Desafios para a gestão da segurança e saúde no trabalho nas empresas e em suas cadeias de fornecedores estão na pauta do Painel Segurança e Saúde no Trabalho (SST), que ocorrerá na ABM Week, nesta terça-feira (3), em São Paulo. O painel, coordenado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), tratará de mudanças que virão com a obrigatoriedade de implementação do eSocial, que obrigará empresas a partir de 2018 a inserirem em plataforma eletrônica do governo informações trabalhistas e previdenciárias.
Haverá ainda experiências do SESI com a gestão de SST em cadeias de fornecedores. “O intuito é apresentar os serviços do SESI para apoiar a implantação da gestão de SST na indústria”, destaca o gerente-executivo de Saúde e Segurança na Indústria, Emmanuel Lacerda, que coordenará o painel.
Estarão presentes os especialistas do SESI Gustavo Nicolai, que é médico do trabalho, e Katyana Aragão. A gerente corporativa de Saúde da Vale, Patrícia Pena, também apresentará o programa de gestão de SST da empresa, com destaque para o Programa de Gestão do Absenteísmo, que foi aprovado pelo Edital de Inovação para a Indústria 2017, realizado pelo SESI em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A ABM Week, que ocorre de 2 a 6 de outubro, é um evento técnico-científico que reúne os principais elos da cadeia produtiva nas áreas de metalurgia, materiais e mineração. O objetivo é promover o intercâmbio tecnológico, favorecer o desenvolvimento industrial e melhorar a competitidade das empresas do setor.