SESI lança pós-graduação para docentes desenvolvida pela Universidade de Stanford

Em parceria com o Instituto Canoa, rede terá especialização nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática a partir do ano que vem. Projeto começa em seis estados

O PED Brasil é um curso de pós-graduação lato sensu para ensino de Matemática ou Ciências da Natureza

Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com a Universidade de Stanford e o Instituto Canoa, iniciará o Programa de Especialização Docente (PED Brasil) na própria rede. Inicialmente, o projeto piloto será implementado em seis estados: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe. 

Cada estado vai selecionar dez professores que passarão por um programa intensivo de um ano e meio de formação para se apropriarem da metodologia STEP (Stanford Teacher Education Program). Após a implementação dos projetos pilotos, haverá a expansão do programa para os demais departamentos regionais do SESI. Estima-se, que até 2025, a pós-graduação seja ofertada em 24 estados. 

O objetivo é que os educadores se tornem multiplicadores e ofertem a pós-graduação a mais docentes da educação básica - iniciando, dessa forma, a oferta de mais um serviço à sociedade pela rede SESI.  

O PED Brasil é um curso de pós-graduação lato sensu que forma professores da educação básica para ensino de Matemática ou Ciências da Natureza, com o propósito de promover práticas de excelência equitativas dentro da sala de aula, baseada na experiência de Stanford, considerada a melhor universidade do mundo em formação de professores, segundo o Times Higher Education.  

Atualmente, o PED Brasil possui uma rede formada por 20 universidades, tanto públicas como privadas, em dez estados brasileiros. No SESI, a primeira fase do programa começará no início de 2022, com os seis estados pilotos e a formação de 60 multiplicadores da rede SESI, que serão os docentes dessa nova pós-graduação. Essa etapa é a base para o início da oferta em 2023. 

Rachel Lotan é professora emérita da Faculdade de Educação da Universidade de Stanford e diretora pedagógica do PED Brasil. Para ela, existe uma forte conexão entre a aprendizagem do professor e o desempenho profissional dele, assim como o resultado da aprendizagem dos seus estudantes.  


“O que precisamos nos certificar é que existam oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento profissional dos professores, porque precisamos fortalecer a profissão, a qualidade do professor e o que fazem em sala de aula, nesse caso, a sua pedagogia”, destaca a educadora. 


Passo a passo do PED Brasil 

Durante os 18 meses de formação de multiplicadores nos seis Departamentos Regionais do projeto piloto, os profissionais aprenderão sobre a metodologia STEP, que será ofertada pelo Instituto Canoa. Após essa formação, os multiplicadores estarão certificados para oferecer a pós-graduação PED Brasil nas escolas pilotos participantes. Em 2023, os polos de formação do SESI iniciarão a oferta do curso de especialização para professores da educação básica, incluindo docentes de escolas públicas. A seleção será realizada conforme regras do PED Brasil. 

Desse modo, a partir de 2023, o SESI oferecerá para a comunidade não apenas educação básica de excelência, mas também um programa de formação de professores altamente reconhecido e que apoiará no avanço da educação brasileira. A proposta é utilizar a estrutura já existente do SESI para que essas escolas de referência ofertem a educação básica no período da manhã e a pós-graduação para professores no período da noite. 

O programa de pós-graduação tem um período de formação que leva de 18 a 24 meses, com carga horária total de 360 horas. Ao longo dessa etapa, os professores cursarão dez módulos, baseados no currículo de formação de professores de Stanford, que incluem aulas, leituras e atividades em sala de aula com foco na conexão entre a teoria e a prática. 

É esperado que, em 2023, sejam abertas 12 turmas da pós-graduação, com disponibilização de matrículas para professores da rede SESI e docentes de escolas públicas e privadas.  

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