5 rotas para a Região Sudeste economizar com transporte de cargas

Confira algumas soluções apontadas pelo Projeto Sudeste Competitivo para movimentar cargas com mais agilidade e eficiência

O Sudeste possui a malha de transportes mais ampla e diversificada do país. No entanto, para que mercadorias circulem pela região, internamente ou para exportação, é preciso melhorar as rotas existentes e criar novas saídas para as cargas produzidas para reduzir o custo de transportes e melhorar a competitividade da economia. As soluções são apontadas pelo Projeto Sudeste Competitivo, estudo feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e as federações estaduais de indústria do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Realizado ao longo de 14 meses, o trabalho identificou 86 obras prioritárias (rodovias, ferrovias, portos e um mineroduto). Com investimentos previstos de R$ 63,2 bilhões, os projetos consolidariam oito grandes rotas para movimentar cargas com mais agilidade e eficiência, propiciando economia anual de até R$ 8,9 bilhões com gastos com transporte, a partir de 2020. Para os quatro estados em análise, significaria uma redução de 5,4% no que se gasta para levar cargas da origem ao destino.

Este é o quinto e último capítulo da série que a Agência CNI de Notícias publica com as principais conclusões dos estudos sobre a infraestrutura das regiões Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Apresentado em 26 de outubro, em Belo Horizonte, o Sudeste Competitivo aponta as necessidades prioritárias da região para transportar cargas de forma mais rápida e eficiente. Confira os projetos prioritários do levantamento:

1. Ferrovia ALL: Mato Grosso a Santos (SP)
A extensão da ALL Malha Oeste, que liga Rondonópolis ao Porto de Santos, precisa de melhorias. Ela é uma das mais importantes rotas para escoar a produção agrícola do Centro-Oeste para o maior terminal portuário do Brasil.
Investimento : R$ 3.5 bilhões
Economia anual : R$ 371,6 milhões (valor baseado no volume de cargas estimado para 2020)

2. BR-116: ligação entre o Sul e o Nordeste, pela Via Dutra e Rio de Janeiro
Com 1.635 km de extensão dentro da região Sudeste, a BR-116 é uma das principais rodovias do país, entrecortando importantes polos econômicos, como o eixo Rio-São Paulo.
Investimento : R$ 6,4 bilhões
Economia anual : R$ 716,4 milhões (2020)

3. BR-050: Brasília (DF) a Santos (SP)
Ligação entre a capital federal e o Porto de Santos, a rodovia cruza polos produtivos relevantes, como o Triângulo Mineiro e o interior de São Paulo. A rodovia foi recentemente concedida no trecho Goiás-Minas e também precisa ser melhorada.
Investimento : R$ 10,8 bilhões
Economia anual : R$ 868,8 milhões (2020)

4. BR-153: região a Goiás, via Ourinhos (SP)
Conhecida como Transbrasiliana, a rodovia corta o Brasil do Pará ao Rio Grande do Sul. No trecho paulista, é importante rota de passagem de cargas entre o Sul e o Centro-Oeste.
Investimento : R$ 2,2 bilhões bilhões
Economia anual : R$ 245,3 milhões (2020)

5. Ferrovias MRS e EF-118: de Suzano (SP) a Vitória (ES)
Uma das principais ferrovias do país, a MRS liga os portos de Santos (SP) e Açu (RJ), transportando grandes volumes de minério. A ampliação do eixo até o Espírito Santo criaria nova saída para a indústria extrativa.
Investimento : R$ 5 bilhões
Economia anual : R$ 311,4 milhões (2020)
 

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