Maranhão realiza seletiva de Eletricidade Industrial para a WorldSkills 2017

Estudantes de diversos estados brasileiros têm o desafio de resolver problemas reais do mercado de trabalho

Washington Luís de S. M. Júnior, do Distrito Federal, é um dos competidores da seletiva WorldSkills, em São Luís

O primeiro dia da seletiva para a WorldSkills 2017, em São Luís, teve visita de estudantes, empresários, governo e universidades, que assistiram de perto o início da competição, no Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI no Itaqui Bacanga. No total, participam 15 estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de vários estados do Brasil, no desafio de resolverem problemas reais do mercado de trabalho na ocupação Eletricidade Industrial. A disputa segue até sexta-feira (22) e vale uma vaga na maior olimpíada de profissões do mundo, programada para 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Durante as provas, os estudantes precisam planejar e executar, no prazo de até 20 horas, a instalação de uma parede e um painel elétrico, semelhante a toda montagem da estrutura de eletricidade em uma indústria. O objetivo também é um só. “A minha meta é levar a medalha de ouro para o Distrito Federal”, destacou o estudante do SENAI da capital do país Washington Luís de S. M. Júnior, um dos competidores que estão no Maranhão.

Essa é a primeira vez que a escolha dos competidores do Brasil para o mundial de profissões é realizada em várias cidades. Nas edições anteriores da competição, os brasileiros eram selecionados na Olimpíada do Conhecimento, o torneio de educação profissional promovido a cada dois anos pelo SENAI.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e do Conselho Regional do SENAI, Edilson Baldez das Neves, que recebeu os visitantes ao lado do diretor regional do SENAI, Marco Antonio Moura da Silva, essa é uma oportunidade de mostrar ao público a educação profissional que o SENAI oferece em todo o Brasil e no Maranhão. “Esse novo formato de seletivas permite a um número maior de pessoas visitar os locais das provas, conhecer a competição, e os cursos que o SENAI oferece, assim como as profissões da indústria e as oportunidades oferecidas pela educação profissional para trabalhadores e empresas”, afirmou.

Uma das convidadas foi a reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Nair Portela. “Não conhecia de perto a competição, mas considero de extrema importância para a educação do nosso estado essa seletiva realizada pelo SENAI”.

MARANHÃO - Além de sediar a competição nacional, o Maranhão tem quatro alunos do SENAI disputando vagas para a WorldSkills 2017 nas ocupações industriais Construção em Alvenaria, Aplicação de Revestimento Cerâmico, Movelaria e Gestão de Sistema de redes TI, realizadas entre julho e agosto, nas cidades de Caxias do Sul (RS), João Pessoa (PB), São José dos Pinhais (PR) e Florianópolis (SC), respectivamente.

O primeiro deles, Vanderson Ribeiro, de São Luís, competiu na semana retrasada em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, e elevou a posição do estado do Maranhão no ranking nacional das profissões técnicas da indústria de 8º para o 6º lugar do Brasil na ocupação Construção em Alvenaria. “Imagino a emoção que esses competidores estão sentindo aqui, porque já estive no lugar deles e realmente é preciso ter muita concentração e foco na competição na hora de fazer as provas”, disse Vanderson, que fez da educação profissional uma escolha em sua vida e vai continuar estudando. “Acabei de ser aprovado em um processo seletivo para o curso Técnico em Edificações. Quero continuar estudando no SENAI e garantir minha vaga no mercado de trabalho”.

WORLDSKILLS - A WorldSkills é a maior competição  de educação profissional do mundo, que se realiza em um país diferente a cada dois anos.  Organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul. Para conquistar a vaga no torneio, os alunos participam de seletivas em seus países e, se alcançarem os índices técnicos, garantem o lugar. Cada modalidade tem a participação de apenas um representante de cada país, seja uma pessoa ou uma equipe.

Relacionadas

Leia mais

SENAI Minas Gerais é ouro em Eletricidade Industrial na seletiva WorldSkills em São Luís
VÍDEO: A WorldSkills vem aí. Você sabe o que é a competição?
Estudante de Mato Grosso participa das seletivas para a ocupação de Movelaria da WorldSkills 2017

Comentários