O Serviço Social da Indústria (SESI) sedia, nos dias 3 e 4 de julho, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo, um encontro para debater a qualidade hospitalar. A oficina conta com a participação de representantes de hospitais e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e tem como objetivo discutir as fichas técnicas dos indicadores apresentados pelo Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar (PM-Qualiss), uma iniciativa da ANS.
Durante a oficina, os participantes terão a oportunidade de compartilhar experiências com profissionais dessas instituições, por meio de relatos de práticas bem-sucedidas, dificuldades enfrentadas e soluções adotadas nas unidades hospitalares, para que haja um alinhamento técnico e reporte adequado dos indicadores ao PM-Qualiss.
“A divulgação desses dados de saúde é importante para proporcionar maior transparência aos contratantes e operadoras de planos privados sobre a qualidade dos serviços hospitalares. Esperamos que, com os indicadores consolidados, ocorra um benchmarking entre os hospitais, assim como o aprimoramento das ferramentas de gestão hospitalar, para beneficiar os usuários com serviços mais seguros, eficientes e eficazes dos planos de saúde”, destaca Thiago Taho, gerente de Inovação em Saúde do SESI Nacional.
Acordo de cooperação técnica entre SESI e ANS
O trabalho é resultado de um acordo de cooperação técnica entre SESI e ANS, que tem como objetivo promover o intercâmbio de informações para desenvolver ações de prevenção de riscos e promoção da saúde no ambiente de trabalho industrial, com foco específico no enfrentamento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), por meio de planos de saúde corporativos.
Atualmente, a parceria está na fase de validação dos dados da metodologia e acuracidade dos indicadores inseridos no Sistema de Indicadores Hospitalares (SIHOSP), para reforçar a importância da qualidade e consistência das informações reportadas.
Monitoramento da qualidade hospitalar
O Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar (PM-Qualiss) é uma iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que incentiva a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos hospitais brasileiros na saúde suplementar. No PM-Qualiss, que tem adesão voluntária, a avaliação e o monitoramento dos hospitais são feitos por meio de 14 indicadores de qualidade, como taxa de mortalidade e tempo médio de permanência na emergência.