SENAI Minas Gerais é ouro em Eletricidade Industrial na seletiva WorldSkills em São Luís

O campeão Fernando de Oliveira Santos superou outros doze estudantes do SENAI de outros estados do país

Quinze competidores de quatorze estados brasileiros participaram de competição em São Luís

O mineiro Lucas Fernando de Oliveira Santos, 18 anos, é o vencedor da seletiva para a WorldSkills na ocupação Eletricidade Industrial, encerrada nesta sexta-feira (22), no Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI, em São Luís. Ele disputou com outros 12 estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de todo o Brasil e dois do Instituto Federal. Com a vitória, Lucas é o principal candidato para representar o Brasil em Abu Dhabi, em 2017, no mundial de profissões técnicas. Os alunos Gabriel Arnoldo Heisler Mendes, do Rio Grande do Sul, e Washington Luís da Sousa Mendonça Júnior, do Distrito Federal, também subiram ao pódio e levaram para casa a prata e o bronze, respectivamente.

Os alunos do SENAI de Minas Gerais têm um histórico de sucesso na ocupação Eletricidade Industrial. Desde 2008, é o estado com mais medalhas de ouro na Olimpíada do Conhecimento do SENAI. “Acho que o diferencial, sem dúvida, é ter foco, dedicação e muito treinamento. Tive que me mudar para outra cidade para treinar mais, passei um tempo longe da família, mas tudo valeu a pena”, disse emocionado o campeão brasileiro, que afirmou querer voltar ao Maranhão. “Adorei a cidade, fomos muito bem recebidos e a infraestrutura montada pelo SENAI/MA para a competição foi excelente.”

Acompanhado da mãe e da irmã, Lucas recebeu a medalha de ouro das mãos do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e do Conselho Regional do SENAI, Edilson Baldez das Neves. “A educação profissional do SENAI é reconhecida internacionalmente e ficamos muito felizes em levar cidadania e qualificação aos jovens, que representam o Brasil com muita competência em qualquer lugar do mundo", disse.

MARANHÃO - O diretor regional do SENAI, Marco Antonio Moura da Silva, agradeceu o empenho da equipe técnica local e nacional que trabalhou com excelência na montagem da seletiva WorldSkills e agora quer torcer pelos estudantes maranhenses que ainda vão competir nas ocupações de Aplicação de Revestimento Cerâmico, Movelaria e Gestão de Sistemas de Redes de Computadores TI.

“Nossos alunos do SENAI de São Luís, Bacabal e Imperatriz disputam também vagas na WorldSkills 2017 e estamos acompanhando o treinamento e disponibilizando a melhor estrutura tecnológica para que eles alcancem uma boa colocação para o Maranhão na competição”, disse Moura.

De malas prontas já está o estudante do SENAI – Cept Bacabal Italo William Almeida Baima, de 19 anos, que viaja na próxima segunda-feira (25), para João Pessoa, onde disputa a seletiva WorldSkills na ocupação Aplicação de Revestimento Cerâmico. Antes de iniciar sua história nos cursos de educação profissional, Italo passou por vários clubes de futebol nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, mas foi na educação profissional que se encontrou.

“Trouxe do futebol, da experiência como atacante em campo, habilidades como velocidade, esforço físico e disciplina que utilizarei na competição. As expectativas são sempre as melhores, tenho treinado bastante e me esforçado para trazer essa medalha e levar o nome da minha cidade natal para fora do país.”

Além dele, os maranhenses Marcos Pereira Maia, de Imperatriz, e Márcio Rafael Martins Pereira, de São Luís, embarcam no dia 8 de agosto, para São José dos Pinhais (Paraná) e Florianópolis (Santa Catarina), onde disputam as seletivas de Movelaria e Gestão de Sistemas de Redes de Computadores, respectivamente.

TORNEIO - A WorldSkills é a maior competição  de educação profissional do mundo, que se realiza em um país diferente a cada dois anos.  Organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul.

Relacionadas

Leia mais

13 vídeos pra você saber tudo que aconteceu na WorldSkills 2017
Medalha na WorldSkills é importante na minha vida até hoje, diz primeiro campeão brasileiro
Estudante de Mato Grosso participa das seletivas para a ocupação de Movelaria da WorldSkills 2017

Comentários