Crédito empresarial mais difícil: o que isso tem a ver comigo? (Episódio #79)

Neste episódio do podcast Economia em 60 segundos, você vai entender o que está por trás da dificuldade da concessão de crédito empresarial e quais as consequências para os brasileiros

Como já dizia a música da Kátia, “não está sendo fácil”. Pelo menos pra quem é empresário no Brasil. Só que no nosso caso aqui, não é questão de amor, é questão de juros. Não é de hoje que os brasileiros sentem na pele o peso dos juros quando vão atrás de crédito.  

Crédito empresarial mais difícil       

Sondagem Especial Condições de Acesso ao Crédito, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), aponta que, entre as empresas com dificuldade de acessar o crédito de curto ou médio prazo, 71% afirmaram que as taxas de juros foram o principal entrave, 25% criticam as exigências de garantias reais e 16% apontaram a falta de linhas adequadas à necessidade da empresa.

Saiba mais: Crédito mais difícil: 71% dos industriais alegam que taxas de juros dificultam financiamentos

Como resolver esse problema? 

Para as empresas industriais, a alternativa mais apontada para contornar o problema de crédito foi a redução dos custos tributários e administrativos sobre o crédito, como o IOF, por exemplo. Esta solução foi indicada por 36% das empresas com problema de crédito de curto ou médio prazo e por 28% das empresas com problema de crédito de longo prazo. 

Economia em 60 segundos

Economia em 60 segundos apresenta um resumo geral dos principais dados que afetam a economia brasileira, o mercado de trabalho, a produção industrial e os investimentos de um jeito fácil de entender. 

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, com os números, resultados de pesquisas e estatísticas da CNI. Você pode acessá-lo pelo SoundcloudSpotify e Deezer.

 

Relacionadas

Leia mais

#78 – Os empregos na indústria da construção vão crescer em 2023?
#77 – O que a política industrial tem a ver com economia? TUDO!
#76 – O que é incentivo fiscal e como ele impulsiona o desenvolvimento?

Comentários