5 rotas para a região Sul economizar com transporte de cargas

O dinamismo da economia de uma região depende muito da qualidade de sua infraestrutura de transportes

O dinamismo da economia de uma região depende muito da qualidade de sua infraestrutura de transportes. Na região Sul, um conjunto de projetos precisa ser concretizado para reduzir os gastos logísticos, que pesam sobre setor produtivo, uma conta anual de R$ 30,6 bilhões. A saída se dá por investimentos na infraestrutura de transportes dos estados da região e o melhor caminho é apontado pelo Projeto Sul Competitivo, estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelas federações estaduais da indústria, em 2012.

O trabalho identificou 51 projetos, que exigem investimentos de R$ 15,2 bilhões, formando oito grandes rotas para o setor produtivo do Sul movimentar e escoar sua produção. As principais obras identificadas são em melhorias e ampliação de importantes rodovias que cortam Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de duas ferrovias. Os projetos são urgentes para a competitividade da região. Caso nada saia do papel, o custo logístico do Sul subirá para 47,8 bilhões, em 2020.

Este é o segundo projeto que a Agência CNI de Notícias relembra com base nas principais conclusões dos estudos das regiões Norte, Sul, Nordeste e Centro-Oeste. O Projeto Sudeste Competitivo, ainda inédito, será divulgado no dia 26 de outubro, em Belo Horizonte. Até lá, acompanhe as principais necessidades do país para o setor de transporte de cargas, agora com a Região Sul:

1. BR-116: Porto Alegre (RS) a São Paulo (SP)
Uma das principais ligações do Sul ao Sudeste, a rodovia atravessa importantes polos industriais no trajeto, mas está saturada. Obras de duplicação e melhorias reduziriam tempo e custos no transporte de cargas.
Investimento: R$ 1,5 bilhão
Economia anual: R$ 1,7 bilhão (valor baseado no volume de cargas estimado para 2020)

BR-116, em Barra do Ribeiro (RS)

2. BR-101: Caxias do Sul (RS) a São Paulo (SP)
Principal via costeira do país, a BR-101 liga capitais e polos industriais a importantes portos do Sul. Opera acima de sua capacidade, sobretudo na região de Florianópolis e precisa de duplicação de vários trechos.
Investimento: R$ 867,7 milhões
Economia anual: R$ 1,6 bilhão (2020)

BR-101, em Capivari do Sul (RS)

3. BRs-282 e 280: De São Miguel (SC) ao porto de São Francisco do Sul (SC)
O eixo cruza Santa Catarina, ligando regiões produtivas do oeste do estado ao litoral. É preciso realizar obras de melhorias e duplicação no trecho rodoviário e de ampliação de terminais do porto.
Investimento: R$ 1,8 bilhão
Economia anual: R$ 362,7 milhões (2020)

BR-282, em Alfredo Wagner (SC)

4. Ferrovia Norte-Sul: Trecho Sul
Espinha dorsal do transporte ferroviário nacional, a FNS ligará o Sudeste ao porto de Rio Grande (RS). Uma vez concluída, oferecerá importante rota para movimentar grande volume de cargas de e para o Sul.
Investimento: R$ 6,9 bilhões
Economia anual: R$ 755,3 milhões (2020)

Obras da Ferrovia Norte-Sul em Santa Helena (GO)

5. Ferroeste: De Guaíra (PR) aos portos de Paranaguá (PR) e São Francisco do Sul (SC)
A ferrovia liga o Centro-Oeste aos dois portos do Sul, mas precisa de obras e melhorias para consolidar rota para a produção agroindustrial oriunda Centro-Oeste e do oeste do Paraná.
Investimento: R$ 3,3 bilhões
Economia anual: R$ 790 milhões (2020)

Trecho paranaense da Ferroeste

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Projeto Sul Competitivo (PDF 6,39 MB)

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