Presidente da CNI participa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial

O fórum discute e propõe medidas e políticas públicas que promovam o desenvolvimento da indústria e do comércio exterior

O Conselho, que terá reuniões trimestrais, é um órgão de assessoramento da Presidência da República

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, participou nesta segunda-feira (9), da reunião de reinstalação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI). Andrade é um dos 18 representantes da sociedade civil que integram o Conselho, formado ainda por 17 ministros e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Realizada no Palácio do Planalto, a reunião foi coordenada pela presidente Dilma Rousseff.

O Conselho, que terá reuniões trimestrais, é um órgão de assessoramento da Presidência da República. O fórum discute e propõe medidas e políticas públicas que promovam o desenvolvimento da indústria e do comércio exterior. De acordo com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, os representantes do governo, dos empresários e dos trabalhadores que integram o Conselho, concordaram que as medidas de ajuste fiscal são necessárias para reequilibrar a economia. "As medidas são importantes para fortalecer a confiança dos agentes econômicos", disse Monteiro Neto.

Ele destacou ainda que os conselheiros concordaram que, mesmo diante do ajuste fiscal, é possível trabalhar uma agenda de curto prazo que promova os investimentos e a competitividade do país. O primeiro ponto dessa agenda é o Plano Nacional de Exportação e Importação, que será lançado no início de março, e buscará uma política comercial mais ativa com mercados dinâmicos, como é o caso dos Estados Unidos.

O segundo ponto é a redução da burocracia e a simplificação de procedimentos tributários, adiantou o ministro. Ele disse que embora não haja espaço para novos incentivos fiscais, é possível adotar medidas que melhorem o ambiente de negócios das empresas.

Monteiro Neto destacou que o CNDI também discutirá medidas para melhorar a infraestrutura e a logística no país com investimentos públicos e privados, para aumentar a competitividade e a produtividade das empresas e para aprimorar os marcos regulatórios.

Relacionadas

Leia mais

“O país da virada será mais industrial”, diz presidente do BNDES em palestra na CNI
Sem Previdência, indústria apoia avanço de projetos da agenda pós-reformas em 2018, afirma Robson Braga de Andrade
Privatização da administração portuária é caminho inevitável, avalia Conselho de Infraestrutura da CNI

Comentários