#76 – O que é incentivo fiscal e como ele impulsiona o desenvolvimento?

Neste episódio do podcast Economia em 60 segundos, você vai entender o que é e pra que serve o incentivo fiscal

O incentivo fiscal é um benefício concedido pelo poder público para estimular novos negócios, atrair empresas pra um determinado lugar e movimentar alguns setores do mercado. Isso pode ser feito pela redução da carga tributária ou até a isenção de algum imposto. 

Veja também: Emissão de gases Gases de efeito estufaEconomia de baixo carbonoEnergia renovávelMecânica 4.0ESGFormação ProfissionalInovação Industrial

O que é incentivo fiscal na prática?

Um exemplo de incentivo fiscal para o desenvolvimento da região norte e nordeste do país por meio do Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Nessas regiões, os incentivos vieram em redução de impostos e concessão de créditos tributários.  

Isso incentivou investimentos, ampliou e diversificou os negócios nessas regiões. De quebra, mais empregos foram criados e mais renda da população. Tá tudo interligado. 

Saiba mais: Indústria e poder público debatem projeto que prorroga incentivos fiscais para o Nordeste e Norte

Isenção Fiscal e a Reforma Tributária

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) defende que os atuais incentivos fiscais devem ser mantidos durante o período de transição para o novo modelo tributário. Uma extinção repentina dos incentivos pode reduzir a rentabilidade prevista dos investimentos, o que inviabilizaria muitos projetos já estabelecidos.

O período de transição também permite que as empresas e o próprio Governo possam se adaptar ao novo sistema e possibilita ajustes na alíquota do IVA para evitar que ocorra aumento da carga tributária total.

Economia em 60 segundos

Economia em 60 segundos apresenta um resumo geral dos principais dados que afetam a economia brasileira, o mercado de trabalho, a produção industrial e os investimentos de um jeito fácil de entender. 

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, com os números, resultados de pesquisas e estatísticas da CNI. Você pode acessá-lo pelo SoundcloudSpotify e Deezer.

Relacionadas

Leia mais

#75 – O crescimento do Brasil em quatro grandes eixos
#74 – O que a gente ganha com o acordo Mercosul-União Europeia?
#73 – O que o Brasil perde com as barreiras comerciais?

Comentários