SESI no Enem: prova de Química deve explorar questões relacionadas ao meio ambiente

Confira lista elaborada por professores do SESI com 8 dicas para fazer uma boa prova de química

As questões de Química na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) envolvem uma grande interdisciplinaridade, sobretudo com Biologia e Física. Para realizar uma boa prova, o estudante precisa ter calma e foco e ter atenção a essas dicas elaboradas por professores do Serviço Social da Indústria (SESI):

1. Interpretação é o ponto chave. Por isso, leia atentamente as questões.

2. Temas ambientais, como tratamento de água, aquecimento global e ciclos biogeoquímicos, têm sido temas frequentes de questões do Enem. Busque entendê-los e ver a correlação com princípios da química geral e físico-química. Um exemplo é a interrelação entre a chuva ácida e o efeito estufa com acidez, basicidade e PH.

3. Reconhecer funções químicas no cotidiano é algo que está sendo cobrado em questões do Enem. Isso exige mais compreensão da disciplina e menos decoreba. A prova cobra, por exemplo, reconhecimento de ácidos, bases, sais e óxidos em uma simples ida ao mercado ou no preparo de refeições.

4. Ter familiaridade com a tabela periódica é fundamental, já que ela não é disponibilizada na prova. Tenha em mente algumas informações importantes como número atômico e de massa, metais alcalinos, alcalinosterrosos, halogênios e gases nobres e metais de transição.

5. É importante reconhecer as funções orgânicas e dar uma atenção a petróleo e derivados. Não se assuste com cadeias carbônicas extensas, interprete-as aos poucos, de acordo com o que está sendo pedido na questão.

6. Dedique tempo para revisão de conteúdos que costumam cair na prova, como estequiometria, termoquímica, oxidação, compostos orgânicos e reações químicas.

7. Para resolver um cálculo estequiométrico, é preciso saber relacionar mol, massa molecular, volume molar e número de Avogadro. Importante lembrar que a maioria dessas questões se resolve por regra de três.

8. Em termoquímica, é preciso saber diferenciar os processos químicos que liberam ou absorvem calor e relacionar o conteúdo energético de uma espécie química com a capacidade de um combustível, por exemplo.

As dicas acima foram elaboradas pelos professores do SESI Greice Sedrez, do Rio Grande do Sul; Tiago Franceschini, do Paraná; Inayara Bortoleto e Ellen Cristina Botelho de Lima, de Rondônia; Rodrigo da Silva, de Goiás; e José Jaildo Pereira da Silva, de Pernambuco. Também contribuíram grupos docentes das unidades do SESI Bayeux, na Paraíba, e do SESI Araripina, em Pernambuco.

LEIA TAMBÉM

Professores do SESI dão dicas para as provas do Enem 2015

SESI no Enem: dicas para tirar uma boa nota na prova de Português

SESI no Enem: esqueça o portunhol e saiba como mandar bem na prova de Espanhol

SESI no Enem: passos básicos para se sair bem na prova de matemática

Especial SESI no Enem: veja as dicas para a prova de redação

SESI no Enem: Prova de Química deve explorar questões relacionadas ao meio ambiente

SESI no Enem: o que você precisa saber de Geografia para fazer a prova

SESI no Enem: confira as dicas dos professores para a prova de História

SESI no Enem: informações que podem fazer a diferença na prova de Biologia

SESI no Enem: leitura atenta dos enunciados é fundamental na prova de Física

SESI no Enem: fique atento aos falsos cognatos e pronomes na prova de Inglês

ESPECIAL - Até o dia 22 de outubro, a Agência CNI de Notícias veicula dicas de professores das escolas do SESI de todo o país para as provas do Enem. Depois da Redação, Matemática, Português, Espanhol e Química, confira as dicas de Geografia, História, Química, Física e Inglês. Acompanhe a série especial SESI no Enem aqui no Portal da Indústria!

Relacionadas

Leia mais

Começa o Fórum IEL de Carreiras, em Fortaleza
Últimas vagas para o Fórum IEL de Carreiras, em Fortaleza
Enem 2020 vai mudar para acompanhar novo ensino médio, diz ministra substituta da Educação em debate no SENAI

Comentários