Programa do SESI-PI faz atendimento preventivo

Ação busca ampliar foco para bem-estar social dos trabalhadores, através da identificação preventiva das doenças consideradas silenciosas

Diante do fato que saúde e desenvolvimento caminham juntos, o SESI/PI, através do Programa Indústria Saudável, está realizando desde o primeiro semestre de 2013, a aplicação do Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida (DSEV) dentro das Unidades que compõem o Sistema FIEPI. Inicialmente foram atendidos os colaboradores do município de Teresina. A ação prossegue em Parnaíba atingindo cerca de 200 funcionários.

A iniciativa visa promover ações que ampliem o foco para o bem-estar social dos trabalhadores, identificando o surgimento de possíveis doenças consideradas silenciosas. O DSEV é realizado com frequência nas indústrias com o objetivo de promover o acesso a qualidade de vida a partir dos resultados obtidos na avaliação.

Segundo a gerente da Divisão de Saúde do SESI em Parnaíba, Gloria Castro, o conhecimento da situação de saúde dos funcionários, permite aos empresários investir nos casos realmente críticos, como o alcoolismo, o tabagismo, a hipertensão, o diabetes e a própria obesidade.

A metodologia do Programa inclui o levantamento dos hábitos alimentares de cada trabalhador, históricos de doenças, condições socioculturais e odontológicas, além da realização do Circuito Saúde, que envolve a obtenção de dados antropomórficos, pressão arterial e glicemia capilar.

Em entrevista recente, o presidente da FIEPI, Zé Filho, avaliou a importância de oferecer o programa para os próprio colaboradores do SESI, SENAI E IEL. “Resolvemos aplicá-lo aos nossos colaboradores para ouvir, por meio de questionários, o que cada um tem a dizer sobre sua saúde, condições de trabalho e estilo de vida. Com isso queremos preservar a saúde e a integridade dos mesmos, com detecção precoce de algumas doenças”, afirmou.

Relacionadas

Leia mais

SESI-PI participa de SIPAT em empresa sucroalcooleira
SESI-PI promove curso sobre segurança do trabalho em canteiro de obras
Gestores e professores do SESI-PI participam de formação pedagógica

Comentários