oferecidos

Os Institutos SENAI de Inovação, centros de pesquisa aplicada com objetivo de gerar soluções ágeis e inovadoras sob medida às necessidades da indústria, estão com novo site. A plataforma apresenta cada um das 21 unidades operacionais, localizadas em todas as regiões do país, com dados sobre infraestrutura, laboratórios, principais equipamentos, segmentos de mercado atendidos, empresas parceiras e premiações. Até 2018, serão 25 institutos em operação, espalhados em 12 estados.

O novo site explica as áreas de atuação de cada unidade e os serviços oferecidos. Com foco de atuação em pesquisa aplicada, os Institutos SENAI de Inovação empregam conhecimento para desenvolver novos produtos e soluções customizadas ou ideias que geram oportunidades de negócios. Eles atuam desde a etapa pré-competitiva da inovação - momento em que nascem conceitos para novos produtos e aplicações -, até a etapa de prototipagem e produção piloto do novo produto.

REDE - Os institutos são organizados em rede, de forma complementar e multidisciplinar. Dessa forma, quando um desafio é apresentado pela indústria, especialistas de várias unidades são reunidos em equipe na busca de uma solução inovadora. Esses agrupamentos podem se dar de duas formas: grupos tecnológicos e alianças de mercado.

Os grupos tecnológicos reúnem institutos com competências similares, com o objetivo de estreitar a relação com centros de pesquisa científica ou tecnológica. No novo site, é possível conhecer cada um dos quatro grupos - Tecnologias Químicas, Tecnologias em Processamento de Materiais, Tecnologias em Materiais e Estruturas, Tecnologias Eletrônicas e Digitais - e seus principais projetos inovadores.

Entre esses projetos, estão: tinta automotiva com propriedade self-healing, que regenera arranhões automaticamente; bateria lítio-ar com tecnologia nacional; sistema automatizado para aplicação de pintura em grandes superfícies planas e verticais; protótipos de implantes para boca e maxilar criados por impressão 3D com ligas de titânio; sistema de sensores ópticos que identificam o estado nutricional da lavoura e realizam a aplicação localizada de fertilizante; sistema que identifica vazamentos de água e monitora o consumo, e teste rápido de colesterol por dois métodos - dispositivo eletrônico de medição e tira reativa descartável.

As alianças de mercado reúnem institutos com afinidade temática para atender à indústria com soluções multidisciplinares que respondam a temas emergentes e tendências globais. O site dos Institutos SENAI de Inovação traz informações sobre a aliança Indústria+Avançada, cujo objetivo é introduzir técnicas da manufatura avançada em pequenas e médias empresas brasileiras. É possível conhecer sete projetos-pilotos que já estão em desenvolvimento em dois temas de atuação: digitalização e conectividade.

HISTÓRIA - A nova plataforma na internet tem outra novidade: ela conta a história da rede de institutos de inovação, desde o surgimento da ideia de sua criação até o credencimento de algumas unidades junto à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), para operar um modelo mais ágil de execução de projetos. O novo site apresenta também o modelo de governança da rede, que envolve atores internos (Comitê de Governança Deliberativo) e externos (Comitê Técnico Consultivo) ao Sistema Indústria. Visite o site agora mesmo!

SAIBA MAIS - A Agência CNI de Notícias veiculou, em junho, uma série de reportagens especiais sobre os Institutos SENAI de Inovação. Confira!

Relacionadas

Leia mais

Portal da Indústria estreia site sobre o projeto Indústria 2027
Institutos SENAI de Inovação ganham nova sede em Santa Catarina
Solução para crise no transporte rodoviário de carga passa por mais fiscalização no setor

Comentários