Tecnologias que ajudam empresas a calcular retorno financeiro de produtos de base florestal ganham prêmio

Métodos que ajudam empresas de base florestal a calcular o retorno financeiro de produtos de manejo florestal estão entre os projetos vencedores da 3ª edição do Prêmio em Estudos de Economia e Mercado Florestal

Métodos que ajudam empresas de base florestal a calcular o retorno financeiro de produtos de manejo florestal estão entre os projetos vencedores da 3ª edição do Prêmio em Estudos de Economia e Mercado Florestal, promovido pelo Serviço Florestal Brasileiro em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A cerimônia de entrega da premiação ocorreu nesta terça-feira (22), em Brasília.

Na categoria profissional, o primeiro lugar foi para Alan Ferreira Batista, que desenvolveu uma ferramenta voltada para as concessões florestais que calcula o retorno financeiro da produção de madeira. A metodologia leva em conta variáveis como o valor financeiro das espécies e a distância percorrida na remoção das árvores, já considerando o número máximo de árvores de determinada espécie cuja extraão foi autorizada pelo Plano de Manejo Florestal Sustentável. “No trabalho, descobri, por exemplo, que não é rentável uma empresa extrair todas as árvores que tem direito”, destaca Batista.

Nesse caso, a ferramenta poderá indicar qual é a extração recomendável visando a rentabilidade máxima. Batista destaca que o método é simples e ajuda, sobretudo, empresas de médio e pequeno porte. “Para se obter o melhor desempenho, a ferramenta, que pode ser desenvolvida em um programa Excell, deve ser conectada com um sistema de geoprocessamento, que terá mais informações sobre o território a ser explorado”, recomenda.

O projeto vencedor na categoria graduando foi o do estudante de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília (UnB) Bruno Pereira. O estudo propõe um instrumento que ajudará, sobretudo, empresas de médio e pequeno porte a maximizar receitas a partir de um método de cálculo que cruza o preço das espécies e de seus produtos derivados, além do custo com transporte. A partir daí, as empresas podem decidir fazer um sortimento de produtos ofertados, buscando o maior retorno financeiro. O trabalho foi desenvolvido em plantações de eucalipto do Distrito Federal, mas, segundo Pereira, pode ser adaptado para outras espécies e em outras regiões do país.

OPORTUNIDADE – Segundo o gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Shelley Carneiro, o Brasil é um dos líderes em tecnologia florestal e possui papel importante na produção de fibras, madeira e energia. No entanto, afirmou que há um desafio para se aumentar a competitividade e a viabilidade econômica da indústria florestal. Entre os desafios, estão a complexa legislação e a burocracia. “O país carece de uma política clara e consistente, que vise o desenvolvimento da indústria florestal e a criação de um clima favorável à inovação e aos investimentos”, disse Carneiro.

A cerimônia de premiação marcou também os 10 anos do Serviço Florestal Brasileiro. O diretor-geral da instituição, Raimundo Deusdará, apresentou os resultados do SFB e as metas futuras. Segundo ele, a meta para 2022 é disponibilizar 7 milhões de hectares sob regime de concessão federal para produção de cerca de 4 milhões de metros cúbicos de madeira tropical por ano. “A expectativa é atender 30% do mercado com as concessões federais”, afirmou. Na ocasião, lançou um aplicativo para celular que permitirá a rastreabilidade das madeiras que tenham origem em concessões federais. Os interessados podem baixar o aplicativo no site do SFB.

Também estiveram presentes no evento o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Carlos Augusto Klink, e o diretor-geral da Escola de Administração Fazendária (Esaf), Alexandre Motta.

Confira os títulos e os autores dos trabalhos vencedores da 3ª edição do Prêmio em Estudos de Economia e Mercado Florestal:

CATEGORIA GRADUANDOS
1º Lugar
Autor: Bruno Pereira
Título: Otimização da Produção Madeireira de um Povoamento de Eucalipto

CATEGORIA PROFISSIONAIS
1º Lugar
Autor: Alan Ferreira Batista
Título: O Uso de Ferramentas de Otimização para Concessões Florestais na Amazônia: uma Abordagem Econômica

2º Lugar
Autor: Marcio Augusto Sekef Sallem
Título: Um Arcabouço de Contas Econômicas Ambientais para Mensuração da Sustentabilidade Florestal

3º Lugar
Autor: João Carlos de Padua Andrade
Título: Manejo Florestal no Estado do Espirito Santo: o Cultivo da Palmeira Juçara (euterpe Edulis) como Alternativa Econômica e Ambiental

Menção Honrosa
Autora: Simone Anacleto (Inscrição: 037P)
Título: ITR como Incentivo à Preservação Ambiental de Florestas: alguns Problemas e as Soluções

LEIA OS TRABALHOS - As monografias premiadas estão disponíveis na íntegra. Confira .

Relacionadas

Leia mais

Cinco anos após Rio+20, setor industrial faz balanço sobre avanços e desafios na agenda de sustentabilidade
Inovação é a chave para indústria automobilística avançar na agenda de sustentabilidade
Reunião do Coema em Porto Alegre debate sustentabilidade econômica e ambiental

Comentários