Professor SESI, confira 5 ações de desenvolvimento da rede para você

Pós-graduação, novo ensino médio, material didático e muito mais. O departamento nacional do SESI está recheado de projetos para aprimorar a prática de seus mais de 12 mil docentes

O SESI está sempre em busca de ações para aprimorar a prática dos seus mais de 12 mil professores em sala de aula

O Serviço Social da Indústria (SESI) está sempre em busca de ações para aprimorar a prática dos seus mais de 12 mil professores em sala de aula. Pensando nisso, a Agência de Notícias da Indústria elaborou uma lista com cinco projetos que você não pode deixar de participar. Confira!  

1- Ped Brasil  

Já conhece o PED Brasil? O Programa de Especialização Docente é um curso de pós-graduação lato sensu que forma professores da educação básica para ensino de Matemática ou Ciências da Natureza. O propósito é promover práticas de excelência equitativas dentro da sala de aula, baseada na experiência de Stanford, considerada a melhor universidade do mundo em formação de professores, segundo o Times Higher Education.    

Neste ano, a turma piloto participa da formação de multiplicadores. São 60 professores dos departamentos regionais da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe, que serão os primeiros formadores dessa metodologia. A pós-graduação vai estar disponível nos demais estados a partir do segundo semestre de 2023. 

⚠️ Fique atento às divulgações do seu regional e se inscreva! 

2- English for all 

Realizado em parceria com a embaixada americana, o English for all tem como objetivo qualificar professores de língua inglesa, em princípio, para que eles aprimorem a atuação docente em metodologias ativas de aprendizagem, pratiquem o idioma e, ao mesmo tempo, aprofundem seus conhecimentos sobre o Ensino de Inglês como Segunda Língua (TESOL). 

O projeto piloto já está sendo realizado com 54 docentes de língua inglesa que, em 2023, vão ser os formadores dessa metodologia e ofertar o curso aos demais professores de língua inglesa da rede SESI. A iniciativa poderá se estender aos docentes de linguagens e a todos interessados das redes públicas e privadas de ensino. 

🔜 Para não perder as inscrições para as turmas que serão abertas em 2023, acompanhe as redes sociais do SESI e a Agência de Notícias da Indústria! 

3- Material didático colaborativo 

Professor, no SESI você pode avaliar e dar sugestões no material usado em sala de aula. Além de aprimorar o formato e conteúdo, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), você se torna protagonista na consolidação do Sistema Estruturado de Ensino autoral da rede SESI. 

📚Em 2021, mais de 1,2 mil professores participaram da plataforma colaborativa, o que contabilizou cerca de 34,8 mil contribuições de docentes das escolas SESI, tanto da educação básica regular quanto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

4- Cursos para o Novo Ensino Médio 

Com as grandes tranformações implementadas com o Novo Ensino Médio, alunos e docentes estão em processo de adaptação das metodologias, que são uma nova forma de aprender e de ensinar. 

Professor,  na Unindústria, você tem acesso a 15 cursos autoinstrucionais e em formato EAD. Todos apoiam a identificação de diferentes maneiras de lidar com o material didático em sala de aula, contribuindo assim para a atuação no Novo Ensino Médio da rede SESI. 

🟢 Os cursos estão com as inscrições abertas e podem ser realizados até 15 de dezembro. Não perca! 

5- Cursos do Sistema Estruturado de Ensino 

Quer entender mais sobre o Sistema Estruturado de Ensino? Em parceria com a Unindústria, o Centro SESI de Formação em Educação preparou uma série de 21 cursos sobre o Sistema Estruturado de Ensino. Você vai conhecer mais sobre as metodologias e os pilares da rede SESI e poderá se planejar e usar tecnologias em sala de aula.

🟢 As inscrições estão abertas e o curso se estende até 15 de dezembro. Confira! 

Relacionadas

Leia mais

De professor para professor: 6 dicas para utilizar nas aulas
INPI vai premiar professores e gestores por fomento à Propriedade Intelectual
Professores também precisam desenvolver competências e se manter atualizados

Comentários