O diretor superintendente do Serviço Social da Saúde (SESI), Rafael Lucchesi, afirmou nesta quarta-feira (6) que a instituição tem trabalhado para promover o bem-estar do trabalhador a partir de iniciativas relacionadas à adaptação às novas tecnologias e às mudanças climáticas. Ele participou da abertura da 12ª edição do Global Healthy Workplace Awards & Summit, cúpula global sobre ambiente de trabalho saudável, promovida pelo SESI.
O evento realizado na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI) premiará empresas que promovem bem-estar no trabalho. A Petrobras é a única empresa brasileira entre as finalistas (confira a lista completa abaixo).
"É uma enorme satisfação para o SESI ser parceiro e sediar essa agenda extremamente importante para a promoção da saúde, bem-estar e segurança no trabalho. Essa é uma realidade que vai impactar na produtividade e na cultura organizacional", comentou Lucchesi.
"O SESI tem muito a contribuir com essa agenda, que é fundamental seja pelo advento das novas tecnologias seja por influência das mudanças climáticas, seja pelas mudanças que ocorrem com as doenças psicossociais, sendo essas com impacto no Brasil das bets, que merecem toda a nossa atenção", acrescentou o diretor do SESI.
Para Wolf Kirsten, co-fundador do Global Centre for Healthy Workplaces - entidade que promove a cúpula global -, o Brasil tem muito a contribuir com práticas que gerem um ambiente de trabalho saudável, especialmente pelo protagonismo do país com a agenda de descarbonização, que, segundo ele, tem papel central para o bem-estar do trabalhador.
"É muito importante investirmos em um bom ambiente de trabalho. O Brasil está esperando a COP30 (conferência climática que acontecerá em Belém) no ano que vem e precisamos discutir como podemos contribuir com um ambiente de trabalho sustentável", destacou Kirsten.
A especialista em saúde e segurança no trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Halshka Graczyk, observou que 70% dos trabalhadores do mundo estão expostos a impactos à saúde pela exposição ao sol. "Muitos trabalhadores trabalham em ambientes externos, expostos ao sol. Temos muitos desafios a superar em razão das situações que têm causado aumento da temperatura", pontuou.
"As consequências do calor podem causar muitas doenças como câncer de pele, problemas respiratórios, entre várias outras doenças, principalmente para trabalhadores de áreas como construção, agricultores e profissionais que combatem incêndios", completou Halshka, que participou de forma virtual do eventi, direto de Genebra (Suíça).
Prêmio global
Nesta quarta e quinta-feira (7), o Global Healthy terá palestras e participação de especialistas internacionais em saúde no trabalho e será palco do Prêmio Global para Ambientes de Trabalho Saudáveis, que tem a Petrobras como uma das finalistas ao lado de cinco outras companhias estrangeiras.
A estatal brasileira disputará o prêmio de grandes empresas com a Godrej Industries, da Índia, e a Universidade Nacional de Singapura. Na categoria multinacionais, as finalistas são a Chevron (Singapura), DHL (Alemanha) e Tata Consultancy Services (Índia). Veja:
Petrobras (Brasil)
A Petrobras é uma sociedade anônima de capital aberto que atua de forma integrada e especializada no setor de petróleo, gás natural e energia. A empresa criou o “Compromisso com a Vida”, programa estruturado de ações de SMS, que teve início em 2016 e atualmente está em seu oitavo ciclo.
Este programa, juntamente com os demais descritos na submissão, como Programa Petrobras Bem-Estar (PPBEM), faz parte de uma série de iniciativas que estão sendo implementadas em toda a empresa, que contribuem para o alcance das metas relacionadas à saúde estabelecidas no Programa Petrobras Plano Estratégico 2024-2028+.
Essas metas são baseadas no posicionamento ESG da empresa, que tem como um dos valores fundamentais “Cuidar das Pessoas”. Até 2030, a Petrobras pretende atingir mais de 50% de colaboradores fisicamente ativos, contribuindo assim para uma força de trabalho mais saudável e produtiva. Além disso, pretende implementar 100% dos compromissos do Movimento Mind in Focus do Pacto Global da ONU até 2030.
Godrej (Índia)
Godrej é um conglomerado diversificado com presença significativa em setores como bens de consumo, imobiliário, agricultura, produtos químicos e finanças não bancárias. Godrej reconhece que um local de trabalho próspero transcende a mera produtividade. Uma abordagem holística ao bem-estar integra saúde física, resiliência mental, inclusão e sustentabilidade.
Os elementos principais incluem o bem-estar abrangente, programa que vai além da saúde física, priorizando o bem-estar mental, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e um sentimento de pertencimento. Empresa também tem políticas inclusivas para celebrar a diversidade e apoiar ativamente os funcionários LGBTQ+.
Universidade Nacional de Singapura – NUS (Singapura)
A NUS visa atingir objetivos de saúde e bem-estar. Sua missão é ser um líder global em saúde e bem-estar. Para tal, a universidade acredita que a responsabilidade de cuidar do bem-estar do pessoal requer uma abordagem de toda a organização e, portanto, foram tomadas medidas estratégicas para alocar recursos e delegar responsabilidades para além das funções de RH.
As iniciativas da NUS são impulsionadas por dados e resultados de pesquisas e os programas organizados utilizando a estrutura WellNUS, que categoriza sistematicamente as necessidades dos funcionários com base no seu estado atual de bem-estar – prosperando, enfrentando tempos difíceis ou retornando ao trabalho – e identifica os recursos apropriados para eles.
Chevron (Singapura)
A Chevron, uma empresa global de energia que opera nas indústrias de petróleo, gás e geotérmica, é uma das maiores empresas petrolíferas do mundo, com presença em mais de 180 países. O local de trabalho saudável da Chevron Ásia-Pacífico é uma iniciativa abrangente concebida para promover a saúde e o bem-estar dos seus funcionários e está alinhada com a nossa estratégia global de saúde.
Oferece programas e serviços que fornecem recursos de saúde, bem-estar e vida profissional para melhorar a produtividade e promover um ambiente de trabalho seguro e saudável.
DHL (Alemanha)
O Grupo DHL promove um ambiente de trabalho para possibilitar e motivar os colaboradores a estarem bem na vida profissional e pessoal. Desde 2015, um programa interdivisional tem-se centrado no impacto na saúde. A cada ano, os programas são apresentados em 4 dimensões: Cultura Organizacional; mudança comportamental; prevenção e triagem; e gerenciamento de condições crônicas.
As ofertas do programa são avaliadas, como as unidades de negócios comunicam o programa, quais estratégias motivacionais elas implementam e como o avaliam, resultando em uma conquista Ouro, Prata ou Bronze. O programa cresceu para incluir 260 unidades de negócios em 111 países a partir de 2024.
Tata (Índia)
Também finalista do prêmio em 2024, a empresa indiana Tata Consultancy Services (TCS) é uma organização de serviços de TI, consultoria e soluções de negócios com mais de 600.000 funcionários em todo o mundo. O programa WWSC (Bem-Estar, Bem-Estar e Conformidade Estatutária) da TCS foi projetado para priorizar a saúde e a segurança holísticas de associados, garantindo ao mesmo tempo a conformidade com os regulamentos relevantes.
A visão do Programa Local de Trabalho Saudável da TCS envolve: criar iniciativas holísticas de estilo de vida projetadas para promover mente, corpo e espírito resilientes e, portanto, mais saudáveis. Os programas visam intervenções de saúde e bem-estar físicas, emocionais, sociais, pessoais e comunitárias.