INPI vai premiar professores e gestores por fomento à Propriedade Intelectual

Profissionais da educação podem se inscrever em uma das cinco categorias até 30 de novembro. Divulgação dos finalistas, que vão dividir o prêmio de R$ 124 mil, será em dezembro

Docentes e gestores do SESI e do SENAI atuam em diversos projetos de inovação nas escolas, como os torneios de robótica

Professores e gestores escolares da educação infantil ao ensino médio e profissionalizante serão reconhecidos por iniciativas de fomento à Propriedade Intelectual (PI) em escolas das redes privada e pública de ensino federal, estadual e municipal. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) está com inscrições abertas, até 30 de novembro, para o I Prêmio PI nas Escolas.

Docentes, orientadores educacionais e pedagógicos, coordenadores pedagógicos e diretores poderão concorrer em cinco categorias:

  1. Criatividade - educação para a inovação e produção artística;
  2. Cidadania - educação para a cultura de respeito pela criação;
  3. Tecnologia - educação para a ciência e inovação;
  4. Planeta - educação para o aproveitamento sustentável e inovador dos recursos naturais;
  5. Negócios - educação para o empreendedorismo.
Essa é a primeira edição do prêmio, promovido pelo INPI para reconhecer professores e gestores

Os interessados deverão preencher o formulário eletrônico e se atentar aos requisitos, como ter concluído graduação em curso superior ou licenciatura na disciplina em que ministra aula, em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Até o final do mês, sessões de mentoria com duração de meia hora poderão ser agendadas, com profissionais voluntários especializados no ensino de propriedade intelectual, empreendedorismo e inovação. As sessões são remotas, por videoconferência, para esclarecer os professores e gestores sobre as iniciativas desenvolvidas e as regras da premiação. O agendamento é feito também pelo portal da autarquia, em Mentoria.

A premiação está prevista para o dia 10 de dezembro, com um valor total a ser distribuído entre os finalistas de R$ 124.554,26. Segundo o INPI, o prêmio possui caráter pedagógico-educacional e tem como propósito identificar, valorizar e divulgar experiências educativas inclusivas, equitativas, transdisciplinares e de qualidade.

A iniciativa conta com apoio da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (SEPEC/ME); da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC); da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (SEMPI/MCTI); do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); do Fórum Nacional dos Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC); e do Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial da Universidade Federal do Paraná (GEDAI/UFPR).

O que é propriedade intelectual e por que ela é importante

Para explicar as modalidades de propriedade intelectual e por que são importantes para a indústria, a Agência de Notícias da Indústria publicou um especial em abril. A PI é a garantia de que produtos, processos, marcas e serviços estarão protegidos juridicamente por determinado tempo contra usos não autorizados, o que dá segurança jurídica para o titular do direito ter exclusividade na comercialização.

Dentro do Sistema Indústria, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) respondem pela educação básica e pela educação profissional, respectivamente. As duas instituições desenvolvem, em suas mais de mil unidades de ensino espalhadas pelo país, diversas iniciativas de incentivo à inovação, à criatividade e ao empreendedorismo.

Professores e gestores coordenam e orientam os alunos desde os torneios de robótica e feiras científicas do ensino fundamental e médio até premiações e eventos da educação profissional, como o Grand Prix SENAI de Inovação e o Inova SENAI. Neles, os estudantes têm a oportunidade de conhecer e experimentar processos de criação intelectual e associá-los à transformação social e econômica do país.

Relacionadas

Leia mais

Equipes do SESI ganham maior prêmio de inovação da robótica
Confira os vencedores do Inova SENAI e do Grand Prix da Semana de Inovação

Comentários