De professor para professor: 6 dicas para utilizar nas aulas

No Dia do Professor, veja sugestões dos profissionais da rede SESI sobre recursos e metodologias que podem ajudar a melhorar o ambiente de aprendizagem em sala de aula

Dois professores sorrindo dentro de uma sala de aula

Alô, professores! No Dia do Professor, comemorado nesta sexta-feira (15), a Agência de Notícias da Indústria selecionou dicas incríveis de professores para os próprios professores. As sugestões são publicadas nas redes sociais do Serviço Social da Indústria (SESI) e o objetivo é compartilhar experiências reais que possam auxiliar os docentes no ambiente de aprendizagem em sala de aula.

Se você também tem algum conhecimento que gostaria de trocar com os colegas, o espaço é todo seu. É só mandar uma mensagem no inbox do Instagram do SESI e a sua contribuição pode ser a próxima a aparecer nessa série especial. Agora, se liga nos macetes que alguns professores já trouxeram para ajudar nessa missão de ensinar!

1 - Aula online 

As participações são de profissionais de todo o Brasil. O primeiro é do professor Robson Nunes, do SESI Miguel Calmon, na Bahia. Ele deu algumas dicas para os professores nas aulas online!

2 - Plataformas de aprendizagem

Para deixar a aula mais criativa, inovadora e interativa, a Mara Tereza, professora do SESI Escola Cuiabá (MT), dá dicas valiosas de plataformas gratuitas e até mesmo de redes sociais que podem ser usadas no aprendizado. “Tudo a favor da aprendizagem!”, conta a professora.

3 - Aula interativa com vídeos

Acho que todos os professores vão querer aderir a esta dica! Para deixar a aula mais dinâmica e aumentar a participação dos alunos, a Nelikim Pelizer Cardoso, professora do SESI Gama (DF), explica como usar uma ferramenta para deixar suas respostas gravadas em vídeos. “Faça seus alunos abrirem a câmera para você”, incentiva a professora.

4 - Participação dos alunos

Esta aqui é uma dica poderosa para enfrentar um dos maiores desafios durante as aulas: despertar a participação dos alunos. Conceição Feijó, professora  de Ciências da Natureza (Química) do SESI Fortaleza (CE), conta como incentivar os alunos a exercerem o protagonismo no ambiente online. 🧑💻

5 - Modelo híbrido

Os professores Alex e Rebecca, do SESI-ES, compartillham três dicas para aumentar o engajamento e a participação dos #SESIANOS neste novo modelo híbrido de educação.

6 - Aluno como protagonista

O Novo Ensino Médio significa transformar os #SESIANOS em protagonistas. São tantas maneiras e técnicas para dar poder aos alunos que podemos nos perder, certo? A Camila Petró, professora do SESI-RS, separou duas metodologias para engajar os estudantes e aproveitar ao máximo o tempo em sala de aula.

Relacionadas

Leia mais

Dia do Professor: docentes relatam desafios, conquistas e motivações da carreira
SESI lança plataforma para receber sugestões dos professores sobre material didático
Dever de casa: professores do SESI se reinventam para dar aulas na pandemia

Comentários