Material didático do SESI recebe mais de 34 mil contribuições de professores

Juntos fazemos uma educação melhor! Com plataforma colaborativa, rede permite que professores avaliem e deem sugestões para o material utilizado em sala de aula

A plataforma colaborativa do SESI permite aos educadores realizarem melhorias no material didático utilizado em sala de aula

Com o objetivo de ouvir seus professores sobre o material didático que compõe o Sistema Estruturado de Ensino, o Serviço Social da Indústria (SESI) lançou, em 2021, uma plataforma colaborativa. O ambiente virtual permite aos educadores realizarem melhorias no material didático utilizado em sala de aula.  

Por meio de sugestões e comentários, os docentes não apenas contribuem para o aprimoramento do material, como também se tornam protagonistas na consolidação do Sistema Estruturado de Ensino autoral da rede SESI. 

Em 2021, mais de 1,2 mil professores participaram da plataforma colaborativa, o que contabilizou cerca de 34,8 mil contribuições de docentes das escolas SESI, tanto da educação básica regular quanto da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A importância do professor no processo 

As professoras Marciana Araújo e Denise Ximenes estão entre os profissionais que mais enviaram sugestões à plataforma colaborativa. Para elas, é fundamental que os educadores tenham voz no processo de construção do próprio material didático. 

Marciana Araújo do SESI SENAI Parangaba, em Fortaleza (CE), destaca que a implementação da plataforma contribuiu para a expansão do trabalho colaborativo na rede, uma vez que os professores têm a oportunidade de participarem da reconfiguração dos próprios livros e adaptarem o material de acordo com a realidade dos seus estudantes. 


“É muito gratificante a ideia de nós, professores, podermos externar aquilo que a gente ouve em sala de aula dos nossos alunos. Ser protagonista da construção desse livro é poder representar aquele que é mais importante, que são os nossos alunos”, ressaltou.


Já a professora Denise Ximenes do SESI Taguatinga, em Brasília (DF), diz que se sente valorizada enquanto profissional ao colaborar com a atualização do material didático e enfatiza que esse processo o torna mais atrativo para o aluno que irá utilizar. 

“A avaliação do material didático possibilita uma reflexão importante acerca das conexões entre os objetos do conhecimento cobrados nas avaliações externas e o nosso dia a dia em sala de aula”, explicou a educadora. 

Entenda o início do processo colaborativo 

Em 2020, o SESI lançou o seu material didático próprio e autoral. Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às diretrizes do Novo Ensino Médio, o processo foi realizado de maneira colaborativa, com mais de 100 professores representantes das cinco regiões do país. 

Durante a construção do material, cada estado indicou professores de todas as etapas de ensino – Educação Infantil, Educação Básica, Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA – para participarem. Eles se basearam nas experiências bem-sucedidas registradas nas unidades SESI. 

Para expandir esse processo participativo dos professores, a rede implementou a plataforma colaborativa. Ao longo desse ano, 412 materiais didáticos foram atualizados, 24 departamentos regionais foram integrados ao Sistema Estruturado de Ensino e 119,5 mil estudantes foram atendidos por meio da iniciativa. 

Para 2022, o Departamento Nacional reunirá um comitê de especialistas para atender as sugestões enviadas pelos professores e, no ano seguinte, será lançada a 2ª edição do material, totalmente atualizado. Esse processo será realizado de forma contínua ao longo dos anos, uma iniciativa inédita no país. 

Com o apoio dos seus professores, o SESI pretende levar para os livros didáticos a vivência da sala de aula e construir um material de excelência, que tenha o DNA da rede. 

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