Quem realmente quer consegue, basta correr atrás dos seus sonhos, afirma o criador do canal AuthenticGames

Gritaria, correria e uma sala lotada de crianças. Foi assim que Marco Túlio, criador do canal do canal do YouTube AuthenticGames ; e os Irmãos Piologo, criadores do Mundo Canibal , foram recebidos no painel sobre App e Games
Os Irmãos Piologo, do Mundo Canibal, e Marco Túlio, do AuthenticGames conversaram com jovens e crianças sobre app e games

Gritaria, correria e uma sala lotada de crianças. Foi assim que Marco Túlio, criador do canal do canal do YouTube AuthenticGames; e os Irmãos Piologo, criadores do Mundo Canibal, foram recebidos no painel sobre App e Games, no segundo dia de palestras da Olimpíada do Conhecimento 2016.

Ovacionado pelo público de 6 a 13 anos, Marco Túlio tem 3 bilhões de visualizações em seus vídeos no YouTube. Para ele, correr atrás dos sonhos foi o mais importante para chegar onde chegou. “Meu conselho é o mesmo que o meu pai me deu. Faça primeiro suas obrigações. No resto do tempo que você tem livre, corra atrás dos seus sonhos. Há cinco anos, eu só podia usar o computador uma hora por dia. Nessa uma hora, eu buscava o meu sonho. Foi assim que cheguei aqui hoje." O AuthenticGames tem hoje 7,1 milhões de seguidores.

Com um humor mais escrachado e para um público mais velho, os Irmãos Piologo faziam piada de tudo, mas na hora de falar sério eles também sabiam. “Se você realmente quer fazer algo, o mais importante é você começar. Mesmo com equipamentos ruins, você tem que começar para evoluir. Se você esperar ter todas as condições boas, você nunca vai fazer.” afirmou Rodrigo Piologo. “Muita gente começa esperando que, em um mês, vai ser famoso, mas não é assim. Você tem que fazer porque gosta e, principalmente, não desistir”, completou Ricardo Piologo.

Para os três, o momento mais gratificante foi quando perceberam que seu trabalho começou a dar retorno. “Lembro até hoje que ganhei 8 centavos depois de um ano fazendo vídeos para o YouTube. Esse momento foi muito importante para mim”, disse Marco Túlio. Para os Irmãos Piologo, foi ainda mais difícil. Eles começaram na década de 90, quando a Internet ainda era muito limitada e poucas pessoas tinham acesso. “Passamos 10 anos sem ganhar nada, eu tinha outro emprego só para me sustentar. Mas nunca desistimos e hoje tudo o que temos é por causa do nosso canal”, relatou Ricardo.

Marco Túlio tem 3 bi visualizações em seus vídeos no canal AuthenticGames, no YouTube

ESTUDO E TECNOLOGIA - Rodrigo é o desenhista da dupla, mas teve que aprender sozinho porque não tinha cursos nem Internet para aprender. “Tive que aprender vendo desenhos com videocassete. Com a internet, você consegue aprender o que você quiser. Mas tem que se dedicar”. Em seguida, o criador do AuthenticGames afirmou que foi assim que aprendeu. “Quando comecei, eu não sabia fazer nem editar os vídeos. Foi com a Internet que eu aprendi” afirmou Marco Túlio.

E não é só a Internet que pode ajudar os jovens com os estudos. “Se a mulecada quer aprender matemática ou ciências, os jogos são ótimas formas de aprender e se divertir ao mesmo tempo”, afirmou Ricardo Piologo. Uma das atrações da Olimpíada do Conhecimento é a Escola SESI SENAI do Futuro, que apresenta novas ferramentas e tecnologias na educação.

Em 2015, Marco Túlio criou uma escola para ensinar programação para crianças de 5 a 17 anos de uma forma diferente. “Usar jogos para as crianças aprenderem é um método de ensino que está crescendo e traz bons resultados. Por exemplo, nós usamos o Minecraft para ensinar as crianças a programarem”.

No final da conversa, Ricardo Piologo lembrou que a Internet facilita quem quer aprender, mas que o estudo é o fator principal para quem quer dar certo na carreira profissional. “Hoje, está muito fácil ter acesso à informação. Se você quer fazer algo legal, é só você se informar e saber onde tem cursos para começar a aprender. Mas você tem que ir atrás. Existem várias instituições que oferecem aulas muito interessantes, como o SENAI e o Senac, por exemplo”, concluiu.

Relacionadas

Leia mais

Tendência no mundo será de carros supercompactos e ecologicamente corretos, diz ex-piloto da F1 Tarso Marques
Abertura da Olimpíada do Conhecimento 2016, nesta quarta-feira (9), terá transmissão ao vivo
Cooperação é indispensável para retomada do crescimento mundial, diz Robson Braga de Andrade

Comentários